Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Forró Cavalo de Pau animou o último dia da Festa do Padroeiro de Extremo







Fotos: Dennys Cleber

            A banda Forró Cavalo de Pau, cujo show durante a Festa de Santo Antonio, em junho, foi cancelado devido a um temporal que se abateu sobre toda a Grande Natal, tocou para uma multidão na noite desta quarta-feira, 29, no Centro Antigo de Extremoz.

            “Como fomos obrigados a cancelar os últimos dois dias da Festa de Santo Antonio, ficamos com o crédito, que aproveitamos nesta segunda-feira, após a apresentação do Auto da Aldeia do Guajiru ou a Batalha de São Miguel, na rua lateral da Matriz de São Miguel Arcanjo”, explicou o prefeito Klauss Rêgo.

             O show transcorreu de forma tranquila e foi aberto pelo prefeito Klauss, que pediu a todos que a festa transcorresse de forma tranquila, onde a alegria fosse o principal mote de todos. (LS).

Auto da Aldeia do Guajiru ou a Batalha de São Miguel reúne uma multidão nas Ruínas de Extremoz























 Fotos: Denys Cleber

            O último dia da Festa do Padroeiro de Extremoz, São Miguel Arcanjo teve várias atividades. Começou no final da tarde desta segunda-feira, 29, com uma procissão que terminou na Matriz no Centro Antigo de Extremoz, onde o prefeito e o padre João Pedro contemplaram a estátua de São Miguel, doado pelo chefe do executivo.
           
            Em seguida houve a missa solene com a presença de centenas de pessoas que acompanharam a procissão e outras que já aguardavam a chegada da comitiva religiosa. O prefeito falou sobre a presença de São Miguel Arcanjo no município e renovou seus votos de casamento com a primeira dama, Renata Rêgo.

            Às 21h15 o prefeito abriu o espetáculo Auto da Aldeia do Guajiru ou a Batalha de São Miguel que reunião uma multidão nas Ruínas de Extremoz. “Desde 2009 ocorre este espetáculo, que reúne mais de 150 atores, a maioria do município. Eu costumo dizer que neste dia 29 de setembro – a peça é sempre apresentada nesta data – o Céu acampa em Extremoz!” Comemorou, passando a palavra ao padre João Pedro, que abençoou os atores e os espectadores.

Veriano

            Produzido pela Fundação de Cultura Aldeia do Guajiru, a peça é dirigida pelo dramaturgo Ricardo Veriano Fernandes, que ao longo dos anos tem buscado no bojo das cenas mostrar o processo de evolução cultural de Extremoz, que a rigor é mostrado durante todos os atos encenados.

            A peça, que revive a realidade e a lenda da História de Extremoz, começou com um cortejo ditirâmbico de recepção entre atores e plateia. Em seguida foi encenado o ato de Roma, do século XVI, que envia para as terras do Guajiru os soldados de Cristo da Companhia de Jesus.
           
            Depois veio a Ode a Lagoa de Extremoz, com o Balé das Águas. O cego Dedé do Araçá, sempre no palco, contava toda a História, material e imaterial do Guajiru, incluindo a catequização, depois vieram outros atos, a lenda do carro de boi caído, ou o sino desaparecido e o português degredado como modelo social de família mambembe em Extremoz. O Coro do bem Ângelus versus Sombra do Mal 'Demus', A grande Batalha que submeteu a cobra da lagoa ao julgo de São Miguel e por fim O céu acampado em Extremoz, terminando com show pirotécnico.

Ambiente

            A encenação traz cenas quase reais com um cenário grandioso e que contam o convívio entre índios, europeus e negros naqueles tempos coloniais.  O Auto da Aldeia do Guajiru ou a Batalha de São Miguel revela a identidade cultural da cidade, que flui por meio do teatro e suas linguagens, recheadas de novas interpretações. (LS).


PROCON/RN notifica Sindicato dos Bancários


O PROCON/RN notifica Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Norte para garantir efetivo mínimo de 30% de funcionários trabalhando durante o período de greve, anunciado pelo sindicato para inicio nesta terça-feira (30). A notificação preventiva do PROCON/RN orienta que, mesmo durante o movimento, os caixas eletrônicos permaneçam disponíveis com dinheiro em espécie para saque; além de realização de depósito, transferência e pagamentos e contenham envelopes para operações bancárias de forma a garantir a necessária prestação dos serviços bancários indispensáveis  aos consumidores norte-rio-grandenses, nos termos da lei vigente sob pena de sanções administrativas, cíveis e penais.

ACUSADO PRESO COM VEÍCULO ROUBADO E PLACA ADULTERADA COM FITA ISOLANTE



Na manhã desta segunda-feira (29/09), policiais militares prenderam RENATO DE OLIVEIRA ARAÚJO, 20, na posse de um veículo FIAT/STRADA, vermelho, de placas NVE 6331, roubado de um comerciante na sexta-feira (26/09).

Policiais militares perceberam que o veículo estacionado entre as ruas Caraú e Paulistana, encontrava-se com fita isolante nas placas, alterando o número 6 para 8. A prisão ocorreu no momento em que o acusado tentava retirar o veículo do local.

Renato que já responde pelos crimes de receptação e posse ilegal, confessou que pretendia repassar o veículo por uma quantia de R$ 3000,00 ( três mil reais), valor bem abaixo do mercado para um veículo fabricado em 2010.
O acusado foi encaminhado à DEPROV onde foi autuado pelos crimes de receptação e adulteração de sinais identificadores.

"Os excelentes resultados, advêm de um processo de integração entre os agentes de inteligência e os operacionais que patrulham diuturnamente a região. Não é fácil, o profissional precisa ser vocacionado" Declarou o Capitão Couceiro.

Fonte: Assessoria de Comunicação/PDE.

sábado, 27 de setembro de 2014

Prefeito de Extremoz entrega 30 obras com a presença do ministro Garibaldi Filho































A festa foi animada pela Banda Limão com Mel
           
            Fotos: Novinho

            Diante de uma multidão que compareceu à nova Praça de Táxis no Centro de Extremoz na noite desta sexta-feira, 26, o prefeito Klauss Rêgo entregou a população 30 obras concluídas em 2014, juntamente com o ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho. A festa, animada pela Banda Limão com Mel começou com o descerramento das placas na nova Praça de Táxi, Mototáxis e Transporte Cidadão.

            Em seguida a Banda Municipal, regida pelo maestro Wescley, tocou os hinos Nacional e do Município e o padre João Pedro abençoou a obras. “A benção desta praça de táxis se estende a outras obras que estão sendo inauguradas”, disse o padre.

            O prefeito Klauss Rêgo disse que aquele momento era importante e histórico para Extremoz. “Conseguimos terminar 30 obras este ano e sou grato a quem nos ajudou, porque ninguém faz nada sozinho”, comemorou. “Fizemos um plano de trabalho que seguimos rigorosamente!” Informou. “Tratamos bem nosso povo, dando saúde, educação, segurança e assistência social, entre outras coisas. Hoje todas as nossas escolas têm ar condicionado. Invisto na educação porque podem tirar tudo de uma pessoa, menos o conhecimento”, enfatizou.

Agradecimento

            Agradeceu os esforços do ministro Garibaldi Filho por Extremoz. “O ministro Garibaldi me bota ao seu lado em Brasília e me leva aos gabinetes para conseguir verbas. A creche do Carão, por exemplo, construída na gestão anterior que não saía por irregularidades, está sendo inaugurada hoje por causa da ajuda de Garibaldi e porque o município investiu mais de 200 mil reais para consertar o que estava errado. Hoje a creche atende a quase 500 alunos. Uma conquista do nosso povo!” Agradeceu o prefeito.

            “Ainda em 2008 vi que precisava investir muito na saúde. Fomos a todos os recantos do município. Abrimos 15 postos de saúde e reabrimos o Hospital e Maternidade Presidente Café Filho, que funciona com equipamentos novos e hoje nascem crianças em Extremoz!” Festejou. “Atualmente o hospital conta com Central de Oxigênio e é uma unidade organizada e eficaz, funcionando 24 horas por dia”, informou Klauss. “Investimos em muitas áreas e tudo funciona em Extremoz”, completou.

            O prefeito também falou sobre o projeto Transporte Cidadão. “Fizemos duas licitações para atender as comunidades que sofriam com falta de mobilidade, que resultaram vazias porque os empresários do setor de transporte entenderam que não seriam linhas lucrativas. Eu não podia deixar meu povo à deriva, sem poder se locomover, então criei o ‘Transporte Cidadão’, com quatro linhas que funcionam correlatas aos horários dos trens. Não podemos esperar pela boa vontade da iniciativa privada”, desabafou.

Recursos

            “Extremoz tem obras feitas com recursos próprios do município. Estamos recuperando sete quadras antigas de esportes. Trabalhamos e mostramos ao povo como gastamos nossos recursos”, explicou Klauss. “A Banda Limão com Mel não pode se apresentar durante a Festa de Santo Antonio. No dia em que ia subir ao palco caiu um temporal em toda Grande Natal que me obrigou a cancelar os últimos dois dias de festa por questão de segurança. Ficamos com o crédito e hoje Limão com Mel está trazendo alegria neste dia histórico para nossa gente!” Regozijou-se. “Até Dezembro de 2016, quando termina o meu segundo mandato de prefeito, vamos viabilizar muitos outros projetos em Extremoz”, concluiu Klauss.
           
            O ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho, mostrou-se encantado com a festa que estava participando. “Já participei de muitas festas de inauguração, mas nunca vi tantas inaugurações como esta daqui!” Surpreendeu-se. “São todas obras importantes! Klauss está dando um show de inaugurações e parece um milagre conseguir faze tanta coisa apenas com recursos do município”, comentou. Dirigindo-se ao prefeito, disse: “Você fez mais do que todos esperavam e se Deus quiser você ainda vai fazer muito mais. Saio daqui feliz! O povo acertou quando lhe fez prefeito de Extremoz”, encerrou.

Obras inauguradas

            Duas creches, uma no Carão e outra em Alto Extremoz, duas Academias do Idoso, uma em Estivas e outra no Conjunto Estrela do Mar, Praça de Taxi, Praça do Grudeiro, Ginásio Coberto Franco Ribeiro, Ginásio Coberto de Vila de Fátima, Quadra de Esportes de Capim, Unidade Básica de Saúde de Jardins de Extremoz, Postos de Saúde em Vila de Fátima e Pitangui, Central de Oxigênio do Hospital e Raio-X do Hospital e Maternidade Presidente Café filho, reformamos e climatização das escolas Maria Isabel Dantas, em Capim, Escola Cícero Inácio em Pitangui, Escola Raimundo Joana, em Pitangui, Escola Expedito José, em Pitangui, Escola Vera Lúcia em Alto Extremoz e Escola Franco Ribeiro no Parque das Flores, Academias Abertas do Conjunto Estrela do Mar, Praça da Matriz, Estivas, Praça de Pedrinhas e Praça de Santa Maria, padronização da frota de táxi e dos mototaxistas, Transporte Cidadão, Bomba de Óleo de Pitangui e estátua de São Miguel Arcanjo. (LS).

PORTA RETRATO

Fotos: Dennys Cleber