Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Prefeitura de Extremoz realiza a 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente




Com o tema “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente”, a Prefeitura de Extremoz, por meio do Conselho de Direitos Humanos da Criança e do Adolescente e Secretaria de Assistência Social, realizou na manhã desta quarta-feira, 13, a 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente no auditório da Secretaria de Assistência Social.

O prefeito de Extremoz, Klauss Rêgo, abriu o evento dizendo que desde o início de sua primeira gestão, em 2009, buscava qualidade de vida para os extremozenses. “Melhoramos as condições de vida de nossa população”, iniciou. “Nada funcionava e hoje tudo funciona. A saúde era precária e por isso abrimos 15 Postos de Saúde. Desde setembro de 2012 nascem crianças no nosso hospital, que passou quase duas décadas sem serviço de maternidade”, informou o prefeito.

“Criamos o Centro de Reabilitação Infantil (CRI) para ajudar quem precisava, disponibilizamos duas vans para transporte de pacientes para a capital e na educação encontramos escolas sem merenda. Hoje todas as escolas e creches – temos 22 escolas e sete creches – todos têm merenda de qualidade”, disse Klauss.

Reformas

O prefeito informou que reformou todas as escolas, que agora dispõem de novas carteiras e ar-condicionado. “Estamos melhorando e nenhum município do Rio Grande do Norte tem escolas climatizadas. Além disso, treinamos os nossos professores e na área esportiva criamos os Jogos Escolares de Extremoz (Jemex), extensivo às escolas públicas e estaduais, que são convidadas a participar”, relatou.

“Na área da cultura criamos a Fundação de Cultura Aldeia do Guajiru em um prédio sucateado nas proximidades das ruínas da antiga Igreja Jesuíta, onde oferecemos várias atividades que contemplam crianças, jovens e adolescentes, como aula de dança e música, por exemplo,” concluiu o prefeito.

Após a fala do prefeito Klauss Rêgo cerca de 20 alunos do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da comunidade Malvinas fizeram uma apresentação tocando flautas interpretando música popular brasileira.

Assistência Social

A secretária de Assistência Social, Renata Rêgo, fez um balanço das ações de sua pasta em benefício da criança e do adolescente. Renata falou sobre o atendimento do CRAS, Creas e gestantes, bem como dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que em Extremoz atende a 340 crianças. “Nosso ideia é construir um grande centro e isso vai acontecer”, prometeu a secretária.

“Sempre estamos promovendo palestras e campanhas educativas em várias regiões, inclusive no período de Carnaval. Recentemente participamos de uma Audiência Pública na Câmara Municipal sobre o enfrentamento ao abuso sexual de crianças e adolescentes”, informou Renata.

“Trabalhamos contra o trabalho infantil, principalmente na região litorânea. O que queremos é que as nossas crianças e adolescentes participem das atividades da Fundação de Cultura Aldeia de Guajiru, que oferece aulas de dança, oficinas de teatro, aulas de capoeira etc.” Enfatizou a secretária.  Renata Rêgo concluiu sua participação informando que a Prefeitura de Extremoz erradicou todas as casas de taipa do município em busca de qualidade de vida.

Regimento

Jean Barros, presidente do Conselho da Criança e do Adolescente fez a leitura do Regimento Interno da 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O juiz José Dantas de Paiva, coordenador estadual da Justiça da Infância e da Juventude do RN (CEIJ) falou sobre os esforços em prol da criança e do adolescente. “Trata-se de uma área que me renovo a cada dia. Crianças e adolescentes não são o futuro do Brasil; elas são o presente!” Enfatizou o juiz.
“Se nos preocuparmos com as crianças e os adolescentes, teremos uma sociedade saudável e um futuro melhor”, completou.

José Dantas disse que estava há 20 anos à frente da Vara da Criança e da Juventude. "Por falta de intervenção do poder público muitas crianças e adolescentes, hoje adultos, ou morreram ou estão presos”, ressaltou. “A conferência é importante para rediscutir os direitos da criança e do adolescente. Será que fizemos a nossa parte?” Perguntou Dantas. “Precisamos sempre discutir esse tema e temos que assumir o papel de defensor, pois se cada um fizer a sua parte nós vamos melhorar a vida das pessoas”, defendeu o juiz José Dantas de Paiva, concluindo sua participação. (LS).

Fotos: Denis Cleber
























Nenhum comentário:

Postar um comentário