Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

IV Caminhada Pela Paz reúne milhares de pessoas na Zona Norte


Organizada pela Prefeitura do Natal por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) a IV Grande Caminhada Pela Paz reuniu na tarde deste domingo (21) milhares de pessoas na avenida Itapetinga zona norte da cidade. Adultos e crianças manifestaram de diversas formas o repudio a cultura da violência que vem crescendo assustadoramente e fazendo cada vez mais vítimas. Os participantes percorreram os 3,1 quilômetros até o ginásio Nélio Dias, onde o evento foi encerrado com um show do cantor e ativista pela paz Nando Cordel.

A secretária municipal de educação, Justina Iva, ressaltou em seu discurso na abertura do evento que os números da violência em Natal e no estado estão preocupantes. Segundo a titular da SME, Natal é a quarta capital mais violenta do Brasil, atrás apenas de Maceió, João Pessoa e Fortaleza. “Temos que dar um basta nesta violência que mata todos os dias pais de família, jovens e crianças. Natal está em quarto lugar no ranking da violência das capitais e isso tem que mudar urgentemente. A caminhada é uma forma que encontramos de mostrar que nossa cidade e estado precisam de mais paz para que possam voltar a ser um lugar tranquilo de se viver”.

O prefeito da cidade, Carlos Eduardo Alves recebeu durante todo o percurso o carinho de populares que faziam questão de cumprimenta-lo e parabeniza-lo pela atual administração da cidade. “Não podia deixar de prestigiar um evento tão importante como esse. Nossa cidade não pode se render a esta violência crescente que assombra nosso país. A violência não está apenas nas ruas, está também presente nos lares, destruindo muitas famílias”, ressaltou.

Para o idealizador e coordenador da ONG Movpaz, Clóvis Nunes, a realização da Caminhada é importantíssima porque chama a atenção da sociedade para uma cultura da paz, em vez de uma cultura da violência, que está enraizada no imaginário da coletividade. “A paz tem um alcance infinito. Temos a paz social, a paz ambiental e a paz interior. Somente pela educação conseguiremos conquistar uma cultura da paz”, ensinou o professor.

Participaram também da caminhada, a vice-prefeita de Natal, Wilma de Farias, secretários municipais, vereadores da cidade, o Arcebispo de Natal, Dom Jaime, representantes de ONGs pela paz, entre outras autoridades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário