Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Pesquisa com uso de água vai à final do Prêmio Santander e será defendida em SP ​


O projeto de estudantes do Programa de Pós-graduação em Manejo de Solo e Água da Universidade Federal Rural do Semi-Árido chega à fase final do Prêmio Santander Universidades com duas boas notícias para comemorar. A proposta conseguiu chegar à fase final da votação pelo Júri Popular e ainda foi selecionada pelo Júri Acadêmico para ser defendida em um comitê técnico do Banco Santander.

A defesa será feita pela estudante Jucirema Ferreira da Silva, em São Paulo, no próximo dia 04 de novembro. Enquanto isso, já está disponível no site de compartilhamento de vídeos – Youtube – um minidocumentário apresentando o projeto da Ufersa para visualização. O Prêmio Santander Universidade recebeu 20.106 projetos de 1.067 Instituições de Ensino Superior e apenas 15 estão na fase final.

O grande vencedor da categoria Júri Popular será o que obtiver o maior número de visualizações. Ajude os nossos estudantes nessa empreitada acessando AQUI.

O Projeto - Os estudantes apresentaram uma iniciativa piloto para o Projeto de Assentamento Santa Agostinha, localizado na cidade de Caraúbas, RN, com ações que envolvem a implantação e a comprovação de práticas integradas de convivência com a seca, perpassando por medidas como o saneamento rural; alternativas para a piscicultura, infraestrutura; vegetação, manejo da água; medidas de produção de energia; resíduos sólidos; capacitação profissional; assistência técnica e sensibilização da comunidade.

No trabalho, os autores defendem que “a oportunidade de negócio que o produto orgânico traz é o atributo de valor que este produto carrega, e que é reconhecido e valorizado pelo consumidor, podendo ser inserido em vários mercado como, por exemplo, no setor hoteleiro, trazendo uma diferenciação para o negócio, como a fidelização de clientes”, diz o texto da proposta.

A aplicação do projeto prevê execução e a fase avaliação para um período de 24 meses, com prazo de retorno variando entre 6 a 12 meses. A estudante Jucirema Ferreira defende o impacto positivo na vida dos agricultores. “O que nos inspirou, o que nos ajudou a pensar o projeto, foi a questão de minimizar os efeitos da seca na produção agrícola no Semiárido. A ideia é possibilitar que os agricultores tenham água para produção e não sofram tanto com os danos da estiagem”, explica Jucirema.

O trabalho da Ufersa é orientado pelos professores Nildo da Silva Dias e pela professora Jeane Cruz Portela. Essa é a 10ª edição do Prêmio Santander Universidades que irá premiar 5 projetos, sendo 4 oriundos da avaliação acadêmica e 1 do Júri popular. As equipes vencedoras ganharão 1 curso de Empreendedorismo (bolsa de estudos) na Babson College, em Boston nos EUA. Além disso, receberão a Mentoria da Endeavor, organização brasileira referência no tema Empreendedorismo e um Certificado de Ouro equivalente a R$ 100 mil para a execução do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário