Na manhã desta quinta-feira (07) técnicos da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) participaram do encerramento da III Assembleia dos Povos Indígenas do RN. O evento, que acontece a cada dois anos, começou nesta quarta-feira (6), no município de Baía Formosa, distante 104 quilômetros de Natal, na comunidade indígena Sagi/Trabanda. A Assembleia contou com a participação de comunidades indígenas do Estado e alguns convidados da Paraíba.
Promovido desde 2009 pela Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoihme), o evento tem como objetivo principal discutir os temas centrais do movimento indígena atual, tais como saúde, educação, direitos humanos, políticas públicas e questões territoriais ambientais. Além de ser um espaço para confraternização entre as comunidades indígenas, revitalização da cultura e exposição de fotografias e artefatos.
A representante da Sesap, a responsável pela Subcoordenadoria de Informação, Educação e Comunicação (SIEC), Aparecida Cunha participou da mesa de debates falando do Comitê Técnico de Promoção da Equidade em Saúde, implantado no Estado em agosto deste ano, e de como as comunidades podem utilizar deste espaço para trazer os principais problemas referentes a saúde pública, e juntos pensarem uma forma de atender as demandas.
O Comitê tem participação de várias lideranças a exemplo dos representantes da população negra, campo e floresta, LGBT, população de rua e cigana, além de representação técnica como a Sesap, Articulação Nacional de Educação Popular em Saúde, Coordenadoria de Direitos Humanos e Defesa das Minorias, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde e o Conselho Estadual de Saúde.
Tayse Campos, coordenadora microrregional da Apoihme, reforçou junto às lideranças presentes o apoio que a Sesap tem dado as demandas de saúde da população indígena do Estado. Ela explicou que a secretaria tem sido uma grande parceira, sobretudo na articulação com os municípios. Além de ações educativas de saúde, a Sesap tem participado ainda da articulação com outras esferas governamentais, visando dar mais visibilidade aos anseios e necessidades dos indígenas norte-rio-grandenses. Segundo dados da Fundação Nacional do Índio (Funai), em 2012, 3.176 mil pessoas se declararam indígenas no Estado.
Promovido desde 2009 pela Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoihme), o evento tem como objetivo principal discutir os temas centrais do movimento indígena atual, tais como saúde, educação, direitos humanos, políticas públicas e questões territoriais ambientais. Além de ser um espaço para confraternização entre as comunidades indígenas, revitalização da cultura e exposição de fotografias e artefatos.
A representante da Sesap, a responsável pela Subcoordenadoria de Informação, Educação e Comunicação (SIEC), Aparecida Cunha participou da mesa de debates falando do Comitê Técnico de Promoção da Equidade em Saúde, implantado no Estado em agosto deste ano, e de como as comunidades podem utilizar deste espaço para trazer os principais problemas referentes a saúde pública, e juntos pensarem uma forma de atender as demandas.
O Comitê tem participação de várias lideranças a exemplo dos representantes da população negra, campo e floresta, LGBT, população de rua e cigana, além de representação técnica como a Sesap, Articulação Nacional de Educação Popular em Saúde, Coordenadoria de Direitos Humanos e Defesa das Minorias, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde e o Conselho Estadual de Saúde.
Tayse Campos, coordenadora microrregional da Apoihme, reforçou junto às lideranças presentes o apoio que a Sesap tem dado as demandas de saúde da população indígena do Estado. Ela explicou que a secretaria tem sido uma grande parceira, sobretudo na articulação com os municípios. Além de ações educativas de saúde, a Sesap tem participado ainda da articulação com outras esferas governamentais, visando dar mais visibilidade aos anseios e necessidades dos indígenas norte-rio-grandenses. Segundo dados da Fundação Nacional do Índio (Funai), em 2012, 3.176 mil pessoas se declararam indígenas no Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário