sábado, 9 de novembro de 2013

Sesap amplia Projeto Telessaúde

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) pretende fechar o ano de 2013 com um total de 134 pontos instalados do Projeto Nacional de Telessaúde em Apoio à Atenção Básica no Rio Grande do Norte. Atualmente são 75 pontos já implantados em 16 municípios do estado. Em Natal são 13 pontos funcionando, Mossoró são 4, Pau dos Ferros com 4 e Parnamirim também 4, dentre outros.

Redefinido pela Portaria nº 2.546, de 27 de outubro de 2011, o Programa Telessaúde Brasil trata da promoção da saúde a distância, através de tecnologias de internet e teleconferências. Basta acessar (www.telessaude.ufrn.br). Por meio do programa, qualquer profissional pode fazer consultas aos teleconsultores para esclarecer dúvidas e até realizar procedimentos não presenciais. Do outro lado, uma equipe de profissionais responde às consultas com base em evidências científicas, tendo como regulador estadual, o médico Ricardo André, que é especialista em Saúde da Família.

A teleconsultora da Sesap, Cynthia Beatriz Cunha dos Santos, cita algumas vantagens e objetivos do Telessaúde. Segundo ela, o programa reduz o tempo e custos de atendimento devido à diminuição da necessidade de transportar os pacientes, aumenta a facilidade de acesso a serviços especializados, agiliza a solução para problemas regionais e diminui a pressão sobre hospitais já comprometidos pela falta de leitos e recursos. Segundo ela, a principal demanda do Telessaúde hoje, no Rio Grande do Norte, é a telepediatria e a laudagem remota (que é a leitura de laudos e posterior envio para o sistema), depois vem a teleconsulta geral, teledermatologia e teleconsulta na Atenção Básica.

PARCERIA

No estado, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte elaborou um projeto que utiliza as modernas tecnologias de informática, eletrônica e telecomunicação para integrar as equipes de Saúde Básica das diversas regiões do estado. “A parceria com a Universidade contribui para levar a produção científica acadêmica para ser operacionalizada na Atenção Básica, aproveitando profissionais residentes para serem teleconsultores”, explica Cynthia.

Existem hoje no estado do RN, dois Núcleos Técnico-Científico implantados, sendo: 01 Núcleo Estadual e 01 Núcleo no Hospital Universitário Onofre Lopes. Com relação aos municípios beneficiados pelo sistema, cabe a eles, a responsabilidade em garantir a conectividade. O kit para implantar o Telessaúde é de apenas um computador, uma impressora/scanner, uma caixa de som, uma câmera digital e uma câmera de webcam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário