Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

sábado, 30 de novembro de 2013

PROCON/RN fiscaliza prática de preços diferenciados nos pagamentos com cartão de crédito

Os estabelecimentos que realizam vendas no cartão de crédito não podem estabelecer um preço mínimo para compra no cartão de crédito ou débito, nem podem impor um preço mínimo para parcelamento. As lojas também não podem ter um preço diferenciado para pagamento em espécie, cartão ou cheque. Para coibir essas práticas o PROCON-RN está intensificando a fiscalização no comércio visitando lojistas explicando que essa prática fere o estatuto de defesa do consumidor.
“Recebemos várias denuncias no PROCON sobre esse tipo prática e por isso estamos fiscalizando. A ideia é orientar os comerciantes, mas se eles insistirem, a multa pode chegar a 50 mil reais dependendo do faturamento do lojista”, disse Ney Junior coordenador geral do PROCON.
Ney Júnior também avalia que a fiscalização das pessoas é importante. Segundo ele, através das denúncias o Procon consegue atuar com mais ênfase, o que permite uma resposta mais rápida para o consumidor. “Quando um consumidor procura o PROCON achamos muito bom, porque dá mais legitimidade a fazer cumprir o direto do consumidor. Mantemos o sigilo de quem nos procura”, revela Ney.
Quem quiser denunciar qualquer prática abusiva ou apenas tirar dúvidas, ou pedir esclarecimentos pode enviar email para: rnconsumidor@gmail.com, ligar de telefone fixo para 151, ou enviar carta para a sede do PROCON/RN - Av.: Tavares de Lira, 109 – Ribeira, CEP: 59012-050

Norte Shopping inaugura seis salas de cinema dia 6 de dezembro

A maior tela de projeção e sala de cinema da rede Cinépolis no Rio Grande do Norte será inaugurada no Norte Shopping juntamente com mais cinco salas.

As salas de cinema já há muito tempo esperadas pelos moradores da Zona Norte, estarão à disposição dos clientes a partir do dia 6 de dezembro no Norte Shopping, como uma importante opção de entretenimento para a região.

Serão seis salas de projeção de alta qualidade, sendo duas com 352 lugares (uma delas com tecnologia Macro XE, a melhor tecnologia 3D do mercado e tela gigante), uma com 343 lugares, uma com 225 e duas menores com 148 lugares. O espaço do cinema ocupa uma área de 2.663,47 m², oferecendo 1.602 poltronas, sendo 34 especiais para cadeirantes com banheiros e acessibilidade. O complexo comporta um lounge com estar, bilheterias e bomboniere.

O Grupo Partage e o Norte Shopping comemoram a parceria com a Cinépolis e acreditam em um crescimento de fluxo de 15% e 20 % de incremento nas vendas.

Para a Rede Cinépolis, estas inaugurações reforçam ainda mais a presença e a liderança da Rede nas regiões Norte/Nordeste do Brasil, onde já possui cinemas em Salvador, Recife, João Pessoa, São Luis, Manaus, Belem e, em breve, ainda chegará a Fortaleza e Terezina.

Evento cristão alternativo ao Carnatal deverá reunir 20 mil por dia

            O AlternaVida 2013, um evento gospel alternativo ao Carnatal, deverá reunir 20 mil pessoas por dia. O evento irá acontecer nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, mesmo período do carnaval fora de época e acontecerá na Praça Cívica de Natal com shows, pregação e ação social, finalizando com a realização da Marcha Para Jesus.

            "Este é o quarto ano do AlternaVida em Natal. Dessa vez, o evento terá uma proporção maior que os anos anteriores. É bom lembrar que este evento não é de uma denominação apenas, mas dos evangélicos de Natal. O nosso maior objetivo é levar o amor de Deus às pessoas", explicou o pastor Roberto Palhano, fundador e coordenador do evento.

            Segundo ele, nas edições anteriores, nunca houve incidentes em torno do evento. "Como o nome diz, é uma alternativa de paz nesse período. É um evento para a família", disse.

Programação
            Dia 5 de dezembro, o AlternaVida terá show com a Banda da Assembléia de Deus do Bom Retiro. Dia 6, show com a cantora Alice Maciel. No sábado, dia 7, ação social das 8h às 12h, na Escola Municipal Professor Vera Lúcia, na Zona Norte. A partir das 14h, milhares de pessoas seguirão do IFRN, na Hermes da Fonseca até a Praça Cívica, na Marcha para Jesus com a cantora Thabata Medeiros. Ainda no sábado, show com o cantor David Quilan.

            Todos os dias de evento, o pregador Paulo Roberto, conhecido nacionalmente pelo ministério de curas e milagres, ministrará a palavra de Deus para o público. Para participar, basta levar 1kg de alimento não perecível.

Água da Lagoa de Extremoz é analisada pela Vigilância Ambiental de Natal

Identificar a quantidade de cianobactérias, mais conhecidas como algas azuis, presentes na água bruta da lagoa de Extremoz foi um dos objetivos da visita técnica feita por profissionais do Setor de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal, na manhã desta sexta feira (29).
DSC01356
A visita é uma ação de prevenção e detecção precoce dessas bactérias que nem sempre são prejudiciais à saúde, mas existem algumas espécies, como amicrocistina, que produz toxinas danosas à saúde do homem. Essa espécie de cianobactéria foi responsável, em 1996, pela morte de mais de 70 pessoas, quando se alojou nos filtros dos aparelhos de hemodiálise de um hospital na cidade de Caruaru, em Pernambuco.
Para a amostra é colhido um litro de água em quatro pontos da lagoa. A medida é uma iniciativa do Projeto Vigiágua da SMS que visa identificar a qualidade da água para o consumo humano, em parceria com o Laboratório Central.

Caixa Econômica Federal inaugura sede própria em Extremoz


A Caixa Econômica Federal (CEF) do Rio Grande do Norte inaugurou nesta sexta-feira, 29, às 17h, sua agência própria em Extremoz. Desde setembro a instituição vinha funcionando com o equipamento “Caixa Caminhão” enquanto a construção da sede estava sendo concluída.
A agência foi inaugurada pelo superintendente da CEF para o RN, Roberto Sérgio Linhares e contou com a participação de autoridades como presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, prefeito de Extremoz, Klauss Rêgo, além de secretários municipais, vereadores do município, gerente regional da CEF Carlos Araújo e o gerente da agência, Leonardo Iuri Carvalho, que destacou na sua fala os serviços que seriam prestados a população de Extremoz, lembrando que há 64 dias a instituição já estava presente no município. “Agradeço aos colegas que aceitaram o convite para vir trabalhar nesta agência. Ressalto que nosso maior interesse é o de oferecer todos os nossos produtos e serviços em prol do desenvolvimento da população e do município”, concluiu.
O superintendente da CEF, Roberto Sérgio Linhares destacou o trabalho incessante do prefeito Klauss Rêgo, que durante muito tempo trabalhou para conseguir a instalação de uma agência da Caixa Econômica em Extremoz. “Klauss contou com a valiosa colaboração do ministro da Previdência, Garibaldi Filho e do deputado Henrique Eduardo Alves, que batalharam muito para que esta agência torna-se uma realidade”, contou. “É visível o crescimento de um município onde existe uma agência da CEF. Vocês vão ver, dentro de cinco anos, como a realidade do município irá mudar para melhor”, finalizou.

O segredo
O prefeito Klauss Rêgo fez um balanço das realizações de sua administração, desde o primeiro mandato. “O segredo é apenas um: trabalho. Recebi este município destroçado; muita coisa tinha que ser feita nas áreas da saúde, educação e assistência social. Conseguimos colocar o município nos eixos, sempre com a colaboração do meu partido, o PMDB, onde estou há dez anos”, ressaltou.
O deputado Henrique Eduardo Alves ressaltou a luta do prefeito Klauss por uma agência da CEF em Extremoz. “Eu tenho uma casa de veraneio em Graçandu e no verão Klauss ia todo dia pedir por essa agência”, relatou arrancando risos dos presentes. ‘Ele quando quer uma coisa, não sossega até conseguir e por isso e por tudo o que vi que ele realizou em Extremoz, não tenho dúvidas em dizer que Klauss é um dos melhores prefeitos que eu conheço. E, eu conheço todos os prefeitos do Estado”, enfatizou. “Estamos todos de parabéns. Extremoz está crescendo e vai crescer ainda mais com a presença da Caixa Econômica Federal”, concluiu. (LS).

Fotos: Denis Cleber.
29 de novembro de 2013.











Dia Mundial de Luta contra Aids terá ações no Rio Grande do Norte

Incentivo ao Teste rápido, passeios ciclísticos e entrega de preservativos movimentarão o domingo dos natalenses

No dia 1º de dezembro, Dia Mundial da Luta contra a Aids, serão realizadas no Rio Grande do Norte várias ações para incentivar o diagnóstico precoce do HIV, da sífilis, das hepatites B e C, além de indicar o tratamento gratuito como um direito garantido pelo SUS e reforçar o uso da camisinha como forma mais eficaz de prevenção as doenças sexualmente transmissíveis (DST). No RN, já foram registrados 3594 casos de Aids em adultos, no período de 2000 a 2012.
A programação do Dia Mundial, que será no próximo domingo começa com dois passeios ciclísticos organizados pela Associação dos Ciclistas do RN (ACIRN) e ONG Baobá em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Em Natal os ciclistas se concentram às 7h30, em frente ao Supermercado Nordestão do bairro Santa Catarina na Zona Norte; na cidade de Santa Cruz, a concentração será na Praça da Matriz de Santa Rita de Cássia, às 15h30.
No mesmo dia, a Sesap realiza das 9h às 15h a entrega de preservativos na praia da Redinha. A programação prossegue até o dia 20 com palestras de orientação e prevenção, a realização de seminários de prevenção às DSTs com foco na terceira idade e a inauguração, no dia 04, da Academia de Saúde, no Complexo Cultural da Zona Norte.
De acordo com a coordenadora do Programa Estadual DST/AIDS e Hepatites Virais, Sônia Cristina Lins da Silva, a população terá acesso aos testes rápidos, durante este mês, nas Unidades Básicas de Saúde, nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e nos Serviços de Atendimento Especializados (SAE), além de postos montados em locais de grande movimentação de pessoas como praças e feiras, de acordo com a proposta local.


Homens detêm maioria dos casos
Dos 3594 mil casos de aids em adultos no Rio Grande do Norte, 67% correspondem ao sexo masculino e 33% ao sexo feminino, o que revela uma razão média de 02 casos em homens para 01 em mulheres. A faixa etária mais freqüente é a de 30 a 39 anos, porém chamamos a atenção para as faixas etárias de 13 a 24 anos e acima de 60 anos por apresentarem um crescimento significativo. No Rio Grande do Norte, em 2011 e 2012, 56% dos casos registrados ocorreram em mulheres e 44% nos homens. A faixa etária predominante foi a de 20 a 29 anos, chamando a atenção para um significativo aumento no número de casos nas pessoas maiores de 60 anos.
Nas gestantes, a sífilis revela uma prevalência oito vezes maior que o HIV, porém apenas 30% delas têm o diagnóstico em momento oportuno. A faixa etária predominante também é a de 20 a 29 anos (54%). A sífilis congênita (quando a doença é transmitida da mãe para o bebê) encontra-se em crescimento, com uma taxa de incidência em 2012 de 5,9 casos por mil nascidos vivos, enquanto que a média do Brasil é de 2,3 casos por mil nascidos vivos. Este crescimento tem sua provável causa na falta de diagnóstico e tratamento da sífilis no adulto, antes da gestação, no período gestacional e nos parceiros.
Hepatite B
Já a série histórica da hepatite B, no RN de 2005 a 2012, mostra uma razão de dois casos em homens para um caso em mulheres. A faixa etária mais freqüente é a de 20 a 29 anos. Em cerca de 3% dos casos notificados há coinfecção com o vírus HIV, causador da aids. A hepatite C tem como meio de transmissão principal a via parenteral. No Rio Grande do Norte, a série histórica de 2005 a 2012 mostrou que há uma tendência ao crescimento da frequência dos números de casos conforme a idade avança. Assim, a faixa etária predominante é a 50 a 59 anos. Dos casos notificados, 93% apresentaram a forma clínica crônica e 3% deles apresentaram coinfecção com o vírus HIV.
“Diante desse cenário, o PE/DST/Aids e Hepatites Virais tem utilizado as ações do Fique Sabendo como estratégia para conscientizar e sensibilizar os gestores, profissionais de saúde e a sociedade acerca da responsabilidade de cada um no enfrentamento dessas doenças”, conclui Sônia Cristina.

RN recebe nesta segunda feira mais 95 médicos para atuar nos municípios

O Rio Grande do Norte vai receber, nesta segunda-feira (02/11), mais 95 profissionais cubanos do Programa Mais Médicos do Governo Federal, como parte do convênio de Cooperação com a OPAS. Eles chegam a Natal em voo da FAB, com desembarque previsto para acontecer de meio-dia e às 23h, na Base Aérea de Natal. Os profissionais serão recepcionados por representantes do Governo do Estado e apoiadores do Ministério da Saúde.
O novo grupo de profissionais que chega ao estado corresponde à segunda etapa do segundo ciclo do Programa Mais Médicos. Eles serão lotados em cerca de 90 municípios. Segundo informa Hugo Mota, coordenador da Comissão Estadual do PROVAB/Mais Médicos, depois que os profissionais chegarem passarão, na terça-feira, por um momento de acolhimento em Natal, para conhecer a realidade do Sistema Único de Saúde do Estado. Eles permanecem em Natal até a sexta-feira (06) e depois seguem para os municípios onde também passarão por um acolhimento para conhecer a estrutura de saúde de onde serão lotados.
“O foco do programa é a atenção básica, com ele o Ministério da Saúde está levando profissionais e estruturando as Unidades Básicas de Saúde para um atendimento qualificado para a população que mais precisa. Além de diminuir as desigualdades na distribuição de médicos em regiões com alta vulnerabilidade social”, disse Hugo Mota.
No Estado, o Programa é monitorado pela Comissão Estadual do Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (Provab). A Comissão Provab/Mais Médicos é composta por técnicos da Sesap, Conselho de Secretários Municipais de Saúde do RN (Conasems) e pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Estadual do RN (UERN).

Kleber Fernandes é o novo presidente do PDT em Natal

Os novos comandantes do diretório municipal de Natal do Partido Democrático Trabalhista (PDT) foram empossados na noite desta sexta-feira (29), em solenidade ocorrida na sede da legenda, localizada no bairro do Tirol. O advogado e diretor geral do Procon-Natal, Kleber Fernandes, vai presidir o partido na capital potiguar pelos próximos dois anos. O presidente estadual da sigla e prefeito de Natal, Carlos Eduardo, conduziu a solenidade que contou ainda com as participações do vice-presidente estadual do PDT, Sávio Hackradt, do secretário-geral, Jonny Costa, além do ex-presidente do diretório municipal de Natal, Ricardo Pinto.
Kleber Fernandes foi alçado à presidência do diretório municipal de Natal do PDT após seu trabalho à frente da Juventude Socialista do partido. Ele assume com a missão de fortalecer ainda mais a legenda na capital potiguar, o maior colégio eleitoral do Rio Grande do Norte. Em seu pronunciamento, ele fez um agradecimento especial ao ex-presidente do diretório municipal, Ricardo Pinto, lembrando que em sua gestão o partido tomou corpo e venceu as eleições para a Prefeitura do Natal em 2012.

O novo presidente do diretório de Natal disse ainda que a sigla precisa marchar forte e coesa para repetir o sucesso do último pleito nas disputas eleitorais dos próximos anos. Para isso, o diretório municipal de Natal vai retomar o trabalho de implementação dos núcleos de base nas comunidades e bairros da cidade com o objetivo de levar ao conhecimento da população os pensamentos e diretrizes que são preconizadas pelo partido. Kleber Fernandes encerrou seu pronunciamento, agradecendo a confiança depositada nele e conclamou a militância pedetista a trabalhar incansavelmente pelo crescimento da legenda com foco nas eleições de 2014: “O que realizamos em 2012 será ampliado e tenho certeza de que teremos sucesso nas próximas disputas que estão por vir”.
Carlos Eduardo também agradeceu o trabalho feito pelo ex-presidente do diretório municipal, Ricardo Pinto, e saudou a chegada de Kleber Fernandes à presidência, dizendo que o advogado tem muita capacidade e espirito público para fazer uma grande gestão à frente do partido em Natal. O prefeito lembrou que Kleber é um dos quadros mais qualificados do partido e destacou o seu trabalho como diretor geral do Procon Municipal: “Kleber conta com a nossa confiança e vai contribuir bastante para o fortalecimento do PDT”.
 Ele falou ainda que PDT, com muito esforço e dedicação, está recolocando a cidade na rota do desenvolvimento, realizando uma gestão comprometida e eficiente. Em relação às eleições do próximo ano, Carlos Eduardo reafirmou que o partido vai apresentar candidatos a deputado estadual e federal: “Estamos organizando o partido para que em 2014 o PDT tenha um papel de destaque nas eleições”.

Divisão de Farmácia do Walfredo Gurgel recebe nova estrutura

Uma solenidade marcou a inauguração da nova fase vivenciada pela Divisão de Farmácia do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. No início da tarde desta sexta-feira, dia 29, diretores, gerentes de serviços, funcionários de diversos setores, além do Secretário Adjunto da Saúde, Marcelo Bessa, estiveram presentes na Farmácia Central do hospital para celebrar a data.
 A Divisão de Farmácia adquiriu nova estrutura para armazenamento e dispensação de medicamentos, como prateleiras, armários e cabines de dispensação. O investimento, viabilizado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública junto ao Ministério da Saúde, foi no valor de R$ 330 mil reais. A modernização representou um ganho de 50% de área de armazenamento, proporcionando melhor acondicionamento e visualização dos medicamentos.
 “É um sonho antigo, há muito tempo queríamos ver a farmácia modernizada, com mobiliário adequado e melhores condições de armazenamento dos medicamentos e hoje estamos felizes em ver este projeto concretizado”, disse Hélida Bezerra, Diretora Técnica.
 A modernização vai permitir um melhor armazenamento dos medicamentos, além de otimizar o trabalho da equipe, refletindo em mais segurança para os pacientes. “A Divisão de Farmácia nunca havia recebido um investimento como este; são materiais de aço inoxidável, padronizados para uso hospitalar e de longa durabilidade”, explica Damião Gomes, Chefe da Divisão de Farmácia do HWG.
O Secretário Adjunto da Saúde, Marcelo Bessa, ressaltou o empenho dos funcionários em conquistar as melhorias. “Parabenizo a equipe, pois a Direção só consegue trabalhar bem quando conta com o comprometimento dos servidores”.
O setor é composto pela Farmácia Central e outras cinco farmácias-satélite, localizadas nas enfermarias, UTI’s e Centro de Tratamento de Queimados. Juntas elas são responsáveis pela preparação de uma média de 3.600 doses por dia, distribuídas para uma média de 380 pacientes. A Divisão é responsável também pela distribuição de material cirúrgico e todo o material médico-hospitalar, como luvas, álcool (cerca de 50 litros por dia), esparadrapos e soluções parenterais de grande volume (soros).
Os mais de 80 funcionários, entre farmacêuticos, auxiliares de farmácia, técnicos administrativos e pessoal de apoio comemoraram a nova aquisição e, agora, aguardam os novos investimentos anunciados pela Secretaria para o próximo ano. Está prevista a aquisição de uma estação de trabalho com sistema de unitarização de doses, uma máquina que fraciona, rotula, sela, grava e embala doses individuais.

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Pavimentação da BR-104 entre as emendas coletivas de consenso

A bancada federal do Rio Grande do Norte acatou pleito da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) para inclusão do projeto de pavimentação da BR-104, no trecho que vai de Macau a Jaçanã. Essa proposta já vem sendo defendida pelo deputado federal Fábio Faria (PSD) junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), em consonância com os prefeitos das regiões que serão beneficiadas.
“Ficamos muito felizes com a compreensão de deputados e senadores da importância dessa obra. Tivemos diversas reuniões com o presidente da Femurn, Benes Leocádio, com a Adese (Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó), prefeitos e com o DNIT em defesa do projeto”, disse Fábio Faria.
A rodovia BR-104, tem mais de 670 km de extensão, passa também pela Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Apenas 117 km que passam pelo território potiguar ainda não são asfaltados. No Rio Grande do Norte, a BR-104 passa por Macau, Afonso Bezerra, Pedro Avelino, Lajes, Cerro Corá, Campo Redondo, Coronel Ezequiel e Jaçanã.

CONSENSO
Além da pavimentação da BR-104, ficaram definidos os seguintes projetos prioritários por consenso de deputados e senadores: Equipamentos e ações de segurança pública; reestruturação da UERN; infraestrutura dos cursos de tecnologia do Campus da Ufersa em Mossoró; estruturação e equipamentos da Liga Norte-rio-grandense Contra o Câncer. Também ficaram definidas emendas de remanejamento para a Universidade Federal do RN (UFRN) e Instituto Técnico Federal (IFRN).

Sesap redimensiona serviços para garantir atendimentos pediátricos e neonatal de alta complexidade

Atendimento ambulatorial e de Pronto Socorro pediátricos serão oferecidos exclusivamente pelos municípios

Os serviços de pediatria da Rede Estadual de Saúde, na Região Metropolitana, serão readequados a partir do dia 1º de dezembro. Desta data em diante, os pediatras estatutários que atuam no Hospital Regional Deoclécio Marques, em Parnamirim, passarão a compor as escalas dos Hospitais Maria Alice Fernandes e Monsenhor Walfredo Gurgel. Essa mesma medida será tomada junto aos pediatras do Hospital Santa Catarina, a partir do dia 1º de janeiro de 2014.
Com isso, as Unidades de Pronto Atendimento municipais (UPA’s) passam a oferecer à população o atendimento ambulatorial e de Pronto Socorro, referenciando os casos de alta complexidade para os hospitais Maria Alice Fernandes e Monsenhor Walfredo Gurgel.
Para a Coordenadoria de Operações de Hospitais e Unidade de Referência da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), a medida está em consonância com o modelo de hierarquização do SUS, de referência e contra-referência do paciente, de forma que cada ente (município e Estado) assuma suas responsabilidades, a fim de garantir o atendimento da população.
A decisão foi baseada no fato histórico de que as demandas nos hospitais de urgência estão, em sua maioria, relacionadas a atendimentos de baixa complexidade e de caráter ambulatorial, além do que o atual quadro de carência de profissionais pediatras na Rede Estadual de Saúde vinha impossibilitando o fechamento das escalas de plantão em praticamente todas as unidades de pronto atendimento pediátrico.
Este redimensionamento permitirá que a Sesap mantenha em pleno funcionamento 7 novos leitos de Terapia Intensiva do Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes, disponibilizados às crianças em condições crônicas que necessitam de cuidados especiais, a exemplo de outros leitos de UTI Neonatal. Além disso, a população terá como garantia dois hospitais de referência, que estarão efetivamente oferecendo atendimento e internamento para os casos de alta complexidade.
A Sesap tem realizado diversas reuniões com representantes das secretarias municipais de saúde de Natal e Parnamirim, que têm expectativa de abertura de UPA’s (Unidades de Pronto-Atendimento) ainda este ano.

Cinema na Praça retorna ao conjunto Alto do Extremoz e agrada moradores


Mais uma edição do Projeto Cinema na Praça ocorreu nesta quinta-feira, 28, retornando - a pedido de moradores -, ao conjunto Alto Extremoz. Dezenas de pessoas prestigiaram a sessão do filme “Shrek” que também contou com atividades da Secretaria de Saúde, antes do início da sessão.

Com essa edição, o projeta já visitou 40 localidades do município, levando cultura e entretenimento para jovens, adolescentes e adultos.

A próxima edição será na comunidade de Santa Maria, zona rural do município, na próxima quinta-feira, 05 de dezembro. A sessão, como de praxe, contou com a distribuição de pipocas e sucos para o incremento do lazer ao ar livre.

O filme
Shrek é um ogro que vivia feliz e sozinho num pântano em meio à floresta, em uma terra chamada Duloc. Repentinamente, ele vê sua solidão ameaçada quando o governante de Duloc, Lorde Farquaad, decide expulsar todas as criaturas mágicas para floresta. Shrek fica muito irritado e oferece um acordo com Lorde Farquaad: ele iria buscar a mulher dos sonhos de Lord Farquaad, a princesa Fiona (que na vida real, é conhecida como Faraela Mártuceli Caitanu), que vivia adormecida, aprisionada num castelo guardada por um dragão, e Farquaad tiraria todas as criaturas mágicas da floresta, devolvendo o sossego de seu pântano.

Shrek parte em sua missão, acompanhado por um burro falante, que se une a ele por gratidão, pois Shrek teria salvado a sua vida. Os dois conseguem libertar a princesa, mas no caminho de volta a Duloc, quando os dois começam a se conhecer melhor, acabam por se apaixonarem um pelo outro. Shrek descobre que Fiona vira ogro no pôr-do-sol e Farquaad só quer se casar com Fiona para se tornar rei.

Com informações de Gilmara Costa

Fotos: Denis Cléber

29 de novembro de 2013.





Sesap investe na qualidade das relações de trabalho dos servidores

Na manhã desta sexta-feira (29), a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através da Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH), promoveu o “I Encontro Vivencial em Humanescência para a Vida e o Trabalho em Equipe”. O evento que aconteceu das 8h às 13h, no auditório do Hospital da Polícia em Natal, foi direcionado aos profissionais médicos, enfermeiros, bioquímicos e farmacêuticos da rede estadual de saúde.
De acordo com o secretário de saúde, Luiz Roberto Fonseca, o evento faz parte de um trabalho iniciado há dois anos pela Sesap com o objetivo de contribuir para uma melhor convivência entre os servidores que fazem a saúde pública no Rio Grande do Norte. Esses momentos servem para fortalecer o relacionamento entre os servidores e gestores, promovendo um atendimento mais proativo.
“Estamos investindo continuamente na humanização das relações de trabalho. Além disso, momentos como esse servem para incentivar o servidor a enxergar a importância do trabalho que desempenha para a harmonia do todo. Precisamos entender que para termos um mundo melhor, precisamos fazer a nossa parte. Mesmo que as adversidades surjam e os cenários não sejam tão animadores, temos que trabalhar agora, fazendo uma boa semeadura, para podermos colher frutos melhores”, destacou o secretário.
De acordo com o coordenador de Recursos Humanos da Sesap, Carlos Pinto, “nossas atividades já envolveram cerca de três mil servidores que estão nos hospitais, Unidades Regionais de Saúde e Unidades de Referência da Secretaria. Estamos possibilitando ao servidor um ambiente de trabalho mais saudável e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida. Acreditamos que, expandindo a essência humana na vida e no trabalho, o servidor irá redescobrir suas potencialidades. É a primeira vez que direcionamos essa oficina para profissionais médicos e enfermeiros, a ideia é potencializar esse trabalho nas regionais de saúde”.
Para a Pedagoga e especialista em Educação Holística Lucila de Noronha, o encontro é mais um momento para que os profissionais de saúde reflitam acerca da qualidade das relações humanas que são vivenciadas no ambiente de trabalho. “O desenvolvimento das atividades acontecem de uma forma lúdica, através do autoconhecimento. Incentivamos os participantes para um novo modo de pensar e atuar nas relações no ambiente de trabalho”, explicou.
Cerca de 30 profissionais oriundos dos hospitais estaduais Santa Catarina, Maria Alice Fernandes, Walfredo Gurgel e do Hospital da Polícia de Natal participaram do evento.

PDT RENOVA E EMPOSSA NOVO DIRETÓRIO MUNICIPAL DE NATAL

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) empossará nesta sexta feira (29) o novo Diretório Municipal de Natal. O ato acontecerá na sede do partido, no bairro de Tirol (rua Dr. Ezequias Pegado, Nº 1018), às 17h30, e contará com a presença dos membros do partido na capital e do presidente estadual da sigla, prefeito Carlos Eduardo.

A legenda na capital estava sendo conduzida por uma comissão provisória e passará agora a ter um mandato de dois anos sob a presidência do advogado e administrador de empresas Kleber Fernandes, que exerce atualmente a função de Diretor Geral do Procon Municipal.

Para o novo presidente municipal do PDT, a intenção do seu mandato é fortalecer a legenda a partir da capital, filiar novos militantes e criar Núcleos de Base em cada bairro da cidade. “Pretendemos ampliar os nossos quadros, capacitar nossa militância e fazer um trabalho de conscientização política”, afirma Kleber Fernandes.

Para o ano de 2014, o partido espera ampliar o espaço na Assembleia Legislativa, que atualmente conta com a representação de um deputado estadual (o deputado Agnelo Alves), conquistar uma cadeira na Câmara Federal e ter voz ativa no processo de construção da chapa majoritária com os demais partidos de oposição ao atual governo.

Sábado, 30 de novembro, DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER DA PELE

Neste sábado, ação nacional marca o Dia de Combate ao Câncer da Pele com atendimento gratuito à população. Em Natal, as consultas serão realizadas das 8h às 12h no Hospital Luiz Antônio, bairro das Quintas

Neste sábado, 30 de novembro, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove em todo o país, ,marcando o “Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele” — um mutirão dedicado a examinar a população para prevenção e diagnóstico de uma doença que deve registrar mais de 140 mil novos casos este ano no Brasil, de acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Esta é uma das maiores campanhas médicas do país.  Como o câncer da pele é um problema de saúde pública, há 14 anos, os Dermatologistas da SBD dedicam um dia inteiro de trabalho, sempre no último sábado de novembro, para realizar o exame preventivo gratuito na população com risco para o câncer de pele e mostrar as medidas que as pessoas podem adotar para se proteger. “Essa ação que estamos promovendo nessa data é importante para transmitirmos informações de conscientização sobre a doença e auxiliarmos na prevenção desse tipo de câncer mais comum no Brasil”, afirma Dra. Denise Steiner, presidente da SBD.

No Rio Grande do Norte a campanha será coordenada pela Dra. Kelly França Vice- Presidente da SBD/RN e os atendimentos acontecem no Hospital Dr. Luiz Antônio, localizado na Avenida Doutor Mário Negócio, 2267, no Bairro das Quintas, das 8h às 12h. "O ano passado, a campanha foi muito positiva, conseguimos diagnosticar mais de 160 casos da doença com mais de 900 atendimentos e mais de 50 pequenas cirurgias no dia do mutirão. Essas ações são muito importantes para o diagnóstico precoce do câncer que pode inclusive salvar vidas. Esperamos que esse ano o número de atendimentos seja ainda maior”, explica a Dra. Kelly França.

Até hoje, as ações desenvolvidas no Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele atenderam mais de 450 mil pessoas. Só no ano passado, foram mais de 33 mil atendimentos e cerca de 13,5% das pessoas atendidas foram diagnosticadas com câncer da pele e 63% revelaram que costumam ficar expostas ao sol sem proteção.

Em 2013, cerca de quatro mil médicos voluntários e outros profissionais da área de saúde irão fazer o atendimento gratuito em 139 postos montados nos serviços de saúde instalados em 23 estados. O paciente será submetido à avaliação clínica e se for diagnosticado com câncer da pele será encaminhado para tratar a doença. Quem for a um desses postos terá acesso a palestras informativas e receberá folders com informações sobre a doença e sobre proteção solar. "Todos dermatologistas estarão equipados com o dermatoscópio que aumenta a chance de diagnóstico do melanoma para 95%", explica Dr. Marcus Maia, Coordenador do Programa Nacional de Controle do Câncer de Pele.

O exame preventivo para câncer da pele nos postos montados pela SBD será totalmente gratuito e resolutivo, pois quem receber o diagnóstico de Câncer de Pele será encaminhado para tratamento, também gratuito, em centros de referência indicados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. O Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele este ano tem o apoio da atriz Lavínia Vlasak, que veste a camisa da SBD e convida todos a protegerem a pele contra a doença.

Policiais civis e servidores do ITEP dão mais prazo para Governo

Trabalhadores esperam que Estado avance nos pontos da pauta nas próximas duas semanas

Os servidores do ITEP e policiais civis adiaram seus indicativos de greve. As decisões serão tomadas, respectivamente, nos dias 16 e 18 de dezembro, às 18h. A decisão foi tomada conjuntamente na manhã desta quinta-feira (28) no auditório do SINPOL, quando reunidos por cerca de três horas debateram minuciosamente o processo de negociação com o Governo, que tem apresentado retrocessos significativos já com o descumprimento de pontos do acordo firmado com a governadora Rosalba Ciarlini.

Os servidores do ITEP estabeleceram o dia 15 de dezembro como limite para que o Estado encaminhe para a Assembleia Legislativa o projeto que criará a Lei Orgânica e Estatuto do órgão. Desta maneira, avaliarão no dia 16 o avanço deste que é o principal ponto da pauta da categoria. Caso não ocorra, poderão votar pelo indicativo de paralisação.

Já os policiais civis elegeram o dia 18 de dezembro para definir os rumos da sua luta. Esperam que até lá o Governo avance na pauta, que dentre tantos pontos, prioriza o avanço no quesito reajuste da tabela salarial, a nomeação de todos os concursados de 2010 e a retirada de presos das delegacias.

Na ocasião, apresentarão ainda uma cartilha que tratará da operação dos policiais denominada “Polícia Legal’, que visa alicerçar a conduta das ações dos agentes e escrivães, objetivando valorização, moralização e fortalecimento da carreira. A campanha está sendo construída pelo SINPOL e Associação dos Escrivães.

Cinema na Praça retorna ao conjunto Alto do Extremoz e agrada moradores


Mais uma edição do Projeto Cinema na Praça ocorreu nesta quinta-feira, 28, retornando - a pedido de moradores -, ao conjunto Alto Extremoz. Dezenas de pessoas prestigiaram a sessão do filme “Shrek” que também contou com atividades da Secretaria de Saúde, antes do início da sessão.
Com essa edição, o projeta já visitou 40 localidades do município, levando cultura e entretenimento para jovens, adolescentes e adultos.
A próxima edição será na comunidade de Santa Maria, zona rural do município, na próxima quinta-feira, 05 de dezembro. A sessão, como de praxe, contou com a distribuição de pipocas e sucos para o incremento do lazer ao ar livre.

O filme
Shrek é um ogro que vivia feliz e sozinho num pântano em meio à floresta, em uma terra chamada Duloc. Repentinamente, ele vê sua solidão ameaçada quando o governante de Duloc, Lorde Farquaad, decide expulsar todas as criaturas mágicas para floresta. Shrek fica muito irritado e oferece um acordo com Lorde Farquaad: ele iria buscar a mulher dos sonhos de Lord Farquaad, a princesa Fiona (que na vida real, é conhecida como Faraela Mártuceli Caitanu), que vivia adormecida, aprisionada num castelo guardada por um dragão, e Farquaad tiraria todas as criaturas mágicas da floresta, devolvendo o sossego de seu pântano.
Shrek parte em sua missão, acompanhado por um burro falante, que se une a ele por gratidão, pois Shrek teria salvado a sua vida. Os dois conseguem libertar a princesa, mas no caminho de volta a Duloc, quando os dois começam a se conhecer melhor, acabam por se apaixonarem um pelo outro. Shrek descobre que Fiona vira ogro no pôr-do-sol e Farquaad só quer se casar com Fiona para se tornar rei.

Com informações de Gilmara Costa
Fotos: Denis Cléber
29 de novembro de 2013.





Convite


Renato Fernandes: “Tenho orgulho do trabalho reconhecido para além do partidarismo”

Após a PR deixar a base aliada governista, o secretário de Estado do Turismo, Renato Fernandes contrariou sua vontade e também a da governadora Rosalba Ciarlini e entregou sua carta de exoneração na última quarta-feira (27). O ato, segundo ele, respeitou sua honestidade política, iniciada desde 1978, e a fidelidade partidária de 20 anos junto ao partido, liderado no Estado potiguar, pelo deputado federal João Maia. Após um ano e meio no comando da SeturRN, Renato Fernandes deixa aproximados R$ 220 milhões assegurados para projetos em andamento ou encaminhados.
Na tarde desta quinta-feira (28), o secretário reuniu a equipe da Secretaria e se despediu, embora siga no “batente” até a publicação oficial de sua exoneração. Pela manhã, por exemplo, Renato Fernandes ciceroneou uma comitiva de portugueses membros da ONG Eco Green Life Natal à sede da Fundação José Augusto para discutir parcerias em projetos turísticos e culturais. Em seguida, participou da reunião do 5º Fórum de Turismo do RN, no Hotel Vila Park. E esteve ainda, à tarde, na Governadoria junto a hoteleiros para audiência com o chefe do Gabinete Civil, Carlos Augusto Rosado.

HERANÇA
“Não quero comentar a situação que encontrei na Setur. Prefiro registrar que conseguimos implantar uma ritualística processual; resgatamos projetos dormitantes desde 2009, a exemplo do Complexo da Rampa; e reestruturamos o organograma funcional da Secretaria.

LEGADO
“Lamento sair no momento em que começaríamos a colher os frutos do trabalho. São R$ 120 milhões do RN Sustentável, R$ 30 milhões para a ampliação do Centro de Convenções de Natal, quase R$ 10 milhões do projeto já em andamento do Complexo Cultural da Rampa, R$ 25 milhões do PAC Cidades Históricas, aproximados R$ 2 milhões do projeto de urbanização da orla de Tibau do Sul/Pipa, R$ 850 mil para o plano de marketing do turismo. E ainda deixamos um projeto de sucesso imediato e estrondoso: o Viva Costeira. Destacaria ainda, talvez o nosso maior legado: o Pronatec Copa, com mais de duas mil vagas pactuadas e aproximadamente 600 alunos já em sala de aula. Além da presença em 36 eventos turísticos internacionais, nacionais e locais. E ainda a conquista do sonhado prédio próprio à Setur, no Centro Administrativo”.

SUBSTITUTO
“Não faço a menor ideia de quem irá me substituir. Não indiquei ninguém. Essa decisão faz parte do poder discricionário da governadora. Não obstante, acredito em uma escolha pensada para dar continuidade nos projetos que deixamos encaminhados”.

FUTURO
“Volto à iniciativa privada, às minhas empresas do setor salineiro, e à atividade sindical neste setor. Mas não me desligarei totalmente do turismo. Esse vírus ficou em mim e estarei agora do outro lado, como empresário. São projetos futuros”.

PARTIDARISMO
“Não obstante a questão partidária, eu me sinto lisongeado pelo reconhecimento da governadora ao nosso trabalho. Saio com o sentimento do dever cumprido. E saio porque sou um homem de partido e leal. Então, mesmo sob dificuldades, com uma equipe enxuta, mas dedicada, construímos uma secretaria de projetos. E quem chegar para me substituir vai encontrar mais facilidade de trabalho”.

AGRADECIMENTOS
“Agradeço a colaboração das entidades e associações do setor: Abrasel, Abrajet, ABIH, Abav, Convencion Bureau, Coothur, e tantas outras; à parceira Emprotur, e ao trade em geral. Em especial, ao Conetur – um órgão sempre democrático – e aos polos, visto que uma das nossas maiores missões foi a regionalização do turismo, expresso em boa parte dos nossos projetos. Estou saindo, mas ficarei à inteira disposição do próximo secretário; usarei de minhas amizades e influências em Brasília para ajudar no que for possível. Acredito neste governo e ainda acho que posso colaborar de alguma forma”.

Facilidades para comprar imóveis atraem clientes no Mega Feirão da Capuche

Além da possibilidade de financiar 90% do imóvel, a empresa reduz preço das unidades e mantém promoção de viagens para os clientes

O Mega Feirão Capuche está acontecendo no Praia Shopping desde a última quinta-feira (28). No primeiro dia, diversos atendimentos foram realizados, como o casal de noivos Rafael Abílio e Silvia Oliveira, que visitaram o estande de vendas atraídos pelas facilidades de financiamento dos imóveis. "Viemos para conhecer as diversas facilidades de pagamento que a Capuche está oferecendo, como a oportunidade de financiar até 90% do imóvel. A credibilidade da empresa, que já está há tanto tempo no mercado, é o que nos dá mais segurança para fechar o negócio. Acho que vamos comprar um Viver Bem para casar no próximo ano", disse Rafael Abílio.
As condições especiais de pagamento vão além do financiamento de 90% do imóvel. Em parceria com o Banco do Brasil e demais bancos, a linha de financiamento pelo BB está oferecendo para os clientes a carência de seis meses para começar a pagar, até 30 anos para quitar o imóvel, e ainda vai financiar os custos cartoriais.
A empresa está agregando também ao Mega Feirão a promoção "Capuche e você pelo mundo", que premia os novos clientes com viagens, cruzeiros ou passagens. "Os clientes que adquirirem um novo imóvel além de se beneficiar com preços melhores e facilidades no pagamento, ainda vai curtir uma viagem com direito a acompanhante. Muitos clientes que estão noivos aproveitaram a promoção porque já garantem a Lua de Mel. É uma oportunidade única para começar 2014 em um novo lar." Explicou o diretor Comercial da Capuche, Luis Fernando Dias.
 A premiação varia de acordo com os produtos da empresa. O cliente que adquirir uma unidade do Viver Bem, localizado na melhor localização de Cidade Satélite, ganha um cruzeiro de quatro dias pela costa brasileira com direito a acompanhante. Os compradores do Sunset, SunGolden ou HBC também vão desfrutar de um pacote de quatro dias pelas Serras Gaúchas.  Para os empreendimentos Sun Rise, Sun Happy, Sun View, Sun River e Corais Enseada de Ponta Negra o prêmio são duas passagens para Buenos Aires ou Santiago. Já o Corais das Dunas e Corais de Lagoa Nova oferece duas passagens para escolher entre quatro destinos da Europa.  E o Mirante dos Ventos, condomínio de alto padrão oferece um vale viagem no valor de R$ 10 mil.
O último dia para aproveitar as oportunidades imperdíveis lançadas pela construtora é este sábado (30).

Estudantes de São Gonçalo esbanjam criatividade no encerramento do projeto “A Gente Contra a Dengue”

A Praça Senador Dinarte Mariz, Centro de São Gonçalo do Amarante, recebeu a estrutura de encerramento do Projeto “Agente Contra Dengue”. O prefeito Jaime Calado visitou as tendas das exposições e prestigiou o evento ao lado do sócio-presidente da rede de supermercados Nordestão, Manoel Etelvino, os secretários Abel Neto (Educação), Mada Maia Calado (Extraordinária), Magnus Kebyo (Serviços Urbanos), Ledson França (Comunicação), Micael Moreira (Esporte), Jane Cleide (Assistência), João Eider (Gabinete Civil), Maria Marluce (adj. Educação), Hiram Campos (adj. Comunicação), Evaneide Nobrega (Adj. Saúde), Clemilson Protásio (adj. Defesa), além dos vereadores Geraldo Veríssimo, Raimundo Mendes, Rayure Protásio e Valda Siqueira.
O evento encerrou a parceria da rede de supermercados Nordestão e a Prefeitura de São Gonçalo no ano de 2013. Os alunos que participaram desse projeto durante o ano e desenvolveram suas peças criativas tiveram a oportunidade de mostrar a população o trabalho que foi feito de prevenção da dengue e combate ao mosquito Aedes Aegypti.  A peça: “Branca de Neve - Um Conto Contra as Drogas”, do Projeto Caravana Cultural da Juventude, desenvolvida pela Secretaria para Assuntos Extraordinários e Fundação Cultural Dona Militana, atraiu a atenção das crianças e dos presentes no evento, além da apresentação da Banda Municipal.
Nesse ano, participaram 16 escolas do município, onde as Escolas Municipais Maria Judite (Coqueiros) e Genésio Cabral (Golandim) ficaram com primeiro e segundo lugares, respectivamente, concorrendo com escolas do Estado, no concurso de história em quadrinhos. O projeto é acompanhado e desenvolvido pela Secretaria de Educação, coordenado por Edineide Vasconcelos, sob orientação do Setor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde que tem a frente o educador João Pedro, e ainda o apoio das Secretarias de Comunicação e Eventos, Serviços Urbanos, Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). O projeto também conta com o acompanhamento por parte de funcionários do Nordestão como Marcos Paiva, responsável pela coordenação das ações da empresa no “A Gente Contra a Dengue” e a nutricionista Sabrina Barbalho que desenvolve orientações a partir do programa “Alimento Seguro”.
Jaime fez um breve agradecimento a todos que se dedicaram ao projeto e ao amigo Manoel Etelvino pela iniciativa. “Estou feliz em ver essas crianças se dedicando ao projeto e participando ativamente das atividades que lhe são propostas. Quero agradecer ao supermercado Nordestão pela iniciativa do projeto e por assumir a responsabilidade Sócio-Ambiental nos dias de hoje. Nosso município tem orgulho de participar. Tudo que vocês estão investindo é revertido em educação, cidadania, saúde e prevenção”, enfatizou.
O encerramento das atividades do projeto “A Gente Contra Dengue” aconteceu com as apresentações das paródias, recital de leitura de cordel, dança, teatro e até show de mamulengo, todas voltadas para a temática da prevenção da dengue e combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Prefeitos do PT reafirmam apoio político/administrativo à deputada Fátima

No final da tarde desta quinta-feira (28), os prefeitos PT no RN estiveram reunidos com o chefe de gabinete, Adriano Gadelha, para agradecer e reafirmar o compromisso político/administrativo com a deputada federal Fátima Bezerra.
Na ocasião, a prefeita de Pureza, Maria do Sindicato; o prefeito de Serra Negra do Norte, Urbano Faria; a prefeita de Ouro Branco, Dra. Fátima; e o prefeito de Parelhas, Francisco, trouxeram uma pauta de reivindicações especificas de cada município, aproveitaram também para avaliar o primeiro ano de suas gestões e as metas administrativas para 2014.
Os prefeitos petistas fizeram questão de enaltecer a importância da atuação do mandato da deputada Fátima para resolver as demandas apresentadas.
Por fim, o prefeito Francisco ressaltou a união de todos em torno do projeto da deputada para 2014. “Que em 2014, Fátima fique certa: ela terá um verdadeiro exercito de prefeitos trabalhando em apoio ao seu nome”.

São Gonçalo encerra projeto “A Gente Contra a Dengue” na sexta (29)

Nesta sexta-feira (29) acontece o encerramento do Projeto “A gente contra Dengue”, em São Gonçalo do Amarante, uma parceria da rede de supermercados Nordestão, Prefeitura de São Gonçalo, Prefeitura do Natal e Governo do Estado.
Todos os anos o município faz seu próprio encerramento para mostrar a sociedade o trabalho que foi desenvolvido ao longo dos meses. O projeto é acompanhado e desenvolvido pela Secretaria de Educação, coordenado por Edineide Vasconcelos, sob orientação do Setor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde que tem a frente o educador João Pedro, e ainda o apoio das Secretarias de Comunicação e Eventos, Serviços Urbanos, Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).
Na culminância estadual São Gonçalo ficou com o primeiro e segundo lugares no concurso de quadrinhos, onde os alunos das escolas do município produziam histórias de prevenção e orientação ao mosquito Aedes Aegypti. Nesse ano participaram do projeto cerca de 16 escolas, sempre contemplando as unidades de ensino que fazem limite com Natal. A solenidade será na Praça Senador Dinarte Mariz (Centro), às 9h, com mostra dos projetos, dança, paródia e apresentação da peça teatral “Branca de Neve Contra as Drogas” do Projeto Caravana Cultural da Juventude.

Vigilância Ambiental de Natal vai analisar água da lagoa de Extremoz

O Setor de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de Natal irá coletar, na manhã desta sexta - feira (29), a água bruta da Lagoa de Extremoz, responsável por abastecer toda a zona norte da cidade, para analisar a quantidade de cianobactérias (microorganismos procarióticos, isto é, tem estrutura celular que corresponde a célula de uma bactéria).
A medida é uma recomendação da Portaria 2.914 do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade (análise da água para saber se o consumo é seguro, ou se a ingestão dela pode ou não trazer riscos à saúde do consumidor), e está sendo implementada em parceria com a Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município do Natal (Arsban).
Segundo o chefe do Setor de Vigilância Ambiental, Marcilio Xavier, essa é uma atividade pioneira de monitoramento de cianobactérias, que podem ter toxinas prejudiciais à saúde. Para o monitoramento, que será realizada também posteriormente, na Lagoa do Jiqui foram capacitados cinco profissionais da Vigilância Ambiental.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Sesap divulga novos números da dengue

O RN apresentou 23.123 casos notificados como suspeitos de dengue, entre o início deste ano até o último dia 09 de novembro, o que aponta uma queda de 32,83%, em comparação ao mesmo período de 2012, quando foram registradas 34.424 notificações da doença. Os números foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através do Programa Estadual de Controle da Dengue, nesta terça-feira (26). Os dados são referentes à Semana Epidemiológica nº 45.
Nesse período, foram confirmados 8.713 casos de dengue no Rio Grande Norte, número que, no mesmo período do ano de 2012, correspondeu a 13.013, o que representa um decréscimo de 33,04%.
Do total de municípios do RN, 104 apresentam alta incidência da doença, 24 estão com média, 34 com baixa e 5 com incidência silenciosa. Os cinco municípios que apresentam as maiores notificações de casos suspeitos são: Natal (4.074), Parnamirim (2.017), Santa Cruz (1.567), Pau dos Ferros (1.314), e Caicó (1.314).
O Programa Estadual de Controle da Dengue, dentro de sua estratégia de prevenção e vigilância epidemiológica, reforça junto à população e gestores de saúde alguns cuidados básicos diante da doença: eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, não jogar lixo em terrenos baldios, evitar recipientes que acumulem água e limpar periodicamente as caixas d’água, deixando-as tampadas.
A técnica responsável pelo Programa, Sílvia Dinara Alves, chama a atenção para a letalidade da dengue: “trata-se de uma doença séria, que pode evoluir a óbito, embora os sintomas sejam semelhantes aos de uma virose comum”. Assim, a técnica destaca que ao aparecimento de sintomas da dengue – como dores musculares, nas articulações e olhos, bem como náuseas, vômitos, cefaleia e febre –, as pessoas devem procurar imediatamente o posto de saúde mais próximo, evitando a automedicação, capaz de mascarar os sintomas.

RN contará com Projeto de Formação em Saúde Mental

         O Rio Grande do Norte participará do Projeto Nacional de Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para Agentes Comunitários de Saúde, Auxiliares/Técnicos em Enfermagem da Atenção Básica. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através do Centro de Formação de Pessoal (Cefope), compareceu na apresentação do projeto, em Maceió/AL, no último dia 22.
         O evento foi realizado pelo Ministério da Saúde, através do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES), da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), e contou com a participação de dez Escolas Técnicas do SUS (RR, RO, MT, ES, MA, PI, CE, RN, PB e SE). O principal objetivo foi apresentar o projeto para as Escolas Técnicas e Escolas de Saúde Pública, como também aos Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), além de discutir estratégias de implementação nos estados, numa ação articulada entre instituições do SUS, como Escolas de Saúde Pública, Escolas Técnicas do SUS (ETSUS), as áreas de saúde mental e atenção básica e os COSEMS.
         O projeto prevê a formação de orientadores e tutores de aprendizagem que serão responsáveis pela execução do Curso de Formação que terá uma carga horária de 60 horas, das quais 40 horas serão desenvolvidas na modalidade presencial e 20 horas na modalidade dispersão. Está programada uma reunião neste mês de dezembro, em Natal, entre o Cefope e a coordenação regional do projeto para dar início às atividades no Estado.
         No plano nacional, a meta é qualificar 290.760 alunos. Para o Rio Grande do Norte, a meta se refere à qualificação de 6.223 profissionais, entre agentes comunitários de saúde e auxiliares/técnicos de enfermagem das equipes de saúde da família. Estes profissionais serão qualificados para atuação no acolhimento e escuta embasando suas práticas de cuidado em saúde mental, com ênfase nos problemas relacionados ao uso de crack, álcool e outras drogas.
         Segundo o diretor geral do Cefope, Jorge Luiz de Castro, “participar de um projeto de tal magnitude e de imensurável alcance social é muito gratificante. Já vínhamos discutindo a nossa atuação na perspectiva de fortalecimento da Rede Psicossocial no Rio Grande do Norte, no que se refere à qualificação do nível médio e este projeto veio antever esta nossa disposição”.

Sesap alerta para aumento no número de acidentes com escorpiões

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através da Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental (Suvam), faz um alerta à população sobre os riscos do contato com animais peçonhentos, sobretudo com os escorpiões. A medida se deve ao fato de que, de janeiro a agosto deste ano, já foram registradas 1.626 mil acidentes com esse tipo de animal.
De acordo com a Sesap, de 2010 a agosto de 2013, um total de 15 mil pessoas foram vítimas de acidentes com animais peçonhentos no Estado.  Bem mais da metade, 10 mil casos, foram provocados por picada de escorpião. As abelhas (1061 mil casos) e serpentes (1592 mil casos) dividem com os escorpiões o ranking de animais peçonhentos que provocam mais acidentes no Rio Grande do Norte.
Segundo Amauri Brito, técnico responsável pelo monitoramento dos animais peçonhentos da Suvam, os acidentes registrados no Estado acontecem freqüentemente com a espécie Tityus stigmurus, conhecido como o escorpião amarelo do Nordeste. São animais pouco agressivos e de hábitos noturnos, com grande resistência às condições ambientais. Gostam de se esconder nos entulhos, cercas, pedras e cupinzeiros. Seu alimento mais freqüente são os insetos, principalmente as baratas, favorecendo a convivência com o ser humano.
“Devido à grande especulação imobiliária no RN, esses animais estão migrando do seu habitat natural e vindo para os grandes centros urbanos, como Natal, Mossoró, Parnamirim, o que vem preocupando as autoridades de saúde, pois esse tipo de acidente já se configura com uma praga urbana nesses municípios”, alerta.
O técnico recomenda algumas medidas simples para se evitar acidentes com os escorpiões. “As pessoas devem evitar colocar as mãos em buracos no solo, troncos ou pedaços de madeira, e sempre utilizar luvas quando tais ações forem necessárias. Além disso, ao caminhar é importante utilizar calçados adequados, bem como, é recomendável evitar o acúmulo de materiais como entulhos e restos de construção, além de manter o jardim sempre aparado e bloquear ralos para dificultar o acesso à residência pelos escorpiões”, explica.
Amauri Brito explica que a utilização de galinhas e de inseticidas no combate a esse tipo de animal peçonhento não é eficaz. A galinha tem hábitos diurnos, enquanto os escorpiões são noturnos. Além disso, a ave não tem a força necessária para retirar os entulhos em que os escorpiões geralmente se escondem, elas apenas ciscam. Com relação aos inseticidas, o técnico explica que o escorpião não é um inseto. Por isso esse tipo de veneno se torna ineficaz.
Em caso de acidente, o usuário deve procurar o serviço de saúde mais próximo para uma avaliação médica, de preferência portando o animal, para que o profissional analise qual o tipo do escorpião agressor.
Dor intensa, sensação de ardência ou agulhadas, inflamação no local são alguns dos sintomas da picada de escorpião. Nos casos mais graves, pode acarretar o aumento da frequência cardíaca, suores, enjoos, dificuldade para respirar e queda de pressão. O uso de compressas mornas no local da picada ajuda a aliviar a dor.
Além dos escorpiões e serpentes, fazem parte do grupo de animais peçonhentos as aranhas, insetos do grupo das abelhas, maribondos, lagartas (taturana ou lagartas-de-fogo), alguns anfíbios como sapos e aquáticos do tipo arraias, bagres, peixe-pedra (niquim), águas-vivas e caravelas.
Qualquer dúvida com relação à prevenção e cuidados com os acidentes com esse tipo de animal pode ser esclarecida com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município. No RN temos CCZ nos municípios de Natal, Parnamirim, Mossoró, Currais Novos, Caicó e Serra Negra. Além disso, o usuário procurar a sede das Unidades Regionais de Saúde Pública ou a Sesap, por meio do Centro de Assistência e Informações Toxicológicas do Rio Grande do Norte.

Aprovado projeto que torna crime a prática de bullying

As estimativas apontam que 35% dos alunos estão envolvidos com algum tipo de agressão ou violência no ambiente escolar. A prática de intimidação também conhecida como Bullying é um desafio para educadores de todo o mundo. Apesar da gravidade do problema, a legislação brasileira ainda não trata essa prática como crime. Para preencher essa lacuna legislativa, o deputado federal Fábio Faria (PSD/RN) apresentou o Projeto de Lei 1.011/11 que inclui a prática de intimidação no Código Penal. A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou o substitutivo apresentado pelo relator Assis Couto (PT/PR), que uniu a proposta original do deputado Fábio Faria a outros dois projetos sobre o mesmo assunto.
“Esse tipo de violência, infelizmente, pode ser facilmente identificado em escolas, ambientes de trabalho e também nas redes sociais. Recentemente, acompanhamos notícias sobre finais trágicos para agressões iniciadas nas redes sociais. A falta de legislação favorece a divulgação de informações, críticas e fotos que expõem, agridem e fragilizam as vítimas. Com esse projeto, o judiciário terá mais um instrumento legal para punir os agressores, com possibilidade de ampliar a pena de acordo com a condição da vítima, idade da pessoa atingida e também de acordo com a sequela produzida pela agressão”, explicou o deputado.
O substitutivo aprovado usa a expressão “intimidação vexatória” para definir a prática de intimidar, constranger, ofender alguém de forma repetida. A pena prevista é de um a três anos de detenção mais multa. Nos casos em que a prática for qualificada, ou seja, resultar em lesão corporal ou psicológica grave, a pena de reclusão varia de um a oito anos e se a violência resultar na morte da vítima, o agressor pode ser preso por até 12 anos.  Se o crime ocorrer em ambiente escolar, a pena será aumentada em 50%.
CYBERBULLYING - Se o crime for praticado por meio de comunicação (prática conhecida como cyberbullying), a pena será aumentada em dois terços. O cyberbullying não estava previsto na proposta original e foi incluído pelo relator. Em casos de a vítima ser deficiente físico ou mental, menor de 12 anos, ou se o crime ocorrer explicitando preconceito de raça, etnia, cor, religião, procedência, gênero, idade, orientação sexual ou aparência física, a pena será aplicada em dobro.
A proposta será analisada agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para o Plenário.

Felipe Maia fala sobre situação dos municípios em programa da Câmara

O deputado Felipe Maia é o entrevistado do programa Palavra Aberta da TV Câmara desta sexta-feira (29). Em sua participação, o parlamentar potiguar falará sobre a situação alarmante das finanças dos municípios brasileiros em que os prefeitos lutam pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 39) para terem o aumento de 2% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A entrevista será exibida nos seguintes horários: 7h45, 12h30 e 20h.

Contrato definirá as responsabilidades de cada ente envolvido com a Saúde Pública

O cidadão saberá a quem cobrar para que os serviços cheguem de forma mais eficaz à população

A construção de um Contrato Organizativo de Ação Pública (COAP) visando a integração das ações e os serviços de saúde nas regiões que compõem o RN. Esse foi o objetivo do II Seminário de Articulação Interfederativa, coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), nos dias 27 e 28 de novembro, em Natal, com a participação de prefeitos, secretários municipais de saúde do RN, profissionais da área jurídica das prefeituras e técnicos da Sesap.
De acordo com o Secretário de Estado de Saúde Pública, Luiz Roberto Fonseca, com a conclusão do contrato, previsto para março de 2014, ficará definida as responsabilidades individuais e solidárias que serão pactuadas pelos entes federativos, possibilitando a gestão compartilhada dos serviços de saúde. “Estamos trabalhando para formalização do decreto do COAPE, que é um contrato organizativo, visando com que as responsabilidades de cada ente (Municípios, Estado e União) sejam expostas com clareza de forma que os gestores possam compreender o que cabe a cada um oferecer à população. Diante destas responsabilidades estabelecidas, o cidadão saberá a quem cobrar para que os serviços cheguem de forma mais eficaz à população”, disse.
O COAP é um acordo de colaboração tripartite, firmado entre a União, o Estado e os municípios, no âmbito de uma Região de Saúde, que servirá para estabelecer algumas regras que não foram definidas quando da criação do Sistema Único de Saúde.
”Antes estas relações entre as federações, a União e o Estado eram regidas especificamente por lei, o que colocava todos, equivocadamente, no mesmo patamar. O mais importante deste contrato é o entendimento que existem peculiaridades demográficas, econômicas e sociais, entre Estados e municípios, e que essas diferenças devem ser analisadas. O COAP é um elemento integrador. Sem ele não há rede, não há sistema, não há SUS!”, disse Luiz Roberto.
Dentro da contratualização, o Secretário Luiz Roberto afirma que, detectada a instabilidade de uma determinada região em oferecer uma assistência digna a sua população, caberá ao Estado e União dar uma contrapartida mais efetiva do que comparado a outra região de saúde com mais pujança financeira. “Atuando de forma pactuada e articulada todos terão a mesma voz e vez. Quando você constrói um contrato organizativo observando as peculiaridades regionais, o favorecimento da população é bem maior”, finalizou.

Hemonorte se prepara para o Carnatal

O Hemonorte e a Destaque Promoções realizam amanhã (29), às 10h, no Espaço do Carnatal, no Natal Shopping, uma coletiva de imprensa visando a incentivar o folião a tornar-se um doador voluntário de sangue e aumentar em 30% o estoque de sangue para o Carnatal (que acontecerá entre os dias 05 e 07 de dezembro) e as festas de final de ano.
Para estar apto a atender a população, em um evento de grande porte, como o Carnatal, o Hemonorte precisa ter em estoque diariamente de 800 a 1000 bolsas de sangue. A parceria do Hemonorte e Destaque Promoções existe desde 1994.

Requisitos básicos para doar sangue:
· Estar bem de saúde;
·Ter entre 16 e 69 anos – jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e/ou responsáveis legais;
· Pesar no mínimo 50 Kg;
· Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação;
· Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional).

Locais para doação de sangue:
Sede - Avenida Alexandrino de Alencar, 1.800, Tirol, de segunda-feira a sábado, das 7h às 18h;
Unidade Móvel – Centro, em frente à Catedral Metropolitana, segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h;
Posto de Coleta da Zona Norte - Centro Cultural de Natal. Avenida João Medeiros Filho, Potengi, de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 17h, e no sábado, das 8h às 12h.

Reunião Projeto Orla debateu urbanização das praias de Extremoz


A 10° Reunião Ordinária do Comitê Municipal Projeto Orla, que debate e estuda as melhores alternativas para a urbanização das praias de Extremoz ocorreu na manhã desta quarta feira, (27), no Conselho Comunitário da Praia de Jenipabu. As reuniões do Projeto Orla envolvem todos os atores interessados no processo para que as decisões beneficiem a todos os setores envolvidos, seguindo todos os parâmetros das leis.
Estiveram presentes o secretario de Meio Ambiente e Urbanismo de Extremoz, Fábio Góes, secretario adjunto de Turismo, Domingos Sávio, vereador Demontier Rocha, Wendell Tavares Avelino, da Superintendência do Patrimônio da União, Ana Guará, técnica de serviços costeiros do IDEMA,  representantes dos barraqueiros das praias de Jenipabu, Pitangui, Redinha Nova, Santa Rita e moradores das comunidades envolvidas.
Durante a reunião houve a posse de Wendell Tavares, segundo suplente do projeto, além da apresentação do projeto “Verão Legal 2014”, pelo secretario adjunto de turismo de Extremoz, Domingos Sávio.

Reuniões
As reuniões do Projeto Orla ocorrem trimestralmente e a próxima ficou marcada para o dia 26 de Fevereiro de 2014, em local a ser anunciado.

Informações e Fotos: Denis Cleber





Prefeito de Extremoz, Klauss Rêgo, é reeleito para o Conselho Estadual Polo das Dunas



O prefeito de Extremoz, Klauss Rêgo foi reeleito nesta quarta-feira, 27, às 15h, durante reunião do Polo das Dunas, ocorrida no auditório do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), em Natal, para compor o Conselho Estadual da instituição formado por prefeitos de oito municípios, dos 18 que compõem o Polo das Dunas. Os prefeitos eleitos são dos municípios de Extremoz, Natal, Pedra Grande, Tibau do Sul, Arês, Canguaretama, Rio do Fogo e São Miguel do Gostoso.
Trata-se de um colegiado que forma um fórum de debates para o desenvolvimento turístico do Litoral Oriental, sendo considerado um dos mais atuantes do Brasil, porque discute ações de infraestrutura, sendo que os projetos respaldados pelo Polo das Dunas têm grande legitimidade e influem positivamente junto ao Prodetur.
O Polo Costa das Dunas discute ações em torno de ampliação de estradas, aeroportos, Copa do Mundo, capacitação e urbanização, bem como treinamento de mão de obra especializada para o turismo. Trata-se de uma regionalização d0 turismo para o desenvolvimento do litoral.

Benefícios
O Pólo Costa das Dunas beneficia mais de 1,1 milhão de pessoas, que correspondem à população residente. Abrange todo o Litoral Oriental e parte do Litoral Norte do Estado, estendendo-se por cerca de 200 km, costeando o Oceano Atlântico.
A Área de Planejamento consiste dos seguintes municípios: Arês, Baía Formosa, Canguaretama, Ceará - Mirim, Extremoz, Macaíba, Maxaranguape, Natal, Nísia Floresta, Parnamirim, Pedra Grande, São Gonçalo do Amarante, São José do Mipibu, São Miguel do Gostoso, Senador Georgino Avelino, Rio do Fogo, Tibau do Sul e Touros. Este pólo também concentra um grande número de atrações culturais que contam um pouco da rica história do Rio Grande do Norte.
Como oportunidades de investimentos, destacam-se: hotelaria, restaurantes, bares e similares, casas de espetáculos, esportes náuticos, camping, turismo ecológico e serviços diversos, particularmente ligados à produção e comercialização de artesanato.

Decreto
O Polo das Dunas foi criado pelo Decreto Estadual nº 18.186, de 14 de abril de 2005, considerando que é dever da União, dos Estados e dos Municípios promover e incentivar o turismo como fator de desenvolvimento social e econômico, conforme preconiza o artigo 180 da Constituição Federal, para promover a estruturação e o planejamento do desenvolvimento do turismo sustentável, respeitando as tradições e as práticas sociais e culturais. (LS).

Fotos: Divulgação
29 de novembro de 2013.

Presidente da Assembleia designa comissão para apreciar PEC do voto secreto

Foi lido na sessão desta quarta-feira, 27, o Ato/006 – 2013, do presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ricardo Motta, que designa os membros da comissão especial para apreciar a Proposta de Emenda Constitucional (Nº 0005/2013) pelo fim do voto secreto no âmbito do Parlamento Estadual. A PEC foi apresentada pela deputada Márcia Maia (PSB) e assinada por todos os deputados estaduais do Rio Grande do Norte. O ato será publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 28.
A comissão especial tem como membros titulares os deputados Agnelo Alves (PDT), Fábio Dantas (PC do B) e Hermano Morais (PMDB). Os suplentes são os deputados Larissa Rosado (PSB), Ezequiel Ferreira (PMDB) e Walter Alves (PMDB). A primeira reunião foi convocada para o dia 03 de dezembro para a escolha do presidente e vice-presidente. O parecer deverá ficar pronto em no máximo 30 dias para votação em plenário.
Caso receba parecer positivo, a PEC vai para votação em dois turnos no plenário da Assembleia e precisará ser aprovada por dois terços dos parlamentares para poder vigorar. A proposta propõe, entre outros, que a nomeação de desembargadores do Tribunal de Justiça (TJRN) e dos conselheiros do Tribunal de Contas (TCE) indicados pelo governador seja feita por voto aberto.
A PEC também propõe também o voto aberto na Casa em outras situações, através de modificações ao artigo 38, parágrafo terceiro, pelo fim do voto secreto quando ocorrer julgamento dos deputados nos casos flagrantes de crime inafiançável. Outra modificação é proposta para o artigo 40, parágrafo segundo, que trata da perda de mandato parlamentar.
 “O voto secreto no parlamento é um atraso em qualquer circunstância. O parlamentar tem obrigação de dar satisfação ao seu eleitor e tem que votar aberto e ostensivamente para prestar contas do mandato”, afirma a deputada Márcia Maia.

Presidente da Assembleia designa comissão para apreciar PEC do voto secreto

Foi lido na sessão desta quarta-feira, 27, o Ato/006 – 2013, do presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ricardo Motta, que designa os membros da comissão especial para apreciar a Proposta de Emenda Constitucional (Nº 0005/2013) pelo fim do voto secreto no âmbito do Parlamento Estadual. A PEC foi apresentada pela deputada Márcia Maia (PSB) e assinada por todos os deputados estaduais do Rio Grande do Norte. O ato será publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 28.
A comissão especial tem como membros titulares os deputados Agnelo Alves (PDT), Fábio Dantas (PC do B) e Hermano Morais (PMDB). Os suplentes são os deputados Larissa Rosado (PSB), Ezequiel Ferreira (PMDB) e Walter Alves (PMDB). A primeira reunião foi convocada para o dia 03 de dezembro para a escolha do presidente e vice-presidente. O parecer deverá ficar pronto em no máximo 30 dias para votação em plenário.
Caso receba parecer positivo, a PEC vai para votação em dois turnos no plenário da Assembleia e precisará ser aprovada por dois terços dos parlamentares para poder vigorar. A proposta propõe, entre outros, que a nomeação de desembargadores do Tribunal de Justiça (TJRN) e dos conselheiros do Tribunal de Contas (TCE) indicados pelo governador seja feita por voto aberto.
A PEC também propõe também o voto aberto na Casa em outras situações, através de modificações ao artigo 38, parágrafo terceiro, pelo fim do voto secreto quando ocorrer julgamento dos deputados nos casos flagrantes de crime inafiançável. Outra modificação é proposta para o artigo 40, parágrafo segundo, que trata da perda de mandato parlamentar.
 “O voto secreto no parlamento é um atraso em qualquer circunstância. O parlamentar tem obrigação de dar satisfação ao seu eleitor e tem que votar aberto e ostensivamente para prestar contas do mandato”, afirma a deputada Márcia Maia.

Presidente da Assembleia designa comissão para apreciar PEC do voto secreto

Foi lido na sessão desta quarta-feira, 27, o Ato/006 – 2013, do presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ricardo Motta, que designa os membros da comissão especial para apreciar a Proposta de Emenda Constitucional (Nº 0005/2013) pelo fim do voto secreto no âmbito do Parlamento Estadual. A PEC foi apresentada pela deputada Márcia Maia (PSB) e assinada por todos os deputados estaduais do Rio Grande do Norte. O ato será publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 28.
A comissão especial tem como membros titulares os deputados Agnelo Alves (PDT), Fábio Dantas (PC do B) e Hermano Morais (PMDB). Os suplentes são os deputados Larissa Rosado (PSB), Ezequiel Ferreira (PMDB) e Walter Alves (PMDB). A primeira reunião foi convocada para o dia 03 de dezembro para a escolha do presidente e vice-presidente. O parecer deverá ficar pronto em no máximo 30 dias para votação em plenário.
Caso receba parecer positivo, a PEC vai para votação em dois turnos no plenário da Assembleia e precisará ser aprovada por dois terços dos parlamentares para poder vigorar. A proposta propõe, entre outros, que a nomeação de desembargadores do Tribunal de Justiça (TJRN) e dos conselheiros do Tribunal de Contas (TCE) indicados pelo governador seja feita por voto aberto.
A PEC também propõe também o voto aberto na Casa em outras situações, através de modificações ao artigo 38, parágrafo terceiro, pelo fim do voto secreto quando ocorrer julgamento dos deputados nos casos flagrantes de crime inafiançável. Outra modificação é proposta para o artigo 40, parágrafo segundo, que trata da perda de mandato parlamentar.
 “O voto secreto no parlamento é um atraso em qualquer circunstância. O parlamentar tem obrigação de dar satisfação ao seu eleitor e tem que votar aberto e ostensivamente para prestar contas do mandato”, afirma a deputada Márcia Maia.

ACS-PM lamenta aumento no número de policiais feridos em ação no RN

O soldado PM Alexandre Dionísio, baleado na manhã desta quarta-feira (27) ao tentar prender assaltantes próximo ao viaduto do Baldo, é mais um para as estatísticas de policiais militares feridos no Rio Grande do Norte. Neste ano de 2013, de acordo com levantamento da Associação dos Cabos e Soldados da PM-RN, já são 17 militares feridos vítimas de disparos de arma de fogo. O número representa aumento de aproximadamente 54% em relação aos 12 meses de 2012.
No ano passado, ainda de acordo com a ACS-PM, foram contabilizados 11 casos de policiais feridos. “Olhando caso a caso, a gente observa que existem muitos policiais que foram feridos ou mortos durante reação a algum assalto. Em alguns casos, inclusive, o policial nem mesmo estava de serviço, o que mostra o compromisso dos militares com a segurança pública”, comenta o soldado Roberto Campos, presidente da entidade.
Neste ano de 2013, até este mês de novembro, também foram registrados seis casos de policiais militares assassinados. No ano passado inteiro, foram nove mortes. “Infelizmente, a violência contra policiais continua e parece que nada é feito de efetivo para reverter esse quadro. A categoria lamenta a falta de empenho nas investigações de casos de policiais que são vitimados”, ressalta.
Roberto Campos cita, inclusive, a necessidade de que sejam designados delegados especiais, nestes casos, tendo em vista que a violência contra policiais se trata de atentado direto contra a estrutura da segurança pública do Rio Grande do Norte.
Ainda de acordo com Roberto Campos, os casos de policiais mortos e feridos em ação só reforçam a necessidade de valorização dessa classe. “Muitos morrem e ficam feridos na função ou em relação com a função que exerce. O militar trabalha com sua vida em risco constantemente e nada mais justo que isso seja reconhecido, como forma de valorização”.
O presidente da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar lembra que, atualmente, os militares lutam, por exemplo, pela implantação da Lei de Promoção de Praças, que pelo menos amenizaria uma injustiça na classe. Atualmente, de acordo com ele, a maioria dos policiais entra na corporação soldado e se aposenta ainda como soldado.

SINPOL/RN questiona operações anunciadas pela SESED

O SINPOL emite nota a respeito do anúncio feito pelo Governo de que realizará dentro de 10 ou 15 dias operações policiais específicas para a prevenção de homicídios e outros crimes. Veja:

NOTA:
O SINPOL, que vem lutando, exaustivamente, há mais de uma década para que o Governo aumente o efetivo da polícia civil, recebe com descrédito o anúncio da Secretaria de Segurança Pública neste início de semana. O fato é que sempre que ocorre um final de semana violento no estado, e isso está se tornando corriqueiro, a SESED diz que fará novas operações e reforço de policiamento na região metropolitana, sem que a sociedade veja eficácia alguma nessas atitudes.
O povo potiguar vive num estado de guerra civil, sendo hoje o terceiro colocado dentre os estados brasileiros em número de homicídios. Esta triste estatística vem “coroar” a gestão do Governo Rosalba Ciarlini como a pior de toda a história do Rio Grande do Norte, no que tange à segurança pública.
Diante disso, faz-se necessário que a SESED responda alguns questionamentos:

Helicóptero?
O primeiro é com relação ao uso do helicóptero Potiguar 01. Que resultado prático trará o helicóptero, no combate aos homicídios, sabendo-se que esse tipo de crime não tem local específico, nem tampouco, hora marcada? Se o Governo reduziu a cota de combustível para a frota das Polícias Civis e Militar, alegando contenção de despesas, como explicar, então, a utilização da aeronave que tem um custo operacional muito mais elevado?

Mais operações?
O anúncio da SESED parece ser mais uma ação pirotécnica e de enganação. Uma medida paliativa, que, sozinha, traz apenas uma temporária e falsa sensação de segurança para a população. Com a chegada de R$ 5 milhões do projeto Brasil Mais Seguro para investimentos na segurança pública do Estado, a SESED anuncia três operações que estariam prontas para serem desencadeadas: “Avante”, “Divisa Segura” e “Sertão Seguro”, que aconteceriam tanto no interior quanto na capital.

E os equipamentos?
No entanto, o sindicato questiona como esses recursos serão aplicados, haja vista a situação dos policiais civis, que trabalham sem as mínimas condições de segurança. São três anos de governo Rosalba Ciarlini de promessas de aquisição de equipamentos básicos que nunca se concretizaram – na última reunião do SINPOL com a cúpula governamental os gestores sequer sabiam quantitativos necessários, bem como os valores para aquisição dos materiais de uso dos policiais, deixando claro que nenhum processo licitatório foi iniciado para a compra dos mesmos.
As operações a serem desencadeadas pela SESED precisam oferecer a todos os policiais envolvidos as condições necessárias para o combate à criminalidade: coletes não vencidos e em tamanho adequado, armamento compatível, munição em quantidade suficiente, viaturas em condição de uso e com tanque combustível cheio, caso contrário, e sem a adoção das proteções mínimas, os policiais fatalmente não participarão de tais ações.
E as DO´s atrasadas?
O Governo informa, ainda, que duplicará o efetivo das Polícias Civis e Militar, por meio da oferta de diárias operacionais. É uma situação obscura o pagamento de DO’s, quando os agentes e escrivães, ainda aguardam pagamento de diárias de várias ações passadas. Enquanto isso, enfatiza o SINPOL, o Estado se nega a entrar em acordo com relação à última greve (que durou dois meses, sendo encerrada no início de outubro) para reposição de dias parados através de Banco de Horas, o que facilitaria, visto que não geraria custo algum ao erário.  

Apelo
O SINPOL defende a aplicação de uma nova política de investimentos na segurança pública, oferecendo aos seus operadores uma maior valorização, com as ferramentas de trabalho e  infra-estrutura adequadas ao serviço, com delegacias abertas 24 horas para atendimento ao cidadão, e efetivo em quantidade suficiente para o desenvolvimento das atividades investigativas. É inadmissível que o Governo continue sem investir, sobretudo na Polícia Civil, que faz a parte investigativa, e que clama pela convocação de todos os aprovados no concurso de 2010.

Corpo de Bombeiros do RN completa 96 anos de existência com a nobre missão de “Salvar Vidas”

No dia 11, Governo do Estado fará inaugurações, entregas de equipamentos e viaturas e anunciará concursos

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) completa nesta sexta feira (29), 96 anos de atividade no Estado. Criado na segunda década do século XX, através da Lei nº 424, de 29 de novembro de 1917, pertencia na época do seu surgimento ao Esquadrão de Cavalaria, responsável pelo policiamento noturno das ruas da capital. A comemoração da data será realizada no dia 11 de dezembro, no Quartel do Comando Geral do CBMRN, em Natal, quando será realizada a inauguração do novo prédio do Comando Geral da Corporação, do Centro de Gerenciamento de Emergência e Defesa Civil (CEGEDC), além da entrega de dezenas de equipamentos e viaturas para o reforço do serviço operacional. Na ocasião, a Governadora Rosalba Ciarlini também deverá anunciar algumas medidas de gestão para ampliação do efetivo tais como concursos internos e público.
De acordo com o Comandante Geral, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, a criação do Corpo de Bombeiros, anexo ao Esquadrão de Cavalaria, em 1917, foi justificável pelos inúmeros focos de incêndios que o grupo se via obrigado a extinguir durante um patrulhamento de rotina, no entanto a criação de um órgão específico somente surgiu após um grande sinistro ocorrido naquele período.
 “Nos anos de 1915 e 1916, o RN registrou a incidência de alguns incêndios de médio e grande porte o que passou a despertar cuidados aos governantes da época. Em 1916, um grande incêndio atingiu a estação central de trens da Ribeira, ocasião em que o fogo destruiu inúmeros vagões carregados de algodão. Foi a partir de então que o Corpo de Bombeiros foi criado”, explicou.
Atualmente, o Corpo de Bombeiros é uma instituição com independência administrativa e orçamentária. Através da Lei Complementar nº 230, em 22 de março de 2002, o CBMRN foi emancipado da Polícia Militar, passando a denominar-se Corpo de Bombeiros Militar do RN, integrado ao Sistema de Segurança Pública do Estado.
“Comemorar 96 anos de existência é um marco significativo na vida de uma instituição e representa a consolidação de sua presença no seio da sociedade a qual serve. É um momento para que todos reflitam sobre a nossa importância e sobre as necessidades do nosso fortalecimento quanto corporação que atua nas urgências e emergências. Reconhecemos que estamos passando por um período de muitas dificuldades, em função da crise financeira vivenciada pelo Estado, mais não perdemos as esperanças que vamos dar a volta por cima e o Corpo de Bombeiros terá o reconhecimento que lhe é digno!”, destacou o Comandante Geral.