Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Melhor aproveitamento funcional será viabilizado pela Rede de Talentos a ser implantada na Sesap

Uma Rede de Talentos, como instrumento de Gestão Estratégica de Pessoas, cuja operação auxilia para oferecer aos servidores oportunidades de almejar novas posições dentro da estrutura organizacional, foi apresentada, na última sexta-feira (17) ao titular da Secretaria de Estado da Saúde Pública, Luiz Roberto Leite Fonseca, e ao Secretário adjunto, Marcelo Bessa, pelo Coordenador de Recursos Humanos, Carlos Roberto Pintos Lopes. A novidade tem como pressuposto aprimorar os processos de recrutamento interno e desenvolvimento dos funcionários da pasta para a adequada ocupação de cargos técnicos e/ou gerenciais disponíveis, de extrema importância para oferecer aos servidores oportunidades de almejar novas posições dentro da estrutura organizacional do órgão.
Carlos Pinto procurou salientar a importância do desempenho da Rede de Talentos, que “surge da necessidade da atual gestão de Recursos Humanos da Sesap/RN de cobrir as carências de profissionais especializados em determinadas áreas da Secretaria”.
Lieda Amaral, professora da universitária e mentora do projeto, já instalou outras redes de talentos em diversos órgãos e instituições estaduais e federais sediados no Rio Grande do Norte e em vários ministérios. Ela mostrou-se gratificada por encontrar absoluta sintonia ao desenvolver o projeto no âmbito da Sesap.
“A equipe de colaboradores que me foi confiada pelo RH, em tempo recorde, não apenas entendeu o âmago do projeto, como o viabilizou”, informou Lieda. “A rede tratará de mostrar e fazer conhecer quem são as pessoas que a ela aderiu, suas capacidades e competências, e ainda, como aproveitá-las melhor no âmbito da Secretaria. Como sabemos, o primeiro e o último contato feitos com a instituição se dão pelo RH. E, assim, ele pode ter um banco de dados com o maior número de informações possíveis acerca de quem passa a ocupar um cargo, dos que trabalham na Sesap e de quem se desvincula da instituição”.
Carlos Pinto fez questão ainda de frisar que o arcabouço do projeto está encerrado, “o que vai colaborar excepcionalmente para o aproveitamento dos servidores nas suas áreas de competências, a partir das habilidades que cada um possui”, deixando para trás um tempo em que as capacitações técnicas de cada um não chegavam a ser plenamente utilizadas. E enfatizou que o real desempenho da Rede de Talentos só deverá acontecer a partir do mês de março, quando será realizada a assinatura e publicação de uma Portaria, pelo secretário Luiz Roberto Fonseca.
“Teremos uma exposição da Rede de Talentos em um site, onde se pode visualizar o currículo das pessoas, disponibilizados para consultas dos gestores. Após publicados os editais, cada servidor recebe um e-mail, e assim ele toma conhecimento dos cargos a serem ocupados. Com a rede, a gente pode tomar conhecimento de todo aquele que tem curso de engenharia civil, quantas línguas estrangeiras domina, enfim, o currículo profissional de cada um, que pode ir se enriquecendo a cada curso e a cada conquista. Basta dizer que começamos a trabalhar com o Banco de Dados da Avaliação de Desempenho da própria Sesap”.
O secretário mostrou-se encantado com a idéia da Rede de Talentos. “A idéia é fabulosa”, enfatizou. “Quero parabenizar a todos e a cada um dos elaboradores. Tanto que isto pode vir a mudar o paradigma em gestão pública no Estado, pois acaba com a simples indicação. Será uma mudança fantástica do ponto de vista da administração pública, das práticas que existem hoje, quando se irá escolher alguém pelo seu talento, e não por simples indicação política”.
Participaram ainda da reunião, os técnicos que elaboraram a ferramenta — Carlos Cavalcanti, Igor Ranier Barbosa da Silva, Michael Guedes da Silva, Pedro da Rocha Souza e os profissionais da Subcoordenadoria de Informática que auxiliaram no trabalho de produção — Ricardo Souza e Douglas Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário