Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

segunda-feira, 28 de abril de 2014

NOTAS, REPORTAGENS & COMENTÁRIOS


Concertos Quintas Clássicas da OSRN lança site do projeto

O Projeto Quintas Clássicas da 
Orquestra Sinfônica do Rio 
Grande do Norte - OSRN que 
está apresentando, a cada 
última quinta-feira do mês, um 
concerto gratuito com 
convidados de renome nacional 
e internacional está com uma 
página na internet 
– www.quintasclassicas.com. 

No site podem ser encontradas informações sobre o projeto, a programação mensal com os nomes e informações sobre os convidados, notícias sobre os próximos concertos, além do histórico da OSRN e do maestro Linus Lerner.

As Quintas Clássicas contam com a regência do maestro, Linus Lerner, que vem desempenhando um belíssimo e enriquecedor trabalho como regente da OSRN. Ao longo do ano o projeto contará com grandes convidados como: o pianista James Dick (EUA), o tenor Adriano Pinheiro, o pianista Jesus Maria Figueroa (MEX), a soprano Christi Amonson (EUA), os maestros Ricardo Averbach e Barry Kolman (Bulgária/USA), entre outros. Entre as obras que serão executadas estão peças de grandes compositores como: Brahms, Rimsky- Korsakov, Beethoven, Tchaikovsky, Rossini, Dvorak, Schubert e inclusive do norte-riograndense Willame Costa.

O projeto está sendo desenvolvido com patrocínio do Morada da Paz, via Lei de Incentivo Djalma Maranhão, da Prefeitura de Natal, e da Cosern, através da Lei de Incentivo Câmara Cascudo, e com apoio do Governo do Estado, da Secretária de Cultura, da Igetur e dos Hotéis Paradise.

Projeto Me Explica, Me Ensina debate Barroquismos

O Me Explica, Me Ensina, projeto coordenado pela professora Izabel Nascimento, tem como tema no mês de maio "Barroquismos", com a participação de Samuel Anderson e Francisco Ivan. O evento será hoje, 28, às 19h, no Auditório B do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes/UFRN. A entrada é livre, com direito a certificado.

Shopping Cidade Jardim e Studio Corpo de Baile comemoram Dia Internacional da Dança

O shopping Cidade Jardim comemora 
o Dia Internacional da Dança, 
amanhã, 29, com uma apresentação 
exclusiva do Studio Corpo de Baile. 

Para celebrar e promover e aumentar a atenção desta arte, a companhia organizou uma programação que traz Ballet Clássico, Dança Contemporânea, Sapateado e Dança Flamenca. O evento é gratuito e será realizado nesta terça-feira, a partir das 18h, no hall do shopping, próximo a loja CVC.

Serviço
Comemoração do Dia Internacional da Dança
O que: Apresentações de dança do Studio Corpo de Baile
Data: 29/04/2014
Horário: A partir dás 18:30.
Valor: Gratuito.

Potiguar quer conquistar as pistas nacionais

Determinado a conquistar as 
pistas de todo o Brasil, o 
potiguar Guilherme Barreto 
iniciou a sua temporada 
enfrentando lesões. 

O kartista foi prejudicado por problemas nas costelas correndo em Interlagos (SP) e em Tamboril (PE). No entanto, depois de um período de recuperação, o piloto já foca novamente em competições importantes e iniciou a sua preparação para o Campeonato Brasileiro da modalidade.

No mês de maio, Barreto volta ao Kartódromo Tamboril, em Paulista (PE), para buscar o bicampeonato Pernambucano. “Apesar de estar lesionado, corri a primeira etapa apenas para não deixar de participar. Agora, recuperado e em forma, vou lutar para vencer a segunda etapa. Ano passado eu conquistei o título brigando etapa por etapa”, destacou.

Dentro do seu planejamento para correr o Campeonato Brasileiro, Barreto irá correr ainda neste mês de maio uma etapa do Campeonato Paulista para ganhar ritmo. “É uma competição muito forte. Então, como estou precisando pegar um ritmo para o Brasileiro, vou correr a etapa do mês de maio. Grandes pilotos disputam a competição e será uma grande oportunidade para correr ao lado dos adversários”, explica.

Guilherme Barreto acredita que deve chegar em grande forma ao Campeonato Brasileiro, que acontece no mês de julho. “Infelizmente destruíram o Kartódromo de Natal e estou treinando em Pernambuco, que me oferece uma boa estrutura. Por isso mesmo, preciso participar de muitas competições para seguir com um ritmo forte. Mesmo com o tempo parado em função da lesão, acredito que posso fazer um grande Brasileiro. Quero buscar esse título e seguir meu planejamento de carreira”, comenta o piloto.

Khrystal faz show no Teatro Riachuelo

Cantora potiguar apresenta show Dois 
Tempos dia 02/05, às 21h. Ingressos 
já estão à venda

Depois de emocionar milhares de brasileiros num programa de televisão de veiculação nacional, a cantora/compositora potiguar Khrystal faz seu primeiro grande show em solo papa-jerimum. A apresentação de Dois Tempos – título do seu trabalho mais recente – acontece dia 02/05, às 21h, no Teatro Riachuelo. Os ingressos já estão à venda na bilheteria do teatro e no site www.ingressorapido.com.br.

No repertório, estarão músicas de Dois Tempos, 2º CD da artista, e canções de Geraldo Azevedo, Alceu Valença e do potiguar Severino Ramos. Além disso, Khrystal fará um bis das músicas que interpretou de maneira visceral no reality show "The Voice Brasil": "Morô" (composição própria) e "A Carne" (Seu Jorge/Marcelo Yuka/Ulisses Capelletti).

À banda base que sempre acompanha a cantora, se unirá um naipe de sopros comandado por Gilberto Cabral e o sanfoneiro Bruno Cirino, que gravou todas as sanfonas do disco. Para Khrystal, será o momento de mostrar aos conterrâneos o que aconteceu com ela e como ela está depois da participação no reality, num show que será o mais importante desde que voltou a pisar em paragens potiguares.

Sobre Khrystal
O gosto de Khrystal Glayde Saraiva pela música começou aos 17 anos, quando já cantava em bares de Natal. “Meia Dúzia de Seis” (2005) foi seu primeiro CD, ainda demo. Do projeto Retrovisor, feito com mais quatro grandes talentos potiguares, surgiu o CD coletivo “Pra Que Serve a Música”. Mas o primeiro trabalho próprio e autoral veio em 2007, com “Coisa de Preto”, uma ode à música brasileira que a fez ganhar Brasil e mundo – incluindo shows em São Paulo, Rio de Janeiro e Lisboa e participações em programas de TV nacionais.

Em 2012, Khrystal pariu seu mais recente rebento: “Dois Tempos” (2012), que tempera ritmos regionais como coco, xote e baião com pitadas de guitarra. O trabalho, recorde de vendas no mercado local, evidenciou ainda mais o talento da cantora/compositora: foi destaque na revista Brasileiros, considerado um dos melhores lançamentos do ano por sites especializados, recebeu o prêmio Hangar de Melhor CD e a levou ao palco com Alceu Valença no projeto Grandes Encontros. A participação em 2013 no reality show veiculado pela Rede Globo também rendeu frutos. Suas interpretações encantaram o público brasileiro, nomes como Alceu Valença, Chico César e Glória Perez e Maria Gadú, os jornais  "Agora São Paulo" (São Paulo) e The Guardian (Inglaterra), e os sites Série Maníacos e Box de Séries – que elegeram sua apresentação como a melhor do mundo em realityes no ano de 2013.

Serviço:
O quê? Khrystal apresenta show “Dois Tempos”
Quando? 02/05, às 21h
Onde? Teatro Riachuelo (shopping Midway Mall)
Como comprar ingresso? Na bilheteria do teatro ou no site www.ingressorapido.com.br
Site oficial: www.khrystal.com.br

Rastafeeling e Mc Priguissa serão atração de véspera de feriado no Armazém Hall

Todo trabalhador merece um break 
para a diversão. A festa “Eu não 
nasci pro trabalho” agita a noite 
da véspera do feriado do Dia do 
Trabalho, na próxima 
quarta-feira, 30 

As bandas Rastafeeling, Mc Priguissa, Dj Missigena e banda Homem de Pedra (DF) comandam a festa, que acontece no Armazém Hall, às 22h.

Ingressos ao preço de R$ 10,00 com nome na lista. Basta enviar o nome para o e-mail listarastavip@hotmail.com . Ingressos na hora R$15,00 (até meia noite).

Vendas: 9410.0660
Informações: Telepesquisa (3620.5262)


ESPORTES

ABC CONQUISTA A PRIMEIRA VITÓRIA NA SÉRIE B

Jogando em Santa Cruz, o ABC venceu a primeira partida no Campeonato Brasileiro da Série B e fez 1 a 0 contra o Boa Esporte, no último sábado. O gol do triunfo alvinegro no estádio Iberezão foi marcado pelo lateral-direito Patrick, em cobrança de falta efetuada aos 37 minutos do primeiro tempo. Com o resultado, os comandados de Zé Teodoro chegam aos quatro pontos, já que empataram, na rodada inaugural, com o Santa Cruz-PE, pelo placar de 1 a 1, assumindo a quarta colocação na tabela de classificação. Na próxima rodada, o ABC terá pela frente o clássico-rei, em jogo contra o Améria na Arena das Dunas. O embate ocorre no dia 3 de maio, às 16h20.

AMÉRICA PERDE INVENCIBILIDADE DE 13 JOGOS

O América deixou escapar no sábado a sua série de vitórias sob o comando do técnico Oliveira Canindé, jogando contra o Oeste-SP no estádio dos Amaros. O time paulista derrotou o Alvirrubro por 2x1 com um gol do atacante Borebi, já nos acréscimos. Os outros gols da partida foram marcados pelo meio campo Jeferson Paulista e pelo atacante Cleber, do América. Com a derrota o Mecão caiu para o sexto lugar, com três pontos.

NA QUARTA-FEIRA TEM DECISÃO DO ESTADUAL

Na próxima quarta-feira tem a decisão do Estadual entre América x Globo na Arena das Dunas, será o campeão do segundo turno contra o campeão da Copa FNF e primeiro turno. Leambrando que o Globo já está com o calendário de 2015 fechado com Copa do Brasil e Copa do Nordeste e com a Série D do Brasileiro deste ano.

CORINTHIANS BATEU O FLAMENGO NA DESPEDIDA DO PACAEMBU

Em um domingo sentimental para o corintiano, que pode ter dado seus últimos gritos de gol no Pacaembu, o time de Mano Menezes completou a festa de mais de 39 mil pessoas que foram ao estádio municipal. Com gols de Guilherme e Gil, a equipe alvinegra fez 2 a 0 e, embora não tenha encantado, venceu o Flamengo por 2 a 0. O resultado deixa o Corinthians com quatro pontos e na terceira colocação no Campeonato Brasileiro, enquanto o Flamengo permanece com apenas um, aparecendo em 15º lugar.

BOTAFOGO REAGE COM SHEIK E ARRANCA EMPATE CONTRA O INTER

O Botafogo foi valente e mostrou força neste domingo no Maracanã, diante do Internacional, que abriu 2 a 0 no primeiro tempo, gols de Rafael Moura. O Alvinegro voltou diferente para a etapa complementar e contou com um Emerson Sheik inspirado para arrancar um empate. O atacante marcou o primeiro e cruzou na medida para Zeballos dar números finais à partida. Com o resultado, o Botafogo soma seu primeiro ponto no Campeonato Brasileiro e pula para a 16ª colocação, amenizando a crise vivida em General Severiano. Já o Internacional, chega aos 4 pontos, e caiu para a 6ª posição

SÃO PAULO EMPATA COM O CRUZEIRO COM GOL NO FINALZINHO DO JOGO

Em um jogo de poucas chances, o São Paulo arrancou um empate do Cruzeiro, em Uberlândia, pela segunda rodada do Brasileirão. Os mineiros contaram com um gol Júlio Baptista, revelado no Morumbi, que usou contra Rogério Ceni seu próprio veneno: as cobranças de falta. No finalzinho, porém, veio o empate tricolor em lance de bola parada. O resultado levou o clube mineiro, atual campeão a dois pontos nas duas primeiras rodadas, enquanto o São Paulo assumiu a vice-liderança com quatro pontos.

FLUMINENSE É O LÍDER DO BRASILEIRO

O tricolor carioca venceu o Palmeiras por 1 a 0, gol de Rafael Sobis, e assumiu a liderança do Brasileirão com seis pontos, em dois jogos. Os outros resultados da segunda rodada do Brasileirão ficaram assim: Coritiba-PR 0 x 0 Santos-SP, Vitória-BA 2 x 2 Atlético-PR, Goiás-GO 1 x 0 Criciúma-SC, Figueirense-SC 0 x 2 Bahia-BA, Sport-PE 2 x 1 Chapecoense-SC, Grêmio-RS 2 x 1 Atlético-MG.

NÃO DEU PARA O BRASILEIRO GLOVER TEIXEIRA NA LUTA CONTRA O PODEROSO JON JONES

Jon Jones se isolou no topo da lista de atuais campeões do UFC na madrugada do domingo. O campeão defendeu o cinturão dos pesos-meio-pesados pela sétima luta consecutiva, maior série de vitórias de um campeão em atividade na companhia no momento, ao derrotar Glover Teixeira por decisão unânime dos jurados (triplo 50 a 45) no evento principal do UFC 172, em Baltimore (EUA). O lutador americano ainda precisa de três triunfos, porém, para igualar Anderson Silva como campeão com maior sequência de vitórias.

BRASILEIRO DANIEL ALVES RESPONDEU DE FORMA INUSITADA AOS ATOS DE RACISMO NA EUROPA

Mais um caso de racismo no futebol espanhol. Antes o alvo havia sido Neymar, desta vez, Daniel Alves. O jogador, na partida contra o Villarreal, se dirigia para cobrar o escanteio e teve bananas arremessadas contra si pelos torcedores rivais. Ao invés de parar a partida, o camisa 22 do Barcelona descasou e comeu a fruta e seguiu na partida.

NATAL ESTÁ EM SEGUNDO LUGAR NA OCUPAÇÃO DE HOTÉIS PARA A COPA DO MUNDO

O cenário para a Copa do Mundo que era visto como negativo pela hotelaria de Natal, com a devolução de 60% a 80% dos apartamentos reservados pela Fifa, já começa a dar sinais de mudança, ao menos para as grandes redes. Em estudo realizado entre a segunda e a terceira semana de abril, o Fórum de Operadores Hoteleiros no Brasil (FOHB) identificou que entre as redes de Natal há registro de 81% de vendas concretizadas, colocando a capital potiguar na segunda colocação entre as sedes que mais venderam diárias. O índice só é inferior ao do Rio de Janeiro, onde chega a 87%

UFRN INAUGURA AMANHÃ NOVO PARQUE ESPORTIVO

A UFRN inaugura amanhã (29), o Parque Poliesportivo do Campus Central. A estrutura faz parte das metas propostas pela Universidade, quando a Instituição se candidatou para funcionar como campo oficial de treinamento do Campeonato Mundial de Futebol. Com investimento de R$ 10 milhões, provenientes do Ministério do Esporte e o restante investimento da própria UFRN, a obra é constituída por uma pista de atletismo de alto rendimento, um campo de futebol, e a renovação do sistema elétrico do parque.


DIVERSOS

NOTA: SINPOL-RN lamenta morte de policial civil e culpa falta de investimentos na Segurança

É com muita tristeza que toda Diretoria do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública se pronuncia sobre a morte do agente Ilfran André Tavares de Araújo, de 51 anos. O policial civil, assim como centenas de cidadãos do Rio Grande do Norte, perdeu para a violência que só cresce em todo o Estado, principalmente, pela falta de investimento na Segurança Pública.

O Rio Grande do Norte vive um momento de sucateamento de duas importantes instituições, que são a Polícia Civil e o ITEP. Isso gera efeito direto sobre a impunidade e a violência. Sem efetivo, estrutura de trabalho e materiais básicos, os crimes não são investigados e, consequentemente, o número de homicídios está crescendo.

Infelizmente, o cidadão potiguar, seja policial ou não, está entregue a própria sorte. Qualquer um que sai de casa está sujeito a se deparar com marginais assassinos. O policial Ilfran André, na tentativa de defender sua irmã desses criminosos, acabou sendo baleado na cabeça e não resistiu.

Além dessa realidade de impunidade e aumento da violência, o SINPOL-RN denuncia que os homicídios registrados no período da noite não estão sendo investigados de imediato. Isso porque a maioria dos crimes acontece nesse horário e são apenas duas equipes de plantão para toda a Natal e região metropolitana. Além disso, o ITEP está funcionando sem médico legista no plantão noturno, durante vários dias no mês, o que prejudica perícias e liberação de cadáveres, bem como exames em pessoas vivas, como em casos de estupros.

Ou seja, vivemos um momento de guerra e nós, que fazemos a segurança pública, estamos desarmados. O resultado é que toda a sociedade está perdendo essa guerra.

A Diretoria do SINPOL-RN lamenta profundamente a morte do policial Ilfran, que era um agente engajado nas lutas da categoria. Estamos à disposição e nos solidarizamos com toda a família do nosso companheiro.

O APC Ilfran André Tavares de Araújo era lotado na Delegacia Especializada em Acidades de Veículos (DEAV). O corpo dele será velado, a partir do meio dia, no Centro de Velório da avenida São José.


Professoras de Ipanguaçu apresentam experiências pedagógicas em evento internacional

Realizada entre os dias 23 e 25 
no IFRN Campus Natal – 
Central, a segunda edição do 
Seminário Internacional 
Diálogos com Paulo Freire 
propôs discussões em torno do 
tema “Ensinar, aprender: 
leitura do mundo e leitura da 
palavra”. 

O evento, que tem realização do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN em parceria com IFRN e UFRN, configura-se como um espaço de debates e diálogos que amplificam a discussão em torno do fazer e do refletir pedagógico a partir do pensamento freireano, da ótica libertária que o Patrono da Educação Brasileira, Prof. Paulo Freire, tanto difundiu.

Agentes penitenciários votam indicativo de greve nesta segunda-feira

Os agentes penitenciários do Rio Grande do Norte vão se reunir em assembleia, na tarde desta segunda-feira (28), e um dos pontos será a votação de um indicativo de greve, em virtude da insatisfação da categoria com a atual situação do Sistema Penitenciário do RN. A assembleia geral da categoria está marcada para as 16h, no Centro Administrativo, em frente à Coordenadoria da Administração Penitenciária (Coape).

Secretária de Saúde de Ipanguaçu convoca população para vacinação contra a gripe

A Prefeitura de Ipanguaçu através da Secretaria Municipal de Saúde deu início neste último sábado(26) a campanha nacional de vacinação contra a gripe. Com o tema: “Vacinação contra a gripe: você não pode faltar” contou com as Unidades Básicas de Saúde (UBS) abertas para o “Dia D”.

Zé Júlio anuncia a pavimentação de novas ruas em diversos bairros de Antonio Martins

Além do novo calçamento no entorno da Escola Infantil Aldeniza Nunes de Carvalho, cuja entrega está programada para o dia 08 de junho, às 10h, o prefeito de Antonio Martins, Dr. Zé Júlio, anuncia investimentos na pavimentação de outras 10 ruas e avenidas localizadas em diversos bairros da cidade.

MPF investiga concursos da EBSERH no Rio Grande do Norte

Procuradores se reunirão com 
representante da empresa 
que administra hospitais da 
UFRN

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) vem investigando um total de 41 representações recebidas quanto a supostas irregularidades ocorridas nos três concursos promovidos em fevereiro pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) no estado, destinados a preencher vagas nas maternidades Ana Bezerra (localizada em Santa Cruz), Januário Cicco (Natal) e no Hospital Universitário Onofre Lopes (também na capital).

DIEESE APONTA CRESCIMENTO EXPRESSIVO DO SETOR AGROPECUÁRIO NO RN

Estudo mostra que agropecuária 
foi a atividade que mais cresceu 
no Estado na última década

O Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos – DIEESE e o Sindicato dos Auditores Fiscais do RN apresentam nesta terça-feira (29/04) um estudo sobre a evolução do ICMS no Rio Grande do Norte. No documento, um dos destaques é o desempenho do setor agropecuário potiguar. Nos últimos 13 anos, o crescimento da atividade foi de 217%, o que representa uma participação superior a 20% do ICMS arrecadado no Estado.

COMITÊ DO FÓRUM SOCIAL MUNDIAL E DO FÓRUM MUNDIAL DE DIREITOS HUMANOS PROMOVEM SEMINÁRIO EM NATAL

Será realizado em Natal, o Seminário de Convergência “Educação, Direitos Humanos e Mídia no Contexto das Lutas Sociais” amanhã, dia 29, das 14h às 18h, no Plenarinho da Assembléia Legislativa do RN.

O Seminário contará com as presenças nacionais de Salete Valesan Camba, da Flacso Brasil/Conselho Internacional do FSM e do FME; Rildo Marques,do MNDH Nacional e doComitê FMDH, Rita Freire da Ciranda Internacional; do FMML e do Conselho Nacional da EBC, Fábio Beloni, da ABRASME, Associação Brasileira de Saúde Mental e ainda representantes regionais do Comitê FMDH-PE e do MNDH-PE.

Proposição de vereador de Natal garante publicação de presença de vereadores em plenário

O Vereador Sandro Pimentel (PSOL) teve aprovado Decreto Legislativo que dispõe sobre a publicação mensal da frequência dos vereadores no site da Câmara. A medida visa dar acesso ao cidadão natalense sobre informações que, natuaralmente, deveriam ser públicas. Agora, a população tem maiores condições de cobrar sobre a presença ou falta de seus representantes durante a votação de uma matéria polêmica, por exemplo.

Saúde Pública, boa notícia

A Psoríase, que afeta, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia-SBD, aproximadamente 3% da população mundial, tem tratamento em Natal pela rede pública de saúde. O tratamento tem um custo estimado em 150 mil reais por ano para cada paciente e é disponibilizado gratuitamente à população pelo Governo Federal. Em Natal, o atendimento gratuito é oferecido na Policlínica da Cidade da Esperança, pelo médico dermatologista especialista em Psoríase Dr. Sidney Augusto, que atende cerca de 30 casos por mês. Segundo a SBD/RN, os números da doença no estado apontam um crescimento: em três anos, o número de casos diagnosticados saiu de 3% para 5%.

A Psoríase se assemelha a muitas outras doenças e é bastante frequente entre homens e mulheres, principalmente na faixa etária entre 20 e 40 anos, podendo também ser diagnosticada em outras fases da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário