Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Em reunião com secretários, Ney Lopes enfatiza prioridade no pagamento da folha



Na primeira e, talvez, última reunião com o secretariado, na manhã de hoje, 18, no Palácio Felipe Camarão, o prefeito de Natal, Ney Lopes Júnior, destacou como prioridade na reta final da gestão o pagamento do funcionalismo municipal – o décimo terceiro já foi pago – referente ao mês de dezembro. Ele disse, inclusive, que vai antecipar o pagamento do primeiro lote referente aos servidores que ganham até R$ 1.500,00. A Secretaria Municipal de Administração e Gestão Estratégica (Segelm) fechará a folha até quarta-feira e, na quinta-feira, as planilhas serão enviadas para a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Finanças (Sempla).

Com a presença de todos os secretários municipais, o prefeito ressaltou que fará reuniões isoladas – hoje à tarde receberá vários auxiliares - para resolver medidas emergenciais que possam garantir a funcionalidade da máquina administrativa, como o capeamento asfáltico, a limpeza urbana e o pagamento da folha. "Nestes 13 dias restantes, quero concluir programas, avançar na administração e terminar o que foi iniciado nas gestões Micarla de Sousa e Paulinho Freire. Mas quero fazer um divisor de águas nas gestões. A minha prioridade é honrar o compromisso com a folha salarial e, para isso, estamos tentando encontrar alternativas para conter os gastos e fazer caixa", garantiu.

O chefe do executivo municipal informou aos auxiliares os motivos do decreto que assinou estabelecendo limite de gastos para o município e que, acima de R$50 mil, os secretários só poderão ordenar despesas com a autorização dele.

Após a fala do prefeito, cada secretário expôs as ações que ainda serão executadas até o fim da gestão, como também as dificuldades pelas quais passam as secretarias. O procurador Geral do Município, Francisco Wilkie Júnior, por exemplo, disse que está buscando alternativas para serem implementadas e tem procurado conter os gastos como orientado pelo prefeito. Conforme Francisco Wilkie, a Procuradoria tem agido na tentativa de desbloquear os recursos destinados ao município. Ele queixou-s da diminuição dos recursos federais.

O secretário municipal de Serviços Urbanos, Luiz Antonio Albuquerque Lopes, informou que amanhã, 19, a Semsur concluirá a iluminação natalina na zona Norte. A secretaria vai instalar, ainda, 40 postes de iluminação no Jardim Progresso e finalizar a revitalização da iluminação da orla marítima e da praça Gentil Ferreira. Além disso, vai instalar uma academia da terceira idade na Redinha. Luiz Antonio enfatizou também a revitalização e manutenção dos oito cemitérios públicos e as 22 feiras livres da capital.
De acordo com a secretária de Saúde, Maria Joilca Bezerra Carvalho, a sua gestão conseguiu manter a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Pajuçara aberta e renovar o contrato com a Coopmed. O próximo desafio é a incineração dos medicamentos vencidos da gestão anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário