Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Prefeito de Extremoz inaugura nova sede da Colônia de Pescadores, Bomba de Óleo e Câmara Frigorífica em Pitangui






Sobre a assinatura da Ordem de Serviço para as obras de saneamento de Contendas, Pitangui, Graçandu e Barra do Rio, o superintende da Funasa do RN, Antonio Barbosa, disse que foi uma grande batalha do prefeito Klauss Rêgo

O prefeito de Extremoz, Klauss Rêgo, acompanhado do senador Garibaldi Filho, superintende da Funasa do RN Antonio Barbosa, superintendente do Ministério da Pesca no RN, Abraão Lincoln Júnior, Juscelino Oliveira, representante dos pescadores e do presidente da Colônia, Alexandre Ferreira, inaugurou na manhã desta sexta-feira, 10, a nova sede da Colônia de Pescadores, Bomba de Óleo e Câmara Frigorífica em Pitangui. A cerimônia contou com a participação da Banda de Música de Extremoz, que tocou o hino Nacional e do município.

“A iniciativa da Prefeitura de Extremoz foi brilhante porque a produção do pescado terá mais qualidade e possibilita subsídio para o óleo combustível dos barcos pesqueiros em 33%”, disse o superintendente do Ministério da Pesca no RN, Abraão Lincoln Júnior. “O desconto no preço do óleo diesel será importante porque no final do ano os pescadores terão dinheiro para dar manutenção nos seus barcos”, ressaltou Abraão, informando que existe um projeto do Governo Federal para renegociar as dívidas do setor e também financiar compra de embarcações em bancos oficiais.

Estavam presentes ao evento várias autoridades e políticos, entre eles, os vereadores de Extremoz Leila Cristina (representando a Câmara Municipal), Jaeudes Xavier, Evio Farias e Bruno Diniz, além de Adriano Veras (Secretário de Agricultura e Pesca), Rosângela Maria (presidente da Colônia de Natal) e Edson Zumba (representante da Emater).

Luta

“Vamos lutar para que tudo funcione. Peço a todos os pescadores para colocarmos tudo para frente”, pediu o presidente da Colônia, Alexandre Ferreira. “O pescador precisa ser sempre ouvido pelas autoridades. Conseguimos apenas 194 mil reais para esta construção e compra da bomba, mas o prefeito Klauss conseguiu mais de 300 mil reais de recursos próprios da prefeitura para concluirmos a obra”, revelou Juscelino Oliveira, representante os pescadores. “Este projeto é um sonho dos pescadores! Isto aqui é um exemplo”, completou Juscelino.

Sobre a assinatura da Ordem de Serviço para as obras de saneamento de Contendas, Pitangui, Graçandu e Barra do Rio, o superintende da Funasa do RN Antonio Barbosa, disse que foi uma batalha grande do prefeito Klauss Rêgo. Ele também informou que a obra vai custar cerca de 16 milhões de reais. “O saneamento tem valor para a saúde para incrementar a indústria do turismo”, lembrou Barbosa. “Extremoz teve o maior projeto aprovado no Estado, entre os 14 que conseguiram recursos. O início de uma nova era para o turismo nas praias potiguares”, concluiu Barbosa.

Portas abertas

“Vamos abrir as portas para todas as praias do Litoral Norte. Que o subsídio venha logo! Antes, Extremoz não tinha recurso nenhum. Começamos a luta pela área da saúde; construímos postos de Saúde e temos hoje um hospital de capacidade média, bancado pela prefeitura. Este mês o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) veio zerado. Fazemos as coisas com poucos recursos, mas sempre contamos com a ajuda de Garibaldi Filho e Henrique Alves para conseguirmos recursos federais”, informou Klauss Rêgo.

“Tínhamos muitas casas de taipa”, disse o prefeito, emocionado. “Erradicamos todas elas; trocamos para casas de alvenaria. Tínhamos que mudar e trazer o melhor para o nosso município. Recuperamos e ampliamos as escolas, inclusive colocando ar condicionado em todas. Falta apenas a conclusão de quatro escolas. Construímos uma creche modelo e recuperamos outra, da gestão anterior, também modelo, cuja liberação se arrastava há anos no FNDE. Asfaltamos várias estradas, inclusive a de Estivas para Ceará-Mirim, para dar nova vida aos agricultores do município”, revelou Klauss.

“Estou dando aqui a vara de pescar para darmos fim ao atravessador, porque o pescador terá tempo de estocar bem o seu produto para negociar melhores preços”, disse o prefeito. “A Colônia, a Bomba de Óleo e a Câmara Frigorifica, nestas condições, é o primeiro conjunto do Rio Grande do Norte. Os pescadores vão ter a concessão para administrar e devem administrar bem, tomar conta direitinho porque haverá fiscalizações”, informou Klauss.

Saneamento

“Daqui a pouco vamos assinar a Ordem de Serviço para o saneamento de Contendas, Pitangui, Graçandu e Barra do Rio, que trará inúmeros benefícios para o desenvolvimento do turismo. Isso significa emprego; vamos dar empregos ao nosso povo em primeiro lugar”, desejou. “Extremoz cresceu muito e o IBGE precisa fazer um novo censo. O último, feito em 2010, revelou que tínhamos 24 mil habitantes. Hoje, devemos ter cerca de 40 mil”, encerrou Klauss Rêgo.

O senador Garibaldi filho, último orador, iniciou sua fala pedindo palmas para Klauss. “Ele está realizando uma grande administração. Dificilmente outro gestor chegou perto do que Klauss vem fazendo por Extremoz”, disse Garibaldi. “O pescador é explorado quando não tem uma câmara frigorífica e, além disso, uma bomba de óleo” ressaltou o senador. “Com o saneamento destas praias Extremoz vai crescer com o turismo porque a turista precisa se sentir bem. Acredito no futuro de Extremoz, principalmente por causa de Klauss Rêgo”, concluiu Garibaldi. (LS).




































Nenhum comentário:

Postar um comentário