Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Extremoz: Prefeito Klauss lê mensagem na abertura do ano legislativo






O prefeito de Extremoz, Klauss Rêgo, abriu o ano legislativo na manhã desta terça-feira, 16, na Câmara de Vereadores, com mensagem de otimismo e balanço das realizações realizadas pela prefeitura. “Quero que, apesar de todas as adversidades que se apresentam, 2016 seja um ano melhor para todos”. Disse o prefeito a um plenário lotado.

O prefeito ressaltou que nos últimos sete anos a cidade registrou muitas transformações positivas, principalmente na melhoria da qualidade de vida de todos que vivem no município. Falou também sobre a crise brasileira que tem atingido de maneira particular os estados e os municípios, minando a capacidade de investimentos e dificultando a manutenção de políticas públicas nas mais diversas áreas.

Klauss lembrou a queda, sem precedentes nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que em 2015 ficou menor em 33%. Mas, lembrou que mesmo assim sua administração honrou a folha de pagamento do funcionalismo e manteve firme a economia municipal. Fez referência a queda nos repasses federais para a merenda escolar, ressaltando que com criatividade e austeridade a prefeitura não permitiu que os estudantes ficassem um dia, sequer, sem a alimentação de qualidade nas escolas e creches.

“Esse quadro negro com cenários difusos e de muitas incertezas não me abateu, nem a minha equipe. Nos mantivemos firmes no compromisso de administrar os destinos da cidade”, enfatizou o prefeito, assinalando que os projetos consolidados ao longo dos últimos anos se mantiveram.

O prefeito falou sobre o Projeto Verão Legal 2016, que ofertou muitas atrações nas praias de Extremoz e ressaltou as obras de saneamento que estão sendo realizadas no Distrito de Contendas e nas praias de Pitangui, Graçandu e Barra do Rio. “Todos sabem da importância do saneamento para Extremoz. Todo o litoral, Centro e a Zona Rural serão saneados. Estamos buscando recursos para tanto. Demos o primeiro passo para sanear toda Extremoz”, disse Klauss, lembrando que para cada um real investido em saneamento economiza-se quatro reais em saúde pública.

“Sem indústrias que geram recursos de impostos e dependentes exclusivamente dos recursos oriundos dos repasses constitucionais, precisamos ser ainda mais criativos, austeros e determinados para conseguir superar tantas e tamanhas adversidades”, disse o prefeito. “Independente de qualquer cenário político que venha a ocorrer no nosso país, precisamos que a sociedade se uma e cobre dos nossos congressistas um novo pacto federativo. É inadmissível que para manter os municípios funcionando, nós, prefeitos, tenhamos de viver em Brasília de pires na mão em busca de recursos”, conclamou Klauss. Ainda sobre o mesmo assunto o prefeito lembrou que havia sido eleito no ano passado como vice-presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira dos Municípios, que tem ações previstas para aumentar o diálogo entre municípios e os entes federativos com vistas a uma nova dinâmica na relação entre as entidades municipalistas e o Congresso Nacional.

O prefeito falou sobre nota de repúdio entregue por ele e mais dez prefeitos da região contrários a construção de um presídio e um CEDUC no município de Ceará Mirim ao presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, em abril do ano passado. “Esse tipo de equipamento prisional representa a decadência de uma região turística. O que nós precisamos é de infraestrutura, da conclusão do Pró-transporte e de um Centro de Convenções para nossa região”, cobrou Klauss.

“Nossa luta é para que o desenvolvimento de Extremoz não pare! Não podemos voltar ao que era antes”, enfatizou o gestor.

“Esse é um quadro que para muitos é desolador. Temos assistido Brasil a fora, prefeitos renunciando aos seus cargos por não terem mais como gerir a administração. Mas, esse quadro negro e tenebroso, repito, não nos assusta. Pelo contrário. Faz aumentar o desafio e o compromisso de continuar lutando pelas transformações o nosso município”, disse o prefeito, lembrando a Lei Municipal emanada da CME, que criou o Dia das pessoas com necessidades especiais, sancionada por ele em 31 de março de 2015, dizendo que a Lei representa a valorização, o respeito e as garantias de cidadania e a inclusão plena na sociedade das pessoas que antes não tinham seus direitos assegurados.

O prefeito Klauss Rêgo falou também sobre a cultura do município, começando pela reestruturação da Fundação de Cultura Aldeia do Guajiru, que mantém cursos permanentes de dança, teatro, artesanato, Banda de Música Municipal e capoeira, sempre apoiando e incentivando a participação da população. Lembrou a peça da Encenação da Paixão de Cristo nas ruínas da Igreja Jesuíta e no Distrito de Araçá, com a participação de 50 atores. “O evento já se tornou uma tradição em Extremoz e região”, comemorou.

Klauss também informou que apesar das dificuldades enfrentadas em 2015, a prefeitura havia conseguido manter toda a programação cultural, inclusive com a realização em junho da maior festa junina da Grande Natal, a Festa de Santo Antonio, que representa oportunidades de divertimento para a população e visitantes e que é uma geradora de divisas e renda para milhares de pessoas, fortalecendo a economia local. “Evento, aliás, que veio para se consolidar no calendário turístico do Estado”, desejou o prefeito Klauss.

Ressaltou o Projeto Ciranda, hoje incorporado ao Projeto Cinema na Praça, com várias ações sociais e de entretenimento levados às quintas-feiras as comunidades.

“Em setembro promovemos mais uma vez o Auto de São Miguel, realizad nas ruínas da primeira Igreja Jesuíta do RN. Cerca de 150 atores encenaram a Batalha de São Miguel para cerca de 2.000 pessoas, informou o prefeito, lembrando que havia fortalecido e valorizado os festejos comunitários nas mais diversas regiões de Extremoz”, informou o prefeito, lembrando que sua administração tinha os olhos voltados para todos, sendo que o apoio a fé e a religiosidade da população era um fator a ser destacado.

Klauss destacou a audiência pública realizada para elaboração da Lei Orçamentária para 2016, a entrega dos certificados do Programa Mulheres Mil e que havia ficado feliz em saber da UFRN que o município era o que mais havia formado no RN em parceria com a Escola Agrícola de Jundiaí.

Sobre Educação, o prefeito disse que o Plano Municipal de Educação de Extremoz em 2015 foi um dos primeiros aprovados no Estado. “Nosso município está em consonância com o Plano Nacional da Educação para os próximos dez nos”, ressaltou o prefeito. “Nosso objetivo é exatamente o do compromisso!  Nossa busca pela melhoria da educação começou desde 2009. Recebemos o município com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de apenas 2,2 pontos e já conseguimos alcançar 3,6 pontos, que é a média do Nordeste”, informou.

O prefeito falou também sobre as escolinhas de futebol, hoje com mais de 800 alunos e da contratação de professores de educação física para todas as escolas. “Isso é compromisso e responsabilidade com o futuro das nossas crianças e jovens, ainda que alguns não queiram enxergar essa realidade”, disse Klauss.

O prefeito falou de esporte, ressaltando que o 6º Campeonato de Futebol de Campo de Extremoz foi um sucesso em 2015, além do 5º Jogos Estudantis de Extremoz (Jemex) com a participação de escolas do município, estaduais e particulares nas modalidades de Futsal, Queimada, Atletismo, Futebol de Areia e Vôlei de Dupla.

O prefeito Klauss lembrou as obras de infraestrutura do município. “Encerrei 2015 vistoriando obras em andamento, entre elas a construção do Ginásio Poliesportivo da Praia de Pitangui, cuja estrutura está quase pronta para receber a cobertura, a urbanização das barracas da praia, Praça dos Pescadores, Praça defronte a Escola das Dunas e obras da Praça do Mirante da Figueira, à beira-mar. Em Capim, vistoriei a construção da praça que fica ao lado da Igreja Católica e em Grutas a pavimentação do distrito, além da urbanização de Jenipabu, que está em fase de conclusão e irá organizar os quiosques da praia, valorizando ainda mais o cartão postal do turismo brasileiro”, relatou.

O prefeito falou sobre saúde. “Desde o início da nossa gestão sempre estivemos focados em desenvolver um serviço de saúde em Extremoz que estivesse a altura das expectativas do nosso povo e por isso queremos ampliar o número de UBS porque nossa população não pára de crescer. Concluimos a Unidade Básica de Saúde de Contendas, reformamos e ampliamos a de Pitangui que estão em funcionamento. Estamos construindo a do KM 23 e uma nova UBS em Pitangui. Todos os esforços em função de um bom atendimento a saúde vão continuar até o último dia da minha gestão como prefeito”, prometeu Klauss, informando que havia realizado campanha de combate ao calazar nas comunidades em 2015.

Ainda falando sobre saúde o prefeito destacou a criação da Central de Ambulâncias e a abertura do Hospital e Maternidade Presidente Café Filho, que hoje funciona 24 horas por dia, implantação d 15 postos de saúde e distribuição de remédios, ressaltando o serviço de duas vans com ar condicionado para levar e trazer pacientes que precisam de tratamento continuado na capital, bastando apenas agendar na Secretaria de Saúde. (LS).

 Fotos: Denis Cleber













Nenhum comentário:

Postar um comentário