Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

sábado, 28 de março de 2015

Prefeito de Extremoz toma posse no Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental Jenipabu


Yeda Cunha de Medeiros Pereira, representante 
da Superintendência do Patrimônio da União 
no Rio Grande do Norte (SPU) também foi 
empossada como conselheira titular

Durante a reunião, realizada no auditório do Ecoposto da APA Jenipabu, em Extremoz, na manhã do dia 25, terça-feira, convocada pelo presidente do Conselho, Rondinelle Silva Oliveira, foram empossados como conselheiros titulares Klauss Rêgo, prefeito de Extremoz e Yeda Cunha de Medeiros Pereira, representante da Superintendência do Patrimônio da União (SPU) e discutidos vários assuntos sobre a preservação e revitalização do meio ambiente do principal destino turístico do RN.

Durante a reunião foi comunicado a realização de uma reunião na Superintendência do Patrimônio da União (SPU) no último dia 17, que tratou da questão do BAR 21, situado entre o mar e as dunas de Jenipabu, onde alguns coqueiros ameaçam cair.

“A comunidade defende a preservação do bar e dos coqueiros por fazerem parte da paisagem mais usada para divulgar o turismo do RN. O IDEMA ficou de entregar um laudo emergencial para a SPU, a partir do qual serão norteados os procedimentos a serem adotados”, informou a conselheira e secretária do Meio Ambiente de Extremoz, Isalúcia Cavalcanti. “Como providência imediata, a Prefeitura de Extremoz vai sinalizar a área dos coqueiros como área de risco, a fim de evitar acidentes com transeuntes, caso algum dos coqueiros caia, assim como placas de proibição da subida na duna”, continuou Isalúcia.

Cercamento

Outro assunto debatido foi o cercamento do Campo Dunar da APAJ e localização de guarita de entrada construída pelo Idema, medidas propostas pelo Sindicato dos Bugueiros (Sindbuggy).

Os bugueiros querem o ordenamento dos acessos aos mirantes, onde param para contemplação da paisagem, fotos, passeios de dromedários e esquidunas, assim como a necessidade de organização do espaço, principalmente no tocante aos ambulantes.

Ficou definido que a Prefeitura de Extremoz agendaria uma reunião com o Diretor Geral do IDEMA para tratar de cooperação entre município e Estado na fiscalização da área. Contudo, as ações de ordenamento dependem de um estudo de capacidade de suporte da área, que está sendo feito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com previsão de entrega para o mês de abril. (LS).

Fotos: Carla Baeta Sales









Um comentário:

  1. ACEITAVEL AS PROPOSTAS P O INCREMENTO DO TURISMO NA REGIAO. NO ENTANTO... INICIEM O TRABALHO DE BASE PRIMEIRO... POIS O ALICERCE PRINCIPAL CONSISTE EM PREPARAR O LUGAR ESTRUTURALMENTE P DEPOIS RECEBER EM TURISTAS

    ResponderExcluir