Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

sexta-feira, 25 de abril de 2014

NOTAS, COMENTÁRIOS E REPORTAGENS

Grupo de Marina espanhola sinaliza interesse em investir em Natal

O grupo Puerto Calero, controlador de quatro 
Marinas nas Ilhas Canárias, na Espanha, 
está com os olhos voltados para o litoral de 
Natal

O prefeito Carlos Eduardo, que cumpre agenda naquele país, convidou o presidente do grupo, Jose Calero Rodrigues, para conhecer a cidade e participar da licitação da futura Marina de Natal. Calero Rodrigues aceitou o convite e confirmou que virá em breve à capital potiguar.

Carlos Eduardo foi recebido pelo empresário, junto com o secretário-adjunto de Turismo de Natal, Murilo Felinto, e com o diretor da Casa do Brasil na Espanha, Cássio Romano. O grupo Puerto Calero Marinas tem hoje quatro Marinas em funcionamento nas Ilhas Canárias e vai inaugurar a quinta em Arrecifes, capital de Lanzarote, no próximo mês maio.

Durante a visita a uma dessas Marinas, o prefeito de Natal conheceu a estrutura composta de lojas de roupas, material náutico, bares, restaurantes e lojas de conveniência. Carlos Eduardo também teve acesso à área de atracação dos barcos. A Marina visitada pelo prefeito tem capacidade para receber 400 embarcações.

A estrutura vista em Lanzarote é o modelo que o prefeito deseja ver implantada na Marina de Natal. Desde sua gestão anterior, ele trabalha no sentido de dotar a cidade de uma Marina, por estar convicto do potencial do equipamento para alavancar o Turismo e, por consequência, a economia da cidade. “Estudos indicam que o turista náutico costuma gastar U$ 600,00 dólares diariamente, movimentando toda a cadeia produtiva do Município. Natal tem potencial para atrair esses investimentos e a Prefeitura está agindo para conquistar a Marina para nossa capital”, afirma o prefeito.

Voo charter
Em outra frente com o propósito de expandir o alcance turístico de Natal, Carlos Eduardo esteve com a diretora da agência Tui Espanha, Carmem Batista. O objetivo foi propor a implantação de um voo charter ligando as Ilhas Canárias a Natal. A ideia é oferecer através dessa linha aérea um pacote de sete dias na capital potiguar.

A Tui é a maior operadora turística do mundo, sendo responsável por mais de 30% do fluxo de turistas para as Ilhas Canárias, que hoje recebem aproximadamente 12 milhões de turistas anualmente. Os visitantes das Canárias são procedentes principalmente de países da Europa, como Inglaterra, França, Alemanha, Rússia e países Nórdicos. O tempo médio de permanência deles é de 15 dias e, com o produto que está sendo proposto, haveria uma conjugação com Natal para que esses turistas passassem sete dias na Cidade do Sol.

Carlos Eduardo saiu otimista do encontro com a diretora da agência. Ela mostrou interesse em ampliar para Natal sua oferta turística. A Tui possui dois escritórios no Brasil, um no Rio de Janeiro e outro em São Paulo. A proposta formulada por Carlos Eduardo será avaliada por um dos escritórios brasileiros, indicou Carmem Batista. O secretário-adjunto Murilo Felinto e o diretor Cássio Romano também acompanharam o prefeito na audiência com a representante da Tui.
...

Decisão do STF faz oposição cobrar imediata instalação da CPI

Em entrevista coletiva à imprensa no final da manhã desta quinta-feira (24), os presidentes do DEM e do PSDB, senadores José Agripino (RN) e Aécio Neves (MG) comentaram a decisão da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, de que seja instalada imediatamente a comissão parlamentar de inquérito (CPI) exclusiva para investigar denúncias na Petrobras. Para o democrata, a decisão da ministra esclarece qualquer duvida jurídica e a instalação da CPI se impõe.  “Nesse momento, o que se impõe é a instalação da CPI. A decisão da ministra dá um recado aos presunçosos que ousam fazer das leis instrumentos dos seus próprios interesses. Não são os partidos de oposição, é a sociedade brasileira que quer passar a Petrobras a limpo”, declarou Agripino.

COLÓQUIO DEBATE IMMANUEL KANT

O Programa de Pós Graduação em Filosofia (PPGFil/UFRN) e o Grupo de Pesquisa em Ética e Filosofia Política realizam o I Colóquio Kant Nordeste: Kant e Recepções, nos dias 28 a 30 de abril nos auditórios B e D do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA/UFRN). O evento conta com a participação de palestrantes vindos de várias universidades do país. Serão discutidos temas como: Rousseau, Rameau e Kant sobre música, harmonia e melodia; o direito e a ética em Bentham ; o conceito de filosofia em Kant; e as reflexões a respeito da descrição de Kant sobre o milagre nas Preleções sobre metafísica. As inscrições são feitas via Sigaa.

SETUR E EMPROTUR PARTICIPAM DE FEIRA INTERNACIONAL DA INDÚSTRIA DO TURISMO

A feira mais internacional da indústria do turismo no continente Americano, a World Travel Market Latin America 2014, segue até esta sexta-feira (25), no Transamerica Expo Center, em São Paulo. E a Secretaria de Estado do Turismo do RN (Setur RN) e a Empresa de Promoções Turísticas do RN (Emprotur) estão representadas no evento, que reúne ainda mais de 1.300 expositores de todo o mundo.

Mossoró: 1º mutirão DPVAT do ano terá 500 audiências e 1200 pessoas envolvidas

O primeiro mutirão de audiências de conciliação relativas às ações de cobrança do seguro DPVAT, em 2014, será realizado próximo dia 08 de maio, na Escola de Artes de Mossoró (antigo Colégio Municipal Joaquim da Silveira Borges). Situado na Avenida Alberto Maranhão, ao lado do Ginásio Pedro Ciarlini, no Centro da cidade, o local foi escolhido por conta da facilidade de acesso.

Shopping Cidade Jardim expõe Troféu do Campeonato Potiguar

Os apaixonados por futebol poderão visualizar de forma exclusiva o troféu do Campeonato Potiguar Chevrolet 2014, antes de ser levantado pelo campeão do futebol do Rio Grande do Norte. A peça está em exposição no Shopping Cidade Jardim, em Natal, na loja Sport Master, a partir desta sexta-feira (25). Os torcedores poderão conhecer de perto o tão cobiçado prêmio até às 12h da quarta-feira (30), quando será realizada a grande final do torneio.

MICHEL JACKSON ESTÁ VIVO OU NÃO?

Jornalista americana disse que sequer existe o nome de Michel na cripta dele no cemitério, que seu nome no atestado de óbito está errado, assim como no prontuário médico da entrada no hospital. Alem do fato do caixão nunca ter sido aberto, nem para a própria mãe. Segundo a jornalista, a farsa foi uma forma de Michel sair da falência e lucrar 300 milhões de dólares com a venda de 40 milhões de discos.

IGREJA CANONIZA JOÃO XXIII E JOÃO PAULO II

Milhares de peregrinos de todo o mundo se reúnem na cidade de Roma, Itália, no próximo domingo (27) para participarem da celebração durante a qual serão canonizados os Papas João XXIII e João Paulo II. A celebração, presidida pelo Papa Francisco, acontece na Praça de São Pedro, às 10 horas (5 horas da manhã, horário de Brasília). Entre os peregrinos está o Padre João Maria do Nascimento, pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, situada no Parque das Dunas, em Natal. Por intermédio do Padre Flávio Medeiros, do clero natalense e que está à disposição da Diocese de Roma, Padre João conseguiu uma permissão para, durante a celebração, se juntar a um grupo de 12 mil padres, que terá o privilégio de ficar mais próximo ao presbitério.

CAERN ESTÁ NEGOCIANDO OS DÉBITOS DOS CONSUMIDORES NO PROGRAMA DA AÇÃO GLOBAL

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) oferece, até este sábado (26), mais um ponto de atendimento aos clientes, dentro do programa Ação Global. No estande da Caern dentro no evento, que é realizado no Complexo Cultural de Natal, localizado na Avenida João Medeiros Filho (Estrada da Redinha), Zona Norte da cidade, os clientes poderão realizar a negociação de débitos, parcelamentos, pedidos de novas ligações de água, entre outros que são realizados nos escritórios da companhia. A programação, todos os dias, vai das 8h às 17h. Quem tiver interesse em ser atendido no local, importante que leve à conta de água ou número da matrícula do imóvel.

O SUPREMO ABSOLVEU O EX-PRESIDENTE COLLOR DE PECULATO E CORRUPÇÃO

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) absolveu ontem o ex-presidente da República e senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL) das acusações de peculato, corrupção passiva e falsidade ideológica. Segundo a denúncia do Ministério Público, Collor teria recebido propina de empresários do setor de publicidade em troca de benefícios em contratos. Conforme a acusação, o dinheiro era usado para pagar contas pessoais do ex-presidente, a pensão de um filho fora do casamento. As acusações de falsidade ideológica e de corrupção já estavam prescritas e, de qualquer forma, não poderia mais haver punição em razão do tempo decorrido dos fatos.

QUEM SE DEU MAL FOI A EX-PREFEITA DE MOSSORÓ CLÁUDIA REGINA

A Ministra Laurita Vaz, do TSE, se posicionou ontem ao mandado de segurança de Claudia devolvendo a decisão da candidatura(competência) para o TRE/RN. Como Claudia não ganhou um recurso e já perdeu várias no TRE, pode dar adeus definitivamente a sua candidatura e ao sonho de voltar a ser prefeita nos próximos anos em Mossoró.

ROBINSON FARIA REAFIRMOU ALIANÇA COM O PT

O pré-candidato nas eleições 2014, Robinson Faria (PSD) usou o Twitter para reafirmar a aliança com o PT. Robinson disse que está sendo questionado sobre a união dos partidos que devem compor chapa majoritária ao Governo do Estado e Senado. "Quero afirmar que a nossa união está cada vez mais consolidada e temos dialogado diariamente. Confio na construção dessa aliança que tem sido defendida pelo presidente do PT Eraldo Paiva com lealdade e transparência. Confio também nos deputados, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, lideranças e militância do PSD que defendem a aliança com o PT".

PEDIDO DE IMPEACHMENT DE ROSALBA É FUNDAMENTADO EM 30 CONDENAÇÕES NÃO CUMPRIDAS

Uma série de irregularidades na administração pública de Rosalba Ciarlini foi denunciado ontem pelo Movimento de Combate a Corrupção (Marcco/RN) a Assembleia Legislativa, para justificar o novo pedido de impeachment que a gestora estadual vai enfrentar. Basicamente, o Marcco reuniu o processo que gerou a condenação dela no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), sobre o uso do avião do Estado para participar da campanha mossoroense; as quatro ações civis públicas ingressadas pelo Ministério Público do RN pedindo a condenação de Rosalba Ciarlini por improbidade administrativa e, também, outras 27 condenações que o Governo Rosalba já sofreu na Justiça Comum e, simplesmente, não cumpriu nenhuma. "O Governo Rosalba vem descumprindo generalizadamente as ações civis públicas. São, pelo menos, 27 ações coletivas que não foram respeitadas", ressaltou o presidente da Associação dos Promotores, Eudo Leite, um dos integrantes do Marcco. Depois de entregue a Presidência da Assembleia, o pedido de impeachment será entregue, oficialmente, por Ricardo Motta à Comissão de Constituição e Justiça, que vai analisar a "admissibilidade" da matéria. Se for admissível, será levada ao plenário da Casa Legislativa, que vai decidir se abre ou não o pedido de impeachment contra a governadora e a afasta por 180 dias.

DECISÃO DO ESTADUAL TERÁ ÁRBITRO FIFA E ANTIDOPING

A diretoria do América pediu árbitro FIFA para a decisão do título estadual contra o Globo, no dia 30, na Arena das Dunas, além de exame antidoping. Segundo o presidente da CEAF, Ricardo Albuquerque, a arbitragem para a grande decisão do Estadual, vai ficar entre Héber Roberto Lopes e Ricardo Marques Ribeiro, ambos da FIFA.

ABC NEGOCIA COM LATERAL DO BAHIA

O ABC está trabalhando a contratação de Raul, lateral esquerdo do Bahia, que foi titular ano passado na temporada passada, mas que este ano teve uma queda de rendimento e perdeu a condição de dono da posição.O jogador tem 28 anos e jogou pelo Asa de Arapiraca , Votoraty, Guarani, Oeste, Ferroviária e Santo André, todos de São Paulo , além do Rio Verde de Goiás e Vitória da Conquista da Bahia.

ABC SE MUDA PARA SANTA CRUZ

Punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva com a perda de três mando de campo, por causa dos incidentes que aconteceram na partida diante do Palmeiras, na série B do ano passado, o ABC tem, a partir de hoje, uma nova casa na competição. Como parte da punição, o clube tem que mandar seus jogos com uma distância de 100 quilômetros de Natal, a direção abecedista optou pela cidade de Santa Cruz-RN.

POTIGUAR DE MOSSORÓ PERDE PARA O SANTA RITA NA COPA DO BRASIL

Ontem à tarde, o Potiguar perdeu para o Santa Rita em Boca da Mata no interior de Alagoas, por 2×0, gols de Reinaldo Alagoano de pênalti e Marlon. O detalhe do jogo é que o Santa Rita teve um jogador expulso logo no começo do primeiro tempo, mas o time mossoroense não soube tirar proveito. Agora, a direção do Potiguar tenta fazer o jogo da volta no estádio Nogueirão, mesmo que seja com portões fechados. No jogo da volta, o Santa Rita pode perder por até um gol de diferença. Vitória do Potiguar por 2 a 0, a vaga será decidida nos pênaltis, e o Potiguar se classifica direto com vitória por diferença de três gols.

LIGA DO NORDESTE NÃO CONFIRMA A INCLUSÃO DO MARANHÃO E PIAUÍ

Segundo o presidente da Liga Nordeste, Alexi Portela, disse ontem que a CBF não tem o poder de interferir na organização da copa sem levar em consideração o posicionamento da Liga. Portanto, os clubes do Maranhão e Piauí não serão inclusos na edição de 2014, exceto se a CBF bancar as despesas das equipes. "Não vale a pena acrescer o número de participantes, isso só iria diminuir a cota que cada um dos atuais participantes da copa têm direito a receber, fato que pode tornar a competição inviável para os clubes. A Liga é quem banca todas as despesas com a competição e da forma como está apresentada, nós só iriamos aumentar as nossas despesas", ressaltou Alexi Portela.

FELIPÃO ANTECIPA OITO CONVOCADOS PARA A COPA

O técnico da seleção brasileira, Luis Felipe Scolari desfez parte do mistério que ronda a relação dos 23 convocados para a Copa do Mundo. Ontem, Felipão participou de um evento em São Paulo, e revelou os oito jogadores confirmados para o mundial: Oscar, Paulinho, Ramires, Willian, David Luiz, Júlio César, Thiago Silva e Fred.

E POR FALAR EM COPA, FANFEST EM NATAL JÁ TEM 37 ATRAÇÕES

Entre os dias 12 de junho e 13 de julho será realizada a Fan Fest em Natal, festa gratuita para a população e turistas que visitam a cidade durante a Copa do Mundo. Até o momento, 37 atrações, em todos os estilos, já foram confirmadas, entre elas, banda de renome com Araketu e Oludun, além de grandes artistas da terra. O local será próximo ao Forte dos Reis Magos.

LEVIR CULPI É O NOVO TÉCNICO DO ATLÉTICO-MG

O Atlético-MG não ficou nem 24 horas sem comandante. Depois de demitir o técnico Paulo Autuori, ontem, o Galo agiu rápido e já acertou com Levir Culpi para a sequência da temporada. O confirmação do acerto foi feita pela assessoria do clube alvinegro. O treinador é velho conhecido da torcida alvinegra e vai assumir o time pela quarta vez. Na primeira passagem, em 1994 e 1995, foi campeão mineiro. Em 2001 voltou ao Atlético-MG, mas deixou a equipe no ano seguinte, sem conquistar nenhum título. Levir Culpi voltou ao Galo em 2006, quando teve sua melhor passagem, sendo campeão da Série B de 2006 e estadual em 2007.

Resultado de Loterias - CAIXA

Q U I N A
Concurso : 3472
Data : 24/04/2014
NÚMEROS SORTEADOS:
07  -  38  -  57  -  66  -  73

T I M E M A N I A
Concurso : 567
Data : 24/04/2014
Resultado das dezenas sorteadas (ordem crescente)
01 - 05 - 25 - 39 - 40 - 57 - 77

Semopi solicita antecipação de obras de recuperação do Viaduto do Baldo

O secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Tomaz Neto, informou na tarde desta quinta-feira (24), em coletiva de imprensa realizada na sede da secretaria, que as obras de restauração do Viaduto do Baldo serão antecipadas, começando nesta sexta-feira (25) com a início dos serviços de escoramento do canal que passa por baixo da estrutura do equipamento. Esse trabalho tem a previsão de durar cinco dias úteis. Após a finalização dessa etapa da obra, Tomaz Neto disse que vai solicitar junto à justiça a liberação do tráfego nas Avenidas Deodoro da Fonseca e Rio Branco.

USB Mirassol abre campanha de vacinação e realiza Feira da Saúde neste sábado

Em parceria com o Lions Clube Natal, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Unidade Básica de Saúde (USB) Mirassol, abre neste sábado (26), Dia de Mobilização Nacional, a Campanha de Vacinação contra a Gripe em Natal. Em todo o país, a campanha prossegue até o dia 09 de maio com o objetivo de vacinar 80% de um quarto da população brasileira, o equivalente a 49 milhões de pessoas.

Fátima coordena audiência que discute reflexos da ditadura na educação

A deputada federal Fátima Bezerra (PT) coordenou nesta quinta-feira (24) audiência pública, na Câmara dos Deputados, cujo tema trata dos “Reflexos do Golpe Militar na Educação Brasileira”. A discussão é uma iniciativa da Comissão de Educação e Cultura. “É muito importante que se faça um registro desse período que trouxe graves retrocessos para o país.  A audiência teve um caráter de natureza histórica para que as gerações futuras tenham condições de compreender melhor o que significou esse período, quando o país viveu sob a égide da ditadura militar”, frisou a deputada.

Prefeito de Barcelona (RN) responderá a processo penal por desvio de recursos federais
Carlos Zamith de Souza, junto a Agaci de Souza Filho, é réu em ação penal proposta pelo MPF por irregularidades na execução de convênio firmado com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Foi recebida pelo Pleno do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), por unanimidade, denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o atual prefeito do município de Barcelona (RN), Carlos Zamith de Souza. Ele é acusado, juntamente com seu irmão, Agaci de Souza Filho, ex-secretário de finanças, de irregularidades na aplicação de verbas públicas federais destinadas à construção de escola e compra de material escolar. Os recursos, totalizados em mais de 50 mil reais, foram repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em 1998, quando Carlos Zamith exercia outro mandato de prefeito daquele município.

RIO GRANDE DO NORTE ESPERA VACINAR 769 MIL PESSOAS CONTRA A GRIPE

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) espera que um público superior a 769 mil pessoas compareça às unidades de saúde de todo o estado no período de sexta-feira (25) até o dia 9 de maio para participar da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza que tem como tema “Vacinação contra a gripe: você não pode faltar”.

PREFEITURA DE IPANGUAÇU INICIA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE COM “DIA D” NO SÁBADO

Teve início nesta terça-feira(22) em todo o Brasil a campanha nacional de vacinação contra a gripe que traz como tema, “Vacinação contra a gripe: você não pode faltar”. A mobilização por todo território nacional teve início esta semana, mas com o atraso na distribuição das doses em todo o Rio Grande do Norte pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) o município de Ipanguaçu dará inicio a campanha durante o "Dia D", marcado para este sábado(26).

MPF RECORRE AO TRF PARA ADEQUAR CARGA HORÁRIA DOS PROFESSORES DA UFRN

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) ingressou com um recurso junto ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife, para que a Justiça Federal reconheça a necessidade de que a carga horária mínima dos professores da UFRN não seja estabelecida em forma anual e sim em regime semanal, fixado em oito horas, conforme determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Condomínio Palm Springs recebe Passeio “Experience” da PG Prime

NESTE SÁBADO, dia 26, cerca de 50 carros inscritos no passeio "Experience" organizado pela PG Prime serão recebidos com almoço e lazer no Condomínio Palm Springs, da Ritz Brasil em Muriú. Além do passeio, os convidados poderão desfrutar do Espaço Viver Bem (na academia de ginástica do condomínio), idealizado especialmente para o evento com agrados como massagem shiatsu, massagem relaxante, hidratação facial e alongamento. Além da piscina, quadra de tênis, vôlei e futebol que o condomínio disponibiliza para os mais dispostos. O almoço será servido no final do passeio e alegrado com o samba de mesa do grupo Mesa 12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário