Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Prefeito de Extremoz prestigia eleição e posse do deputado Henrique Alves, novo presidente da Câmara dos Deputados



O prefeito de Extremoz, Klauss Rêgo, prestigiou nesta segunda-feira, 04, em Brasília, a posse do novo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que foi eleito com 271 votos, enquanto Júlio Delgado (PSB-MG) teve 165 votos, Rose de Freitas (PMDB-ES), 47 e Chico Alencar (PSOL-RJ), 11 votos. Foram apenas três votos em brancos.


Acompanhando o prefeito Klauss, estiveram o seu vice, padre Edilson do Nascimento, secretário de Articulação Política, Newton Pereira e vereadores da bancada do prefeito, entre eles o presidente da Câmara, Joaz Oliveira, e os vereadores, Leila Cristina, Josias Farias, Évio de Farias, Demontieur Rocha e Fábio Vicente.


Henrique Eduardo Alves, que está no 11º mandato, era considerado o favorito na disputa. “O parlamento não foi feito para empurrar com a barriga, mas para decidir. Essa é a nossa proposta: fazer um parlamento respeitado, altivo, competente e afirmativo”, disse o novo presidente.

A eleição
O voto foi secreto, e ao contrário do Senado, o sistema é eletrônico. Os deputados usaram computadores - com tela sensível ao toque - distribuídos em 19 cabines, dez a mais do que na última eleição, para acelerar a divulgação do resultado.

O representante do PMDB-RN terá o poder de comandar votações importantes e um orçamento de quase R$ 5 bilhões previsto para este ano. E, ainda, o direito de sentar na cadeira da presidência quando a presidente e o vice estiverem fora do país.

O deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que está na Câmara há 42 anos, a Câmara por dois anos. Sua eleição sela o acordo feito no início de 2011 entre PT e PMDB, segundo o qual os dois partidos fariam um rodízio na presidência da Câmara, cabendo ao PMDB o segundo biênio.

Informações de Gilmara Costa / Internet / TV Câmara
Foto: Gabinete do Senador José Agripino / Mariana de Pietro - Brasília/DF

Um comentário: