Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

sexta-feira, 29 de maio de 2015

“Queremos melhores acessos para o desenvolvimento de nossa região”, diz o prefeito de Extremoz




Durante entrevista no programa “RN NO AR”, da TV Tropical, no início da manhã desta sexta-feira, 29, o prefeito de Extremoz falou sobre desenvolvimento turístico, violência, construção de presídio e CEDUC em Ceará-Mirim, urbanização de Jenipabu e Festa de Santo Antonio.

“Os municípios estão sofrendo com a queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Em Extremoz não temos indústrias e vivemos do FPM e de recursos próprios”, revelou o prefeito Klauss Rêgo. “Nossa região tem crescido muito e a chegada do aeroporto de São Gonçalo foi muito bom, mas precisamos de melhores acessos e de um centro de convenções para continuarmos com o desenvolvimento turístico”, completou.

Sobre a questão da violência em toda a Grande Natal, o prefeito disse que Extremoz deve ter cerca de 35 mil habitantes, apesar de o último censo informar o número significativamente menor e que este crescimento deve ser acompanhado também pelos órgãos de segurança pública. “Quando assumimos a Prefeitura de Extremoz em janeiro de 2009 (primeiro mandato) o município contava com 12 policiais e um carro Santana velho. Conseguimos junto ao Coronel Marcondes, na época comandante da Polícia Militar, aumentar o efetivo para 55 policiais”, informou o prefeito.

Parceria

“Fizemos parceria com a Polícia Militar e até hoje pagamos o aluguel do imóvel que abriga o Pelotão de Extremoz. Ajudamos com combustível, aluguel de viaturas e combustível”, enfatizou Klauss. “Aguardo, deste governo atual, que aumente o policiamento em Extremoz, inclusive nas nossas praias, onde as reclamações são constantes de ações de bandidos”, ressaltou o prefeito.

Sobre a questão de construção de presídio e CEDUC em Ceará-Mirim, Klauss disse que onze prefeitos da região se insurgiram contra o desejo do Governo do Estado, entregando Nota de Repúdio ao presidente da Assembleia Legislativa, lembrando, inclusive, que existe um imbróglio legal com relação ao terreno pretendido para o presídio. “Já fomos penalizados durante muito tempo com a Penitenciária João Chaves. Depois da chegada de um aeroporto que promete incrementar ainda mais a indústria do turismo, vamos ter mais um presídio?” Perguntou o prefeito.

“Ressalto que todos nós, os onze prefeitos, não somos contra construção de presídio. Os presídios, entretanto, devem ser construídos em áreas corretas e não em regiões de desenvolvimento turístico, porque é equivocado pensar que presídio trás segurança”, disse Klauss. “Aliás, o terreno escolhido em Ceará-Mirim é arenoso como o de Alcaçuz, que permite fugas por meio de túneis”, completou.

Jenipabu

O prefeito Klauss também falou sobre a urbanização da Praia de Jenipabu. “Estamos urbanizando Jenipabu na área das 14 barracas com recursos que conseguimos em Brasília. Com muita luta queremos aumentar o fluxo de turismo e um presídio vem na contramão do desenvolvimento”, enfatizou.

Klauss Rêgo também falou sobre a Festa de Santo Antonio, considerada a melhor junina da Grande Natal. “Este ano, devido à crise, serão três dias de festa, 11, 12 e 13 de junho, com muitas atrações, inclusive quadrilhas e grupos culturais do município. Até o ano passado chegamos a sete dias de festas. Começamos com dois dias e a cada ano ampliávamos mais um. No ano passado tivemos um registro de 20 mil pessoas por dia, sem nenhum registro de confusão”, concluiu Klauss Rêgo. (LS).

Fotos: LeoSodré
29/05/2015.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Extremoz: Prioridade na proteção da criança e do adolescente




A Prefeitura de Extremoz, por meio das secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação e Cultura, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), CRAS e Creas, realizou na manhã desta quinta-feira, 28, a 1ª Conferência Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração da Criança e do Adolescente no auditório da Universidade Aberta do Brasil, com o tema “Rompendo o mundo do silêncio”.

Compôs a mesa dos trabalhos o prefeito de Extremoz, Klauss Rêgo, secretária de Assistência Social, Renata Rêgo, secretário de Educação e Cultura, Joaquim Oliveira, secretária de Saúde, Cíntia Torquato e os jovens delegados eleitos, Daniel Fernandes, da Escola Sérgio Oliveira Aguiar Jaiane Souza, da Escola Vera Lúcia Gonçalves.

“Sou aluno da Escola Sérgio Oliveira Aguiar, em Jenipabu. O abuso e a exploração é coisa séria. Não fique calado e disque 100 para denunciar”, disse o jovem delegado Daniel Fernandes. No mesmo tom discursou Jaiane Souza. “Estou no quarto ano na Escola Vera Lúcia Gonçalves. A sociedade sofre com a impunidade dos agressores e por isso essa conferência é importante. Fiquem atentos com relação à violência sexual contra a criança e o adolescente, que é crime. Denuncie, disque 100”, concluiu Jaiane.

Participação

O professor Joaquim Oliveira, secretário de Educação e Cultura, iniciou sua participação dizendo que o público da conferência era principalmente formado por crianças e adolescentes, que eram os atores principais da questão. “Queira Deus que o resultado seja uma semente desta consciência de direitos na sociedade”, desejou Oliveira. “Todas as escolas do município estão participando deste processo de conscientização, desta iniciativa. Vejo em Extremoz o protagonismo de quem precisa crescer. Temos 4.200 crianças e adolescentes em nossas escolas, que receberão uma carta que será feita aqui, por todos nós, com esclarecimentos sobre a 1ª Conferência Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração da Criança e do Adolescente”, concluiu o secretário.

“Quando iniciamos nosso trabalho em Extremoz, em janeiro de 2009, o município não tinha perspectiva nenhuma. Então, iniciamos um trabalho de ‘formiguinha’ em todas as áreas. Por isso é importante às crianças e os adolescentes participarem da vida da cidade”, disse o prefeito Klauss Rêgo.

“Este ano reformamos 14 escolas; colocamos carteiras novas e ar condicionado em todas elas. Fomos ousados! Temos professores empenhados, boa merenda e conforto”, continuou o prefeito.

Saúde e Infraestrutura

“Aqui faltava saúde e infraestrutura e tínhamos que dar boas condições de vida à população. Melhoramos o município em todas as áreas e em julho iremos assinar a Ordem de Serviço para o saneamento básico de Contendas, Pitangui, Graçandu e Barra do Rio”, anunciou Klauss.

“Vamos atrás do Selo UNICEF que é importante para Extremoz”, conclamou o prefeito. “Hoje, sinto-me realizado, mas sei que ainda há muito que se fazer. Faltam recursos porque a inadimplência de 85% nos impostos do IPTU é muito alta e compromete nossa capacidade de investimento. Antes muitos não pagavam porque não viam nada ser feito, mas hoje, todos devem pagar porque estão vendo as realizações da nossa gestão”, concluiu Klauss.

Disque 100

“O silêncio e o medo paralisam”, disse Caio Lucena de Medeiros, assessor jurídico do Creas. “O disque 100 é um meio de romper o silêncio e para usá-lo nem precisa se identificar”, completou o advogado.

Depois dos pronunciamentos houve apresentações de Karatê, do grupo de Pitangui, Grupo de Flautas do SCFS, vídeos do Projeto Um Minuto e paródias montadas pelas escolas municipais. Das paródias apresentadas, a Escola vencedora foi a Raimunda Joana de Pitangui. O premio foi um tablet que será entregue na escola. As escolas que participaram foram Raimunda Joana, Nossa Senhora de Fátima (apresentou duas paródias), Francisco Dantas, Vera Lucia (apresentou duas paródias), Maria Isabel Dantas, Jorge Câmara e Isaías Lopes.

Escolas que apresentaram os vídeos foram Maria Isabel, Raimunda Joana, Francisco Dantas, Nossa Senhora de Fátima e Sergio de Oliveira Aguiar. A vencedora foi a Maria Isabel Dantas, de Capim, o premio também foi um tablet que será entregue na escola. (LS).

Fotos de Denis Cleber.
28/05/2015.






































terça-feira, 26 de maio de 2015

140 prefeitos do RN vão a Brasília pedir socorro para os municípios


Marcha reúne gestores em Brasília durante esta semana com objetivo de sensibilizar autoridades para as dificuldades dos municípios

Os municípios do Rio Grande do Norte estarão bem representados na XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que acontece entre os dias 25 e 28 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília. 140 prefeitos do Estado confirmaram presença no evento promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), com apoio da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN).  Eles apresentarão reivindicações para a crise financeira que prejudica os municípios, com ênfase para a melhor distribuição dos recursos entre os três entes federativos. Presidente da FEMURN e membro da diretoria da CMN, Francisco José Junior participa, na tarde desta segunda, da Assembleia Geral Ordinária da Confederação.

A abertura da Marcha dos Prefeitos está prevista para as 9h de terça-feira, e deve contar com a presença presidente Dilma Rousseff. Também participam os presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Eduardo Cunha, bem como ministros de Estado e parlamentares diversos. Este ano, o Pacto Federativo e a Reforma Política serão temas destaques da Marcha. O presidente da Comissão Especial da Reforma Política, deputado Rodrigo Maia, irá participar das discussões sobre o tema. Além dele, o relator da mesma comissão, o deputado Marcelo Costa e Castro, também confirmou presença. Outros temas que serão priorizados são: Financiamento e Plano Municipal de Educação; Ações para combater a crise hídrica; Reinserção social do usuário de drogas (Projeto União Européia);

“Estamos vivendo esta semana uma grande mobilização de gestores de todo o país. Vamos chamar atenção da sociedade e do Governo Federal. As cidades precisam de mais recursos e ferramentas para poder atender a demanda que a população exige”, destaca Francisco José Júnior, presidente da FEMURN e prefeito de Mossoró. Ele lembra de algumas questões importantes que estão sendo encaminhadas esta semana, entre elas distribuição igualitária dos royalties do petróleo. O pleito será exigido por meio de um baixo assinado preparado pela CNM, que resultará em uma petição que será entregue a Ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia. “Os municípios têm, nessa redistribuição, a possibilidade de alavancar as receitas e gerar investimentos nas cidades, o que contribuiu para diminuição da crise financeira”, acrescentou Francisco José.

PROGRAMAÇÃO

Na programação da Marcha, além dos temas sobre Reforma Política e Pacto Federativo, também acontecerá o lançamento da Rede Municipalista, cujo o objetivo é propiciar o contato direto e seguro com, pelo menos, um servidor em cada município. Os prefeitos e prefeitas poderão indicar um assessor de confiança para receber todas as informações relativos ao movimento municipalista. A Marcha dos Prefeitos conta ainda com Arenas Temáticas, onde serão discutidos assuntos sobre arrecadação dos municípios, desenvolvimento municipal, crise hídrica, municípios sustentáveis, entre outros.

Confira a programação completa acessando: www.marcha.cnm.org.br

Abaixo seguem temas que serão encaminhados pelos prefeitos e, se implementados, podem aliviar a situação financeira dos municípios:

ISS – Leasing, cartões de crédito, construção civil;

Complementação pela União ao piso salarial;

Merenda Escolar – Correção dos valores per capita;

Transporte escolar – disciplina convênios entre Estados e municípios;

Valores mínimos aplicados a saúde pela União;

Participação dos municípios na arrecadação das contribuições sociais;

Inserção da Segurança Pública como competência dos municípios;

Redistribuição dos royalties e participações especiais de petróleo e gás;

FPM (volátil);

Representação dos municípios no Confaz;

Atualização da planta genérica de valores (IPTU);

Não cobrança de contribuições sociais e CIDE dos municípios;

Imunidade tributária para aquisição de bens e serviços

Carlos Eduardo se reúne com dirigentes da TAM para tratar da instalação de Hub no RN


O prefeito Carlos Eduardo saiu otimista da reunião que teve na manhã desta sexta-feira (22), junto com o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, na sede do grupo Latam, em São Paulo. O prefeito de Natal solicitou a reunião para ouvir diretamente dos representantes da empresa os planos para a instalação de um Hub (centro de conexões de voos) no Nordeste e convidou a bancada federal do Estado, representada pelos deputados Felipe Maia e Zenaide Maia, além de representantes das entidades empresariais do Estado.

O vice-presidente de Serviços da Latam, Frederico Germani, que coordena o projeto de instalação do Hub no Nordeste, fez uma apresentação mostrando a importância do investimento. Só a empresa estima investir R$ 3,9 bilhões no projeto, que deve gerar de 8 mil a 12 mil empregos diretos e indiretos. A empresa que opera em sete países da América do Sul está entre as 12 maiores do mundo em volume de cargas e movimento de passageiros.

Germani explicou que a decisão de fazer o Hub no Nordeste se dá pela estratégia de conectividade que a princípio permitirá fazer a ligação dos voos da América do Sul com 13 destinos na Europa. O projeto contempla ainda a criação de outros 18 voos domésticos e prevê, numa segunda etapa, a conexão entre a África e os Estados Unidos.

Os fatores decisivos na definição do aeroporto que receberá o Hub são os investimentos no aeroporto (pista e terminal com serviços para o usuário), a conexão entre o terminal e a cidade e a infraestrutura de hotéis próximos ao aeroporto, além de incentivos, benefícios e eficiência operacional.

O vice-presidente da Latam enalteceu as qualidades do aeroporto de São Gonçalo e falou da relação já existente com a Inframerica, que opera o aeroporto potiguar e também o de Brasília, onde a TAM já tem hoje seu Hub.

O prefeito Carlos Eduardo colocou a Prefeitura à disposição para colaborar com o projeto e mostrou que tanto as prefeituras, como as instituições privadas estão mobilizadas para que haja um alinhamento com os objetivos desse projeto pelo potencial que representa na geração de empregos. "Foi uma reunião promissora na qual tivemos a oportunidade de mostrar as condições positivas da nossa cidade como a melhor opção para receber esse grande investimento e colocar nossa disposição de firmar as parcerias necessárias para que se consolide".

Também o prefeito Jaime Calado colocou a prefeitura de São Gonçalo integrada, inclusive entregou uma cópia da legislação local que reduz a alíquota de ISS para 2% para atividades aeroportuárias e falou sobre o Plano Diretor local, que preserva as áreas próximas ao terminal.
Para o diretor da Latam, Frederico Germani, a reunião mostrou que o Rio Grande do Norte está mobilizado. "É importante que todos abracem esse projeto para que possa haver o alinhamento necessário ao eu sucesso".

Na próxima semana, será realizada uma reunião técnica com representes da empresa com todos os órgãos envolvidos. O prefeito Carlos Eduardo designou o secretário de Turismo, Fred Queiroz, para ser o interlocutor do Município.

Senador Agripino sobre coletiva de ministros: O problema é que ninguém explica por que a crise econômica ocorreu


O presidente nacional do Democratas, José Agripino (RN), disse que faltou aos ministros do governo Dilma Rousseff explicar, nesta segunda-feira (25), o motivo pelo qual o Brasil enfrenta uma grave crise econômica e que obriga o país a sofrer um ajuste bilionário nas contas públicas. “Os dois ministros, com o atraso de um fim de semana, estão correndo atrás do prejuízo. O problema é que, por mais que falem, não explicam por que o país quebrou e que compromissos o governo precisa tomar para reparar a herança que Dilma deixou para si própria”, frisou o parlamentar pelo Rio Grande do Norte.

Nesta segunda-feira (25), os ministros da Fazenda, Joaquim Levy, e da Casa Civil, Aloizio Mercadante, participaram de coletiva no Palácio do Planalto e ressaltaram que o ajuste fiscal é imprescindível para a retomada do crescimento do Brasil. A entrevista ocorreu após reunião do grupo de coordenação política com a presidente da República. O governo articula para aprovar, no Congresso Nacional, as medidas provisórias que promovem um ajuste fiscal nas contas públicas.

Durante a entrevista, Joaquim Levy afirmou que o país precisa repensar o gasto de recursos públicos a longo prazo e assumiu que “acabou o dinheiro”.  De acordo com o ministro, o Brasil necessita fazer um ajuste estrutural e as empresas brasileiras, apesar do incentivo, não tiveram desempenho esperado. Levy frisou ainda que o reajuste nas contas públicas está sendo feito porque o “PIB está devagar”.

Projeto do PSDB é ter candidatura própria a prefeito de Natal


 O PSDB do Rio Grande do Norte tem, entre seus objetivos para as eleições municipais de 2016, lançar uma candidatura própria a prefeito de Natal. O posicionamento foi revelado pelo deputado federal Rogério Marinho, presidente de honra da legenda, durante entrevista concedida ao programa RN no Ar, na TV Tropical, nesta sexta-feira (22).

“Time que não jogar não tem torcida. O projeto do PSDB é ter uma candidatura própria para a Prefeitura de Natal em 2016, mas esse é um tema que só será discutido pelo partido no próximo ano. Agora é hora de trabalhar por melhorias para nossa cidade e Estado, de fiscalizar esse desgoverno do PT e de cobrar soluções para os problemas do país”, disse o parlamentar.

Quando questionado se aceitaria ser candidato novamente a prefeito de Natal, Rogério, eleito em 2014 como o deputado federal mais votado da capital potiguar, disse que está a disposição do PSDB e que aceitaria o desafio, mas reafirmou que os tucanos só definirão seu posicionamento com relação as próximas eleições no primeiro semestre de 2016.

A crise do governo da presidente Dilma Rousseff (PT) também foi abordada durante a entrevista. Rogério voltou a defender a abertura do processo de impeachment da petista, diante da sequência de denúncias de corrupção envolvendo a gestão do PT.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Prefeito de Extremoz, Klauss Rêgo, participa de festejos comunitários durante o final de semana




O prefeito de Extremoz, Klauss Rêgo, participou neste sábado, 23, de festejos nas localidades de Araçá, Pitangui e Santa Rita. As comemorações religiosas e de homenagens nas distintas comunidades contaram com o apoio da Prefeitura de Extremoz. 

Acompanharam o prefeito a primeira dama e secretária de Assistência Social, Renata Rêgo, secretário chefe do Gabinete Civil, Paulo de Souza Rêgo e a secretária adjunta de Articulação Política, Michelly Nóbrega.

No distrito de Araçá, Zona Rural do município, as comemorações foram em homenagem ao dia das mães, organizada pelo vereador Fábio Vicente pelo terceiro ano consecutivo, que contou com o apoio da Prefeitura de Extremoz para sua realização. Em Pitangui, a Igreja Católica comemorou o aniversário do "Terço dos Homens" e na Praia de Santa Rita, comemorou-se o último dia da festa da padroeira da localidade.

Programação

A programação de Santa Rita contou com missa, jantar, sorteio de brindes, bazar e coroação dos Príncipes e Princesas, Rei e Rainha da comemoração religiosa. O prefeito Klauss Rêgo e a primeira dama, Renata Rêgo fizeram a coroação e a entrega de faixa do Rei e Rainha 2015, respectivamente.

Com informações de Gilmara Costa