Estatística produzida pela Justiça Eleitoral mostrou que a maioria dos candidatos ao pleito do Rio Grande do Norte têm ensino superior completo e estão na faixa entre 45 e 49 anos.
Dos 392 pedidos protocolados de registro de candidatura, 74 estão nesta faixa etária. Outros 65 candidatos têm entre 50 e 54 anos. Apenas seis candidatos estão na faixa etária entre entre 75 e 79 anos. E na faixa entre 20 e 24 anos são 13 candidatos.
Já no comparativo do grau de escolaridade dos candidatos, a grande maioria é composta por pessoas com ensino superior completo. São 191 nesta condição. Os cinco postulantes ao Executivo estadual (o deputado federal Henrique Eduardo Alves, o vice-governador Robinson Faria, o advogado Araken Farias, a sindicalista Simone Dutra e o professor Robério Paulino) têm ensino superior completo. Dos cinco candidatos ao Senado apenas um não têm esse nível de escolaridade. Situação semelhante a dos cinco candidatos a vice-governador, quando apenas um apresenta ensino médio incompleto.
Entre os 270 candidatos a deputado estadual, nove estão na condição de apenas “ler e escrever” e 4 têm ensino fundamental incompleto. Disputando uma vaga na Assembleia Legislativa, 120 pessoas têm ensino superior completo.
Na análise do quadro de candidatos a deputado federal, um está na condição de “lê e escrever” e três têm nível fundamental incompleto. Dos 97 postulantes às oito vagas de deputado federal, 51 têm ensino superior completo e 9 apresentam superior incompleto.
Os homens dominam as candidaturas. Das 392 pessoas que pleiteiam cargos eletivos no Rio Grande do Norte, 268 são homens.
Dos cinco candidatos ao Governo do Estado apenas uma é mulher, situação semelhante das cinco candidaturas a vice-governador. Já na análise do Senado, das cinco postulantes, três são mulheres.
Pela legislação eleitoral, todas as coligações da proporcional, tanto deputado estadual quanto federal, devem apresentar um mínimo de 30% de um gênero. Ou seja, a obrigatoriedade garante um mínimo de participação das mulheres, já que a maioria dos postulantes ao pleito é homem.
O Tribunal Regional Eleitoral começou o julgamento dos 392 pedidos de registro de candidatura. Cada um deles gera um processo que é analisado individualmente.
Há 97 pedidos de impugnação de registro, sendo 89 impetrados pelo Ministério Público Eleitoral. Na sessão de ontem da Corte, foram acatados os pedidos de registro dos comitês financeiro do PSDB, proposto pela Comissão Executiva Estadual; do PDT, proposto pelo Diretório Estadual e do PSD, para o cargo de governador.
Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário