O deputado federal Beto Rosado (PP) e o secretário estadual de Recursos Hídricos, Mairton França, participaram de reunião com o secretário Nacional de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração, Osvaldo Garcia. Na ocasião, foram apresentados o panorama atualizado da seca no Rio Grande do Norte e projetos de enfrentamento, com soluções a curto, médio e longo prazo.
Atualmente, a média de armazenamento dos reservatórios do estado é de 28,5% da capacidade, 4,5% abaixo da média do mesmo período do ano passado, que era de 33%. Além disso, 152 municípios permanecem em Situação de Emergência devido à seca, segundo decreto estadual.
O secretário Mairton França agradeceu ao deputado Beto Rosado por ter marcado a audiência e destacou a boa recepção do secretário nacional, Osvaldo Garcia, aos projetos apresentados pelo estado. Já o deputado ressaltou que vai continuar acompanhando em Brasília o andamento das demandas apresentadas, que incluem implantação de poços, recuperação de açudes, adutores e barragens.
“O apoio do governo federal é decisivo para que o estado consiga colocar em prática seus projetos de enfrentamento à seca. Mais que medidas paliativas, precisamos de obras estruturantes porque os nossos municípios convivem com a estiagem em estado permanente. Nessa direção, tenho sentido a sensibilidade do Ministério da Integração em nos ajudar”, destacou Beto Rosado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário