Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

terça-feira, 26 de maio de 2015

Carlos Eduardo se reúne com dirigentes da TAM para tratar da instalação de Hub no RN


O prefeito Carlos Eduardo saiu otimista da reunião que teve na manhã desta sexta-feira (22), junto com o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, na sede do grupo Latam, em São Paulo. O prefeito de Natal solicitou a reunião para ouvir diretamente dos representantes da empresa os planos para a instalação de um Hub (centro de conexões de voos) no Nordeste e convidou a bancada federal do Estado, representada pelos deputados Felipe Maia e Zenaide Maia, além de representantes das entidades empresariais do Estado.

O vice-presidente de Serviços da Latam, Frederico Germani, que coordena o projeto de instalação do Hub no Nordeste, fez uma apresentação mostrando a importância do investimento. Só a empresa estima investir R$ 3,9 bilhões no projeto, que deve gerar de 8 mil a 12 mil empregos diretos e indiretos. A empresa que opera em sete países da América do Sul está entre as 12 maiores do mundo em volume de cargas e movimento de passageiros.

Germani explicou que a decisão de fazer o Hub no Nordeste se dá pela estratégia de conectividade que a princípio permitirá fazer a ligação dos voos da América do Sul com 13 destinos na Europa. O projeto contempla ainda a criação de outros 18 voos domésticos e prevê, numa segunda etapa, a conexão entre a África e os Estados Unidos.

Os fatores decisivos na definição do aeroporto que receberá o Hub são os investimentos no aeroporto (pista e terminal com serviços para o usuário), a conexão entre o terminal e a cidade e a infraestrutura de hotéis próximos ao aeroporto, além de incentivos, benefícios e eficiência operacional.

O vice-presidente da Latam enalteceu as qualidades do aeroporto de São Gonçalo e falou da relação já existente com a Inframerica, que opera o aeroporto potiguar e também o de Brasília, onde a TAM já tem hoje seu Hub.

O prefeito Carlos Eduardo colocou a Prefeitura à disposição para colaborar com o projeto e mostrou que tanto as prefeituras, como as instituições privadas estão mobilizadas para que haja um alinhamento com os objetivos desse projeto pelo potencial que representa na geração de empregos. "Foi uma reunião promissora na qual tivemos a oportunidade de mostrar as condições positivas da nossa cidade como a melhor opção para receber esse grande investimento e colocar nossa disposição de firmar as parcerias necessárias para que se consolide".

Também o prefeito Jaime Calado colocou a prefeitura de São Gonçalo integrada, inclusive entregou uma cópia da legislação local que reduz a alíquota de ISS para 2% para atividades aeroportuárias e falou sobre o Plano Diretor local, que preserva as áreas próximas ao terminal.
Para o diretor da Latam, Frederico Germani, a reunião mostrou que o Rio Grande do Norte está mobilizado. "É importante que todos abracem esse projeto para que possa haver o alinhamento necessário ao eu sucesso".

Na próxima semana, será realizada uma reunião técnica com representes da empresa com todos os órgãos envolvidos. O prefeito Carlos Eduardo designou o secretário de Turismo, Fred Queiroz, para ser o interlocutor do Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário