A seca que se configurou no Rio Grande do Norte em 2012, prejudicando lavouras e provocando problemas ao homem do campo, levou o Governo do Estado a adotar medidas estratégicas para evitar que a situação do trabalhador rural se complique em 2013. É que, mesmo sem dados definitivos, as previsões da meteorologia indicam que o próximo ano também será de inverno irregular. Para não deixar o agricultor em situação complicada, a governadora Rosalba Ciarlini já se antecipou e assinou, em Mossoró, o Termo de Adesão ao Garantia Safra 2012/2013, o qual atenderá, inicialmente, 131 municípios do Estado.
A meta, segundo o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca, Betinho Rosado, é manter as 140 cidades atendidas em 2012, mas o Garantia safra tende a ser expandido para todos os municípios potiguares. A solenidade de assinatura aconteceu na II Unidade Regional de Saúde Pública e contou com a presença de prefeitos dos municípios localizados nas regiões de Mossoró e Assú.
A governadora Rosalba Ciarlini comentou que, em virtude da seca prolongada que se abateu sobre o Rio Grande do Norte, cerca de 37 mil agricultores estão sendo beneficiados com dez parcelas do Garantia Safra. Cada um deles tem direito a R$ 680,00 (por parcela) para garantir comida na mesa.
Na solenidade, a governadora lembrou que a sua administração garantiu a liberação de três Seguros-Safra. “Quando assumi, encontrei 2010 sem ser pago, e pagamos. Eram cerca de 15 mil agricultores. Em 2011 cadastramos 25 mil e agora estamos fazendo para 37 mil agricultores”, disse, acrescentando que a meta para 2013 é beneficiar 52 mil trabalhadores rurais dos 167 municípios. “Queremos chegar todos os municípios para que todos os trabalhadores rurais possam ter a Garantia safra”, disse.
Rosalba disse ainda que a seca está sendo difícil este ano e que para 2013, mesmo sem previsões concretas, e por mais que o inverno seja regular, o agricultor deve ter alguma garantia. “Até que o agricultor plante e colha, é preciso que ele tenha garantias o início do seu trabalho. As primeiras informações não nos animam muito e, em função disso, vamos nos planejar para atender a todos os municípios, totalizando 52 mil agricultores. Queremos universalizar o atendimento para superar momentos difíceis”, afirmou.
Para o secretário Betinho Rosado, a governadora Rosalba Ciarlini faz esforço pessoal grande para que o programa tenha cada vez mais adesão. “Queremos que o Garantia Safra 2014 tenha 75 mil. Mas a meta é atingir 120 mil agricultores”. Disse que a seca se constitui em tragédia considerável ao trabalhador rural e é importante que todos os municípios potiguares adiram ao Garantia Safra. “Estamos trabalhando com 140, mas as que não aderiram no ano passado deem aderir este ano.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário