Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Sesap promove reunião do Comitê Estadual de Luta pela Redução da Mortalidade Materna

Com o objetivo de fortalecer a linha de atenção perinatal do Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap), através do Comitê Estadual de Mortalidade Materna e Fórum Perinatal, realiza, na próxima terça feira (05), às 8h30, no auditório da Sesap (12° andar), uma reunião com gestores da saúde e técnicos de áreas afins, além de diretores de maternidades para discutir sobre as estratégias de redução da mortalidade materna, neonatal e infantil, por meio de atividades que contribuam para a melhoria técnica e acadêmica dos profissionais envolvidos na assistência obstétrica, além da atuação junto aos gestores e serviços de saúde no RN.

Na reunião, haverá palestras sobre a “Vinculação da gestante ao local do parto conforme Portaria n° 242 GS/SMS-Natal”, ministrada pela fonoaudióloga e doula, Rosário Bezerra, da Secretaria Municipal de Natal; e “Fortalecendo a implantação das diretrizes da Rede Cegonha no Estado do Rio Grande do Norte”, pela apoiadora Rede Cegonha do Ministério da Saúde, Acácia Cândido. Além disso, haverá informes sobre o “Correto preenchimento da Declaração de Nascido Vivo (DNV)” e o “Programa Mais Médicos”.

Para Maria do Carmo Lopes de Melo, Presidente do Comitê Estadual de Luta Pela Redução da Mortalidade Materna e Infantil, o encontro pretende conscientizar os profissionais sobre a necessidade do acompanhamento da mulher no pré-natal, parto e puerpério. Para ela, é importante que os profissionais e gestores da saúde pública estejam atualizados sobre o que está acontecendo de promoção à saúde da mulher e a necessidade de se fazer a investigação sobre a morte de qualquer mulher em idade fértil, ou seja, de 10 a 49 anos de idade, principalmente em se tratando de óbito materno.

As reuniões do Comitê Estadual de Mortalidade Materna acontecem toda primeira terça-feira de cada mês. O Grupo Auxiliar Saúde da Mulher está situado no prédio da Sesap, na Avenida Deodoro da Fonseca, 730 - 6º Andar, Centro, em Natal.

 Dados - A taxa de mortalidade infantil no Rio Grande do Norte caiu 78,9% entre 1990 e 2012, de acordo com os dados do Ministério da Saúde. Em 1990, o Estado registrou 76 mortes de crianças menores de 1 ano a cada mil nascidos vivos e, em 2012, a taxa foi de 16 mortes a cada mil nascidos vivos.

A mortalidade neonatal, que corresponde às mortes ocorridas nos primeiros 28 dias de vida do bebê, também teve queda, passando de 29 mortes a cada mil nascidos vivos em 1990 para 11 mortes a cada mil nascidos vivos em 2012, o que corresponde a uma diminuição de 62,0%, menor que a taxa nacional que é de 67,8%.

Em 2012, 81,3% dos óbitos de crianças menores de 28 dias ocorreram por causa evitáveis, sendo 44 % relacionado à adequada atenção à gestação, seguido pela também adequada atenção ao recém-nascido (37%), atenção ao parto (18,0%) e ações de prevenção, diagnóstico e tratamentos precoces. Além desses fatores, a mortalidade infantil está associada à educação, ao padrão de renda familiar, ao acesso aos serviços de saúde e ao grau de informação das mães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário