A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, vem promovendo diversas ações educativas com o objetivo de incentivar uma vida saudável e livre do uso de cigarros. Neste sábado (09), às 9h, haverá uma palestra contra o tabagismo e outras drogas para funcionários da empresa Gerdau e seus familiares, reunindo 50 participantes.
Já realizada em várias empresas do RN, a palestra tem por objetivo debater os problemas decorrentes do hábito de fumar, os benefícios de se abandonar o vício, bem como orientações para quem quer parar de fumar. Na ocasião, serão distribuídos materiais educativos.
Além disso, nos próximos dias 12 e 13, a Sesap vai promover uma capacitação em abordagem intensiva do fumante para 40 profissionais de saúde, em Martins. Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, Lizabeth Guimarães, “o curso visa à formação de profissionais de saúde para que implantem o grupo de tratamento do fumante, como parte do Programa ‘Deixando de Fumar sem Mistérios’”.
A capacitação é direcionada às equipes multiprofissionais do Estratégia Saúde da Família (ESF) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Serão abordados temas como “Fumar: faz mal para você, faz mal pro planeta”; “Fatores dificultadores para cessação do tabagismo”; e “Implantação da abordagem do tratamento do tabagismo na rede SUS”. Também serão distribuídos manuais e folders educativos.
Outra atividade prevista será a realização de uma capacitação, no dia 14 de novembro, em Mossoró, inserida na programação do Novembro Azul - cujo objetivo é chamar a atenção para os cuidados com a saúde masculina. O evento, que reunirá 50 pessoas, focalizará o tabagismo entre os homens, além de abordar diabetes e hipertensão relacionadas ao fumo.
Tratamento
Lizabeth Guimarães explica que o Rio Grande do Norte tem investido em unidades de tratamento ao fumante. Em Natal, as unidades estão funcionando no Hospital Universitário Onofre Lopes, no Giselda Trigueiro, João Machado e na Unidade Básica de Saúde de Mirassol. Além disso, essas unidades existem nos municípios de Parnamirim, Mossoró, Pau dos Ferros, Rodolfo Fernandes e, brevemente, será implantada em Martins.
Para iniciar o tratamento, o paciente passa por uma triagem, com teste do grau de dependência à nicotina e pesquisa do histórico de outras doenças. Em seguida, participa de sessões com apoio médico e psicológico e pode usar adesivos, gomas de mascar e pastilhas com reposição de nicotina, além de medicamentos para o controle da ansiedade, disponibilizados pelo SUS.
Tabagismo - O hábito de fumar é considerado a principal causa de morte evitável em todo o mundo, pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Anualmente, 4,9 milhões de pessoas morrem devido ao uso do tabaco, o que significa mais de 10 mil mortes por dia. O percentual de fumantes passivos por domicílio ainda é alto no Brasil. A média nacional fica em 11,7% da população adulta brasileira. Em Natal, esse percentual é ainda maior, 14,6%. Apesar de fumarem menos, as mulheres sofrem mais com o fumo alheio, enquanto que 6,2% fumam, 16,4% da população feminina da capital é fumante passiva contra 12,5% dos homens. O hábito de fumar está associado ao sedentarismo e ao alcoolismo. O tabagismo aumenta o risco de morbimortalidade por doenças coronarianas, hipertensão arterial, acidente vascular encefálico, bronquite, enfisema e câncer.
Já realizada em várias empresas do RN, a palestra tem por objetivo debater os problemas decorrentes do hábito de fumar, os benefícios de se abandonar o vício, bem como orientações para quem quer parar de fumar. Na ocasião, serão distribuídos materiais educativos.
Além disso, nos próximos dias 12 e 13, a Sesap vai promover uma capacitação em abordagem intensiva do fumante para 40 profissionais de saúde, em Martins. Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, Lizabeth Guimarães, “o curso visa à formação de profissionais de saúde para que implantem o grupo de tratamento do fumante, como parte do Programa ‘Deixando de Fumar sem Mistérios’”.
A capacitação é direcionada às equipes multiprofissionais do Estratégia Saúde da Família (ESF) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Serão abordados temas como “Fumar: faz mal para você, faz mal pro planeta”; “Fatores dificultadores para cessação do tabagismo”; e “Implantação da abordagem do tratamento do tabagismo na rede SUS”. Também serão distribuídos manuais e folders educativos.
Outra atividade prevista será a realização de uma capacitação, no dia 14 de novembro, em Mossoró, inserida na programação do Novembro Azul - cujo objetivo é chamar a atenção para os cuidados com a saúde masculina. O evento, que reunirá 50 pessoas, focalizará o tabagismo entre os homens, além de abordar diabetes e hipertensão relacionadas ao fumo.
Tratamento
Lizabeth Guimarães explica que o Rio Grande do Norte tem investido em unidades de tratamento ao fumante. Em Natal, as unidades estão funcionando no Hospital Universitário Onofre Lopes, no Giselda Trigueiro, João Machado e na Unidade Básica de Saúde de Mirassol. Além disso, essas unidades existem nos municípios de Parnamirim, Mossoró, Pau dos Ferros, Rodolfo Fernandes e, brevemente, será implantada em Martins.
Para iniciar o tratamento, o paciente passa por uma triagem, com teste do grau de dependência à nicotina e pesquisa do histórico de outras doenças. Em seguida, participa de sessões com apoio médico e psicológico e pode usar adesivos, gomas de mascar e pastilhas com reposição de nicotina, além de medicamentos para o controle da ansiedade, disponibilizados pelo SUS.
Tabagismo - O hábito de fumar é considerado a principal causa de morte evitável em todo o mundo, pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Anualmente, 4,9 milhões de pessoas morrem devido ao uso do tabaco, o que significa mais de 10 mil mortes por dia. O percentual de fumantes passivos por domicílio ainda é alto no Brasil. A média nacional fica em 11,7% da população adulta brasileira. Em Natal, esse percentual é ainda maior, 14,6%. Apesar de fumarem menos, as mulheres sofrem mais com o fumo alheio, enquanto que 6,2% fumam, 16,4% da população feminina da capital é fumante passiva contra 12,5% dos homens. O hábito de fumar está associado ao sedentarismo e ao alcoolismo. O tabagismo aumenta o risco de morbimortalidade por doenças coronarianas, hipertensão arterial, acidente vascular encefálico, bronquite, enfisema e câncer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário