Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

sábado, 7 de dezembro de 2013

Natal sedia XIII Câmara Técnica de Saúde para a Copa do Mundo

Teve início na manhã desta sexta-feira, dia 06, a XIII Câmara Temática de Saúde para a Copa do Mundo. O evento tem sido realizado nas cidades-sede da COPA FIFA 2014, por iniciativa do Governo Federal para que as cidades troquem experiências que contribuem para o processo de avaliação dos planos operativos. As Câmaras Temáticas foram criadas para propor políticas e soluções técnicas que garantam um legado social eficiente a partir das oportunidades geradas pela realização do evento. O evento acontece nos dias 06 e 07 (sexta e sábado), das 8h30 às 18h30, no Hotel Praia Mar, e reúne especialistas na área de saúde das cidades-sede da Copa do Mundo 2014.
Em pauta as principais ações de promoção à saúde, processo de avaliação dos planos operativos nas cidades-sede e acidentes com substâncias QBRNE (Química, Biológica, Radiológica e Nuclear) relacionados a possíveis ataques terroristas. Participam do evento profissionais vindos das cidades-sede da Copa, como Manaus, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá e Porto Alegre.
Na abertura do evento o Secretário de Estado da Saúde ressaltou a importância da interação entre as cidades que sediarão o evento. “Em encontros como esse poderemos incutir a expertise das pessoas de cidades que já receberam grandes eventos, como o Rio de Janeiro, por exemplo”. O Secretário lembra que a atuação da Sesap está focada principalmente em promover melhorias para a saúde pública do Estado. “Nosso trabalho não visa exclusivamente a Copa do Mundo, queremos fortalecer a rede de saúde para a nossa população, mas a Copa do Mundo é sim uma grande oportunidade de construirmos planos e pactuações que fiquem de legado para nosso Estado”.
Um dos componentes da Câmara Temática da Saúde é o Coronel Fernando Suarez, que trouxe aos participantes sua experiência de mais de 27 anos no Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro. “Recebemos recentemente eventos similares a uma Copa do Mundo, como a Jornada Mundial da Juventude, além de eventos que já ocorrem no Rio de Janeiro, como o Reveillon, que atrai 1,5 milhão de pessoas. O estádio Maracanã passou por mudanças de adequação ao padrão FIFA, mas já tem seu histórico de receber grandes públicos”.
Adail Rollo, da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, lembra que no Brasil os serviços de saúde já recebem grandes eventos como Carnaval, Reveillon, Festas Juninas e outras grandes festas populares. Porém, segundo Rollo o porte e as peculiaridades de uma Copa do Mundo demandam atenção em pontos específicos. “O monitoramento das doenças infecciosas, em especial as de transmissão por vias respiratórias; controle de endemias como a Dengue; e o monitoramento das pessoas que virão dos mais diversos países”. Ele explica ainda que a experiência com eventos esportivos como a Copa das Confederações mostrou que o aumento da demanda para os serviços de saúde não é tão alto quanto se imagina. Cerca de 2% das pessoas que estão presentes a um estágio assistindo a um jogo de futebol procuram serviços de saúde dentro das arenas; a maioria dos casos é resolvida sem necessidade de remoção para hospitais. “Natal tem capacidade estruturada em vigilância em saúde e nosso foco será a Rede de Urgência”.
No Rio Grande do Norte a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) tem trabalhado em várias frentes para garantir a estruturação dos serviços de saúde até 2014. Reformas dos hospitais, abertura de novos leitos de UTI, inclusão do Hospital Walfredo Gurgel no programa SOS Emergência, a renovação da frota do SAMU Metropolitano, que teve 10 ambulâncias substituídas, além de ações de prevenção das DST/AIDS e da vigilância sanitária, que tem atuado em eventos locais como forma de preparação para a Copa FIFA.
A Sesap tem atuado como apoiadora do município nas questões relativas ao planejamento para o evento. “Estamos realizando reuniões semanais com a Secretaria Municipal de Saúde para avaliação dos nossos serviços e identificação de nossas fragilidades, contando também com a ajuda do Ministério da Saúde”, explicou a coordenadora da Rede de Urgência e Emergência da Sesap, Walkíria Nóbrega.
A programação da Câmara Temática segue neste sábado a partir das 9h00, quando  será discutida a organização de Natal para a Copa do Mundo FIFA 2014. Às 14 horas serão apresentados os resultados preliminares das avaliações dos planos operativos da saúde para a Copa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário