Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Prefeitura de Extremoz vai urbanizar a Praia de Pitangui


Por Gilmara Costa
Fotos Denis Cleber

A Prefeitura de Extremoz, por meio da Secretaria de meio Ambiente e Urbanismo e em parceria com o Patrimônio da União, realizou no último dia 25 a 9ª Reunião Ordinária do Comitê Gestor da Orla do Município de Extremoz. A reunião ocorreu na sede da Associação das Marisqueiras, na praia de Pitangui e reuniu representantes de diversas categorias, entre eles, pescadores, comerciantes, barraqueiros, bugueiros, hoteleiros, sociedade civil, órgãos públicos, representantes do poder legislativo e executivo.

O prefeito de Extremoz, Klauss Rêgo, e a superintendente do Patrimônio da União, Yêda Cunha, assinaram o termo de cessão de área pública para que as obras possam ter andamento. Klauss Rêgo disse que é importante a participação e o apoio da comunidade para a construção e execução da urbanização, lembrando da luta para a elaboração dos projetos pensados com o objetivo de atender aos anseios da população. "É importante entendermos todo o processo de elaboração do projeto, busca nos gabinetes em Brasília, liberação de recursos e a fase de execução. A última precisa da sensibilidade dos moradores para receber o desenvolvimento, apoiando e sugerindo à prefeitura adequações que vierem surgir", alertou Klauss.

A superintendente do Patrimônio da União, Yêda Cunha lembrou a cessão que o órgão está fazendo ao município de Extremoz para construção de uma unidade básica de saúde para a praia de Jenipabu, para exploração gratuita, uma vez que a área a ser explorada não terá fins lucrativos.

Pauta

A pauta da reunião foi cumprida pelo secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Fábio Góis, que apresentou o andamento do projeto de urbanização da praia, fazendo a votação da ata anterior e conduziu a posse dos novos conselheiros do Comitê Gestor da orla do Município de Extremoz, sendo eles, Paulo de Souza Rêgo, secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Domingos Sávio, secretário-adjunto de Turismo e Eventos, Renata Costa de Brito Rêgo, secretária de Trabalho, Habitação e Assistência Social e os vereadores Demontieur Rocha e Cleyton Sant´Clair.

“O comitê busca atuar de forma focada na parte litorânea do município, que é constituída das praias de Pitangui, Jenipabu, Barra do Rio, Graçandu, Santa Rita e Redinha Nova", esclareceu o secretário de Meio Ambiente, Fábio Góis.

Também estiveram presentes prestigiando a posse e a assinatura do termo de cessão, os vereadores Évio Oliveira e Josias de Farias, além da procuradora Geral do Município, Fernanda Rívia e dos secretários de Agricultura e Pesca, Adriano Veras, Saúde, Francisco Júnior do Rêgo, além do representante do setor privado, Francisco Pondofe, da empresa Spel.

Projeto

O projeto de urbanização da praia de Pitangui busca resgatar o espaço de área de praia para os banhistas e intensificar as ações de vigilância sanitária nas barracas. Ainda de acordo com o secretário de Meio Ambiente, Fábio Góis, a idéia do projeto é transferir as barracas para uma área mais alta de recuo, para uma espécie de praça com sete quiosques duplos, totalizando 14 boxes, banheiros públicos masculino e feminino, com acessibilidade e com dois lavatórios e chuveiros na parte exterior e artepaisagismo em uma área total de 29m². 

domingo, 29 de setembro de 2013

ELEITOR “ASSUM PRETO”

Públio José – jornalista
(publiojose@gmail.com)

                       Luiz Gonzaga, na música “Assum Preto”, relata o sofrimento de um pássaro que fora mutilado dos olhos para que passasse a cantar melhor. Seus versos ainda ecoam pelas mentes e corações nordestinos de todos os portes e tendências: “Assum preto seu cantar é tão triste quanto o meu, também roubaram o meu amor, ai, que era a luz, ai, dos óios meus”. O lamento mostra o sofrimento do personagem ao se ver privado da presença da amada. Segundo ele, da mesma forma que a vida impusera o furo aos olhos do pássaro “para ele, assim, cantar melhor”, também lhe colocara numa situação de dor, com a perda da mulher amada. Ambos fazem do sofrimento o combustível necessário para aprimorar a inspiração, enquanto também fazem do novo canto motivo para suportar as agruras da vida. Nenhuma penalidade, entretanto, surge para o terceiro personagem da história, o causador de tudo.
                    Este se esgueira pelo anonimato sem pagar pelo seu crime. Afinal, a letra deixa bem claro que alguém, na música não identificado, havia furado os olhos do pássaro. O canto também ressalta o prejuízo sentimental que alguém sofrera porque outro roubara o seu amor, “que era a luz, ai, dos óios meus”. Como se vê, esse terceiro personagem causou sofrimento e dor e, no entanto, nenhuma penalidade lhe aconteceu. Essa pérola do cancioneiro nordestino também serve de metáfora para as práticas atuais na vida política brasileira. Políticos inescrupulosos “furam” os olhos do eleitor, para que este não consiga enxergar a realidade dos seus atos, enquanto outros “roubam” os sonhos daqueles que neles depositaram sua confiança. O resultado é eleitor lamentando a cegueira na qual vem tateando há muito tempo e eleitor que teve tirado de si a luz dos seus anseios, de seus desejos perdidos e destroçados.
                     Políticos atuais representam bem esse personagem. À numerosa galera, ou seja, o eleitorado, os olhos foram furados. Durante longo tempo militantes de certo partido celebraram a pureza ideológica da agremiação sem se dar conta do enorme abismo que separava “as conversas pra boi dormir” da verdadeira realidade. Com raríssimas exceções, ninguém da massa, da famosa militância chegou a enxergar o mastodôntico estelionato que era praticado à vista de todos. Como descobrir o jogo se estavam todos cegos? E, como nos versos da música eternizada por Luiz Gonzaga, o pássaro com os olhos cegos canta – e canta muito melhor! O desempenho da militância era de fazer inveja aos demais partidos. A cegueira motivava inspiração toda especial. Ir às ruas, comprar camisetas, bottons e bonés do próprio bolso, além de brandir, com aguerrida devoção, os dogmas do partido, tudo era feito com cega determinação.
                     Aos demais eleitores sobrou também o lamento pela dura realidade. “Também roubaram o meu amor, ai, que era a luz, ai, dos óios meus”. Quanta gente no Brasil embalou seus sonhos, seus maiores anseios civis em cima das promessas defendidas por famosos políticos, não é verdade? Para muitos era como se fosse um novo amor, algo arrebatador, que lhes traria um novo país. No Brasil esse fenômeno aqueceu mentes e corações de milhões e milhões de apaixonados, de embevecidos, que creram em um novo amanhã. A eles, com raríssimas exceções, restou a descoberta da dura realidade: olhos furados de uns; sonhos roubados de outros. De palpável apenas o seguir tranqüilo do causador de tamanha decepção. Pois devagarinho, devagarinho, tal figura vai se esgueirando pelos desvãos da impunidade, deixando atrás de si o som de um forte lamento. “Assum preto meu penar é tão triste quanto o seu...”

Micheline Borges e a Justiça

--- Walter Medeiros – waltermedeiros@supercabo.com.br

A comoção que se seguiu à infeliz declaração da jornalista conterrânea Micheline Borges sobre as médicas cubanas parece ter sido capaz de impedir qualquer reflexão mais equilibrada sobre o fato. Agora o episódio toma um rumo mais duro ainda, que é a cobrança que passa a ser feita no Judiciário por parte do Sindicato das Empregadas Domésticas, cuja categoria se sentiu ofendida, com razão, pelas declarações.
Neste momento é preciso olhar o episódio como algo resultante dos vícios arraigados na nossa sociedade e dele oferecer e tirar as lições que forem possíveis, por mais difíceis e lamentáveis que se configurem. Desde o primeiro momento em que vi a declaração na internet senti que se tratava de uma tentativa de fazer graça com coisa séria, o que finda se transformando sempre em brincadeira de mau gosto. Entretanto, imediatamente, certa ou errada, bem ou mal, porém a seu modo, a jornalista fez uma espécie de retratação, mesmo que enviesada. Na ânsia de repercutir, propagar e condenar com toda veemência, pouca atenção foi dada ao que ela tentou mostrar.
Inicialmente, a jornalista Micheline Borges afirmou que “Foi um comentário infeliz”. Esta frase já mostrava o início do reconhecimento de que não agira de forma aceitável. Em seguida, ela disse que “só gostaria de pedir desculpas”. Mais uma mostra de que tentava se redimir de um ato condenável e impensado, mas que já havia sido praticado; estava sem jeito. Na mesma sentença, a jornalista revelava: “fiquei muito angustiada.”. Ninguém gostaria de estar em seu lugar nessa hora de angústia, nem cabe a mim, pelo menos, duvidar do seu sofrimento. Tenho de olhar como verdadeiras as suas palavras.
“Não tenho preconceito com ninguém, não quis atingir ninguém, nem ferir a imagem nem a profissão de ninguém”, disse mais a jornalista, em palavras que não explicavam nem justificavam, mas que ninguém pode ignorar e deixar de enxergar o que disse. Da mesma forma que não foi muito feliz a explicação que tentou dar ao dizer que o fato “Ganhou uma proporção muito grande nas redes sociais, onde as pessoas interpretam do jeito que querem.”. Ali não se tratava de interpretação. A afirmação infeliz foi muito clara e não tinha nada para se achar que ninguém iria distorcer.
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Norte (Sindjorn), em sua nota, lamentou a "postura equivocada, falta de zelo e respeito" da colega. Aproveitou para explicar que atua na vigilância constante contra "qualquer tentativa de cercear o direito de imprensa e opinião", mas "não admite nenhum tipo de preconceito".
Esse fato deve servir de exemplo, mas as pessoas, as entidades e a Justiça precisam fazer a sua cobrança com um mínimo de respeito e humanidade. Não seria porque ela foi desrespeitosa que deveria ser tratada de forma idêntica pelas instituições a quem cabe promover a reparação. Já vimos que o fato infortunado gerou para ela grande sofrimento. Pelo menos uma retratação ela já fez, imediatamente, aliás. O que mais dever, que seja cobrado de forma respeitosa.
Se a jornalista tem e externou opinião condenável, que o chamamento sirva para lhe mostrar que a sociedade e a humanidade não admitem tal postura de ninguém; não só dela. É possível acreditar que ela pode mudar e aprender a lição, passando até mesmo a buscar entender com clareza o significado antissocial da sua atitude. Esperamos que a Justiça conduza o caso de forma a sanar o problema e não a o agravar.

sábado, 28 de setembro de 2013

Prefeitura de Extremoz encaminha Orçamento 2014 e PPA para Câmara Municipal

Por Gilmar Costa

A Prefeitura de Extremoz, por meio da Secretaria de Planejamento, Administração e Finanças, entregou nesta sexta-feira, 27, os Projetos de Leis Plano Plurianual (PPA) e Lei Orçamentária Anual (LOA) a Câmara Municipal para ser votado nos próximos dias. Os projetos prevêem o orçamento do município para os próximos quatro anos.

De acordo com Antônio Lisboa, responsável pela pasta, o orçamento de 2014 está estimado em aproximadamente 65 milhões. E, por determinação do prefeito Klauss Rêgo foi priorizado as áreas de Educação, Saúde, Infraestrutura e Segurança, enfatizando a Assistência social.

Agripino debate relação Brasil-EUA em encontro com políticos e empresários americanos

Junto com autoridades brasileiras e internacionais, o senador José Agripino participou nesta sexta-feira (27), em Miami (EUA), do 18º Meeting Internacional promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais. O tema debatido hoje foi "Relações Econômicas, Institucionais e de Turismo Brasil/Estados Unidos".

Entre os presentes estiveram o governador da Flórida, Rick Scott; o prefeito de Miami, Tomás Regalado; e o ministro do Turismo do Brasil, Gastão Vieira. Considerado o maior evento corporativo brasileiro fora do país, o Meeting Internacional já foi realizado em países como África do Sul, Chile, Argentina, Portugal, México, Colômbia e Itália.

Prefeitura de São Gonçalo antecipa salários de setembro

A Secretaria de Finanças de São Gonçalo do Amarante confirmou na manhã de hoje a antecipação da folha de pagamento do mês de setembro do funcionalismo público do município. De acordo com Luiz Henrique houve um esforço conjunto das Secretarias de Administração, Saúde, Educação e Finanças para cumprir a determinação do prefeito Jaime Calado para depositar os salários nas contas dos servidores neste sábado (28).

Além das festividades dos Mártires de Uruaçu, que acontecem no próximo dia 3 de outubro, quando São Gonçalo terá um grande evento religioso, a Prefeitura Municipal resolveu antecipar os salários em função da greve da rede bancária para que o funcionário público municipal possa ter mais tempo para encontrar formas de vencer as dificuldades de efetuar saques, pagamentos e não atrasar os compromissos.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

RN se prepara para disponibilizar vacina Tetra Viral no SUS

A partir do mês de setembro, o Ministério da Saúde passa a oferecer em toda a rede pública de saúde a vacina Tetra Viral, com o componente Varicela, para crianças com 15 meses de idade e que já tenham recebido a primeira dose da vacina Tríplice Viral aos 12 meses. A vacina Tetra Viral protege ainda contra sarampo, caxumba e rubéola. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através do Programa Estadual de Imunização, já se reuniu com municípios da Grande Natal e das Regionais de Saúde, para discutir como se dará a introdução da vacina no Calendário de Vacinação e a operação logística no Estado.

Segundo Stella Leal, subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, a introdução da vacina objetiva oferecer à população de crianças, na faixa etária de 15 meses (1 ano e 3 meses), mais um imunobiológico com vista a ampliar a proteção contra doenças e, consequentemente, melhorar as coberturas vacinais. A introdução se dará de forma gradativa na rotina das salas de vacina do Estado.

A varicela, popularmente conhecida como catapora, é uma doença infecciosa altamente contagiosa causada pelo vírus Varicela-Zóster, mas geralmente de evolução benigna. É caracterizada pelo surgimento de lesões cutâneas podendo ser acompanhada de febre moderada e outros sintomas leves. É uma das enfermidades mais comuns na infância. A transmissão do vírus da varicela ocorre por contato direto através da saliva ou secreções respiratórias da pessoa infectada ou por contato com o líquido do interior das vesículas. A doença pode ocorrer durante todo o ano, com picos de incidência nos meses de agosto a novembro.

No Rio Grande do Norte, segundo Adriana Cristina Aires, técnica do Setor de Agudas e Imunopreviníveis da Sesap, no período de 2010 a 31 de junho de 2013, foram notificados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) 10.014 mil casos, dos quais nove foram a óbito.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina Tetra Viral tem 97% de eficácia e raramente causa reações adversas. Além da proteção contra as doenças sarampo, rubéola, caxumba e varicela, a vacina diminui os riscos de complicações como os casos de varicela grave, que podem levar a internações hospitalares e óbito.

Agripino comemora regularização da profissão de vaqueiro

O senador José Agripino comemorou a aprovação, nessa terça-feira (24), pelo Senado, do projeto de lei que reconhece e regulamenta a profissão de vaqueiro. Mais de 70 profissionais, principalmente do Nordeste, acompanharam a sessão de votação no plenário da Casa. “Conheci a dureza da vida de vocês. Meu pai, avô e bisavô são homens que vieram do campo, que formaram filhos com a renda da terra”, frisou o líder do Democratas do Senado.

O texto aprovado define o vaqueiro como profissional responsável pelo trato, manejo e condução de animais como bois, búfalos, cavalos, mulas, cabras e ovelhas. Pelo projeto, estão entre as atribuições do vaqueiro: alimentar os animais, fazer a ordenha, treinar e preparar animais para eventos culturais e socioesportivos com a garantia de que não sejam submetidos a atos de violência; e, sob a orientação de veterinários e técnicos qualificados, auxiliar com os cuidados necessários à reprodução das espécies.
Durante a votação, o senador contou que sempre teve consideração pelo trabalho do vaqueiro. Quando foi governador do Rio Grande do Norte, implantou o “Projeto Curral”, que repunha o gado perdido por causa da seca. “Acompanhei o sofrimento principalmente do vaqueiro autônomo que, quando vem a seca, ele perde tudo. Quando criei o projeto, eu pensava no homem do campo, em sua sobrevivência. Por meio desse projeto, esses vaqueiros criaram seus filhos, mas se não fosse a valentia deles, minha ação teria sido em vão”, frisou.

Ao final do discurso, os vaqueiros presentes aplaudiram o senador potiguar, que acrescentou: “Nesta galeria, onde vocês estão, sentam magistrados, artistas, atletas. Pessoas que nós costumamos ver na televisão. Mas hoje essa galeria é de vocês, do vaqueiro, do homem lutador, que sabe o valor da terra, e por isso recebe minha homenagem, meu respeito e meu voto a favor da regulamentação da profissão”. O projeto é de autoria dos ex-deputados Edigar Mão Branca e Edson Duarte. 

Banda 4 Cantos, Bah D’Ávila e Grupo Sinhá Jambô cantam e tocam na Feira de Artes de Petrópolis

O final de semana cultural de Natal, durante a 7ª edição da Feira de Artes de Petrópolis, que ocorre no sábado (28) e domingo (29), a partir das 10h, na Praça das Flores, será de muita animação com as bandas 4 Cantos, Sinhá Jambô e o cantor e compositor Bah D’Ávila. Tudo isso sem nenhum custo para os visitantes.

No sábado, das 11h às 18h, os visitantes e expositores desfrutarão de música ambiente. Às 18h o Grupo 4 Cantos toca MPB, jazz e blues e a partir das 20h, entra o cantor e compositor Bah D’Ávila, com variado repertório, com teclado e violão.

No domingo tem música ambiente até as 15h, seguido do Grupo Sinhá Jambô, que apresentará show de voz e percussão, tendo na sua harmonia os instrumentos escaleta e rebeca e que é composto por só de mulheres, com Fernanda Esteves (voz, escaleta e rebeca), Leila Bezerra (voz e percussão) e Vânia Maia (voz percussão e composição).

Berlim Bar

Com produção cultural do jornalista Toinho Silveira, a feira ofertará ao público gastronomia variada, inclusive com a participação do saudoso Berlim Bar, que revive sob a orientação de Lourdinha Alencar, que servirá comida alemã.

A feira apresenta uma grande variedade de produtos, entre eles peças de artes plásticas, mosaicos, bordadas, artesanatos, peças em madeira de demolição, participação de rendeiras da região do Cariri Paraibano, vestidos, camisetas, jogos americanos, gravuras européias, antiguidades, flores e plantas ornamentais, gastronomia regional e doces caseiros sem conservantes, entre outros.

Apoios

“Contamos com o apoio cultural do Governo do Estado, SESI, SESC, Prefeitura de Natal, Água Mineral Cristalina, Semsur, SEBRAE e Secretaria de Turismo do Estado”, disse a professora Graça Queiroga, da Organização Potiguar para o Desenvolvimento Sustentável (OPDS), coordenadora da feira. “Sou imensamente grata ao jornalista Toinho Silveira, produtor cultural da feira, ao secretário Ranieri Barbosa, da Semsur, a Zeca Melo e João Hélio, do SEBRAE e a Isaura Rosado, secretária de Cultura do RN”, concluiu Graça Queiroga. (LS).

Serviço
7 ª Feira de Artes de Petrópolis
Dias 28 e 29 de Setembro de 2013, às 10h.
Praça das Flores / Petrópolis / Natal / RN

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

O Céu acampado em Extremoz


O espetáculo Auto da Aldeia do Guajiru, a Batalha de São Miguel revive a realidade e a lenda em cenário mítico   

Neste domingo, 29, às 20h30, a peça Auto da Aldeia do Guajiru, a Batalha de São Miguel, com texto e direção de Ricardo Veriano, revive a realidade e a lenda da História de Extremoz em cenário mítico entre as ruínas da mais antiga Igreja Jesuíta do Rio Grande do Norte, no Centro antigo da cidade, com cerca de 150 atores, a maioria formada por habitantes do município. O evento, que já faz parte do calendário cultural do estado e vem ao longo tempo se consolidando e atraindo centenas de visitantes. Nesta 5ª edição ele está sendo especialmente preparado pela Prefeitura de Extremoz, por meio da Fundação de Cultura Aldeia de Guajiru.

O espetáculo começa com um cortejo ditirâmbico de recepção entre atores e platéia. Em seguida é encenado o ato de Roma, do século XVI, que envia para as terras do Guajiru os soldados de Cristo da Companhia de Jesus. Depois vem a Ode a Lagoa de Extremoz, com o “Balé das Águas”. Após a dança, o cego Dedé do Araçá conta toda a História, material e imaterial do Guajiru, incluindo a catequização – Jesuítas e índios ‐ passatempo indígena – a dança e outros hábitos, depois vem os negros escravos presentes no Guajiru, a expulsão dos Jesuítas soldados de Cristo, a lenda do carro de boi caído, ou o sino desaparecido e o português degredado como modelo social de família mambembe em Extremoz.

A peça continua com o “Coro do bem Ângelus versus Sombra do Mal Demus”, seguido da grande Batalha que submeteu a ‘cobra da lagoa’ ao julgo de São Miguel e por fim “O céu acampado em Extremoz”, terminando com show pirotécnico.

Ambiente

O ambiente traz uma dosagem de realidade à cena da chegada dos jesuítas à Vila de Extremoz, assim como configura um cenário grandioso para as outras cenas, que contam o convívio entre índios, europeus e negros naqueles tempos coloniais.

O Auto da Aldeia do Guajiru, a Batalha de São Miguel é encenada desde setembro de 2009, sendo, ao longo do tempo, fruto de um processo contínuo de discussões coletivas públicas, estudos e outras ações conjuntas da cidade de Extremoz e seus distritos. A identidade cultural da cidade flui através do teatro e suas linguagens, recheadas de novas interpretações a favor ou contra a História oficial dos seus autores, os vencedores, que contaram a história corrente em detrimento dos seus atores: o índio, o português e o negro. (LS).

Serviço

Auto da Aldeia do Guajiru, a Batalha de São Miguel
Domingo, 29 de setembro de 2013, às 20h30.
Ruínas da antiga Igreja Jesuíta, Centro antigo de Extremoz
Entrada: gratuito
Mais informações: Leda Medeiros – 3279 – 2872 / 8801 – 1608.

Fotos: Edição de 2012 / LeoSodré.














Lançamento do Fórum Mundial de Direitos Humanos em Natal

O Rio Grande do Norte se prepara para o Fórum Mundial de Direitos Humanos, que será realizado em Brasília de 10 a 13 de dezembro. Nesta sexta-feira (27), a partir das 14h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, entidades que dialogam sobre as questões dos direitos humanos se reúnem para definir a participação do Estado no encontro. O Fórum é promovido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) e terá palestras e debates com a presença de autoridades, intelectuais e profissionais de reconhecimento internacional.

“O objetivo do Fórum é promover um espaço de debate público sobre Direitos Humanos, no qual serão tratados seus principais avanços e desafios, com ênfase no respeito às diferenças, na participação social, na redução das desigualdades e no enfrentamento a todas as violações de direitos humanos”, explica Samanda Alves, coordenadora geral da SDH, que participará da reunião em Natal.

Samanda Alves explica que estão sendo realizadas mobilizações em todos os estados, com o propósito de estimular reflexão da sociedade sobre o tema e fortalecer o debate sob a perspectiva regional. A composição do Comitê Local que representará o Rio Grande do Norte foi definida em reunião no último dia 20, em Natal.

O Fórum Mundial foi concebido para aproximar e integrar pessoas e organizações e será composto por conferências, debates temáticos e atividades autogestionadas, com a participação de convidados nacionais e internacionais, que se reunirão para debater e refletir sobre direitos humanos. Nas atividades autogestionadas, serão apresentadas e fundamentadas propostas de instituições que fizerem adesão ao Comitê Organizador do FMDH, para reflexão conjunta, troca de experiências, formação de redes, movimentos e organizações sociais.

SAIBA MAIS SOBRE O FÓRUM MUNDIAL DE DIREITOS HUMANOS
Site do FMDH – www.fmdh.sdh.gov.br
Entendendo o FMDH - Clique aqui
Ementário do FMDH - Clique aqui
Ficha de Adesão ao CO do FMDH - Clique aqui
Logomarca Oficial do FMDH em Português - Clique aqui
Regulamento das Atividades Autogestionadas do FMDH – Clique aqui
Ficha de Inscrição das Atividades Autogestionadas do FMDH - Clique aqui

CONTATOS SOBRE A ATIVIDADE DE MOBILIZAÇÃO EM NATAL/RN
Marcos Dionísio – Presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos do RN: 84 8866-2035
Aluízio Matias - MNDH-RN: 84 8721-7705
Samanda Alves – Secretaria de Direitos Humanos – SDH/PR – 61 9806-3562

Samanda Freitas
Coordenadora-Geral da Secretaria Executiva do CNCD
Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos
Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República
( (61) 2025-7884/7944/9076 e 9806-3562
* samanda.freitas@sdh.gov.br
Sitio: www.direitoshumanos.gov.br

Fábio Faria cobra do governo federal as ações prevista no programa de combate ao crack

O Brasil é o maior mercado consumidor de crack no mundo e já ocupa a segunda colocação no ranking de consumo de cocaína. Esses dados, constatados pela Universidade de São Paulo, foram recentemente confirmados pela Fundação Oswaldo Cruz. A pesquisa, divulgada na semana passada, revela que há, no Brasil, 370 mil usuários regulares de crack. Desse total, a maior parte, cerca de 148 mil consumidores, está na região Nordeste.

A disseminação do crack, que se caracteriza por ser uma droga barata, de fácil acesso e com poder de destruição moral e físico impressionantes, foi tema do discurso feito pelo segundo vice-presidente da Câmara dos Deputados. Fábio Faria (PSD/RN) que, desde 2009 preside a Frente Parlamentar Mista de Combate ao Crack, cobrou do governo federal o investimento prometido no lançamento do programa “Crack, é possível vencer”.

“Essas pesquisas alertam para o caminho perigoso que estamos seguindo. Enquanto no resto do mundo o consumo cai, no Brasil só constatamos o aumento no número de usuários de drogas. O governo federal anunciou investimentos de mais de 4 bilhões de reais para garantir uma rede de assistência capaz de atender viciados em crack, mas depois do lançamento quase nada foi feito”, alertou o parlamentar. O programa “Crack é preciso vencer” previa ações de 2012 a 2014, mas até agora, apenas um terço do total anunciado foi investido.

Fábio Faria usou como exemplo a parceria que deveria ser firmada entre o governo federal e comunidades terapêuticas, mantidas por instituições sem fins lucrativos, como igrejas e associações. Para ampliar a rede de acolhimento, o governo federal reservou cerca de R$ 132 milhões para serem investidos em 2012, mas nada foi repassado a essas entidades a fim de subsidiar os custos com os internos. Em 2013, o quadro se repete com apenas 21% dos recursos empenhados e apenas 0,02% de fato repassados.

O deputado também lembrou que o trabalho realizado pela Frente Parlamentar e pela Comissão Especial, criada para estudar esse tema, constatou que o combate efetivo as drogas depende de uma ação integrada que vá da repressão ao atendimento e reinserção social do dependente químico. O trabalho ainda revelou que o Brasil não tinha política, nem projeto para combater o avanço das drogas. Fábio Faria reforçou que o programa “Crack, é Preciso Vencer” é uma importante iniciativa e não pode cair em descrédito.

Dia do Turismo é lembrete para bons projetos, afirma diretor da Coohotur

“Ela serve para nos lembrar que bons projetos existem e que precisamos e temos condições de captá-los”, a frase é do diretor executivo da Cooperativa do Desenvolvimento da Atividade Hoteleira e Turística (Coohotur), Nailson Azevedo, e resume o sentimento da Entidade na data (27 de setembro) que se comemora o Dia do Turismo.

Neste dia, é celebrado em todo o mundo o Dia do Turismo. A data foi instituída pela Organização Mundial do Turismo (OMT), órgão que compõe o Sistema das Nações Unidas, em setembro de 1979. A escolha da data se deu em homenagem à implantação do Estatuto da entidade, adotado desde 1970. “Um dia fundamental para todos os que trabalham com a atividade e que sabem de sua importância para a geração de empregos, a conservação de patrimônios históricos e a verdadeira identidade de um povo ou nação”, comentou o diretor da Coohotur.

Aqui no estado, a Cooperativa do Desenvolvimento da Atividade Hoteleira e Turística é a responsável pela administração de um dos locais fomentadores do turismo potiguar: o Centro de Convenções de Natal. “Não podemos citar o turismo e, toda uma gama de atividades que circulam o seu entorno, sem citar o Centro de Convenções. Ele é peça-chave em diversos pontos desse segmento no Rio Grande do Norte”, afirmou Nailson Azevedo.

Homenagem diária

 Azevedo explica ainda que o Centro de Convenções de Natal reúne diferenciais que não são contemplados pelos concorrentes dos estados do Ceará e Paraíba, como a sua localização estratégica, integrada a rede hoteleira e próximo ao bairro de Ponta Negra. “Aqui, o Turismo e os que trabalham em favor dele, são homenageados todos os dias. No Centro, temos o desejo de valorizar mais e mais a nossa atividade”, finalizou o diretor executivo da Coohotur.

RN tem encontro ecológico

O Rio Grande do Norte sediará na próxima sexta-feira, dia 27 de setembro de 2013, às 15h, Encontro Ecológico. O evento, que será realizado em Natal/RN, no Espaço Eco Auditorium, terá como objetivo discutir os rumos da política estadual de investimentos de proteção ao meio ambiente, além de discutir as consequentes repercussões na saúde, segurança e educação.

O encontro, promovido pelo PEN – Partido Ecológico Nacional, ainda terá como objetivo organizar o Partido no Estado. Será a oportunidade de discutir o cenário político estadual, bem como definir o planejamento para as eleições de 2014.

O Partido realizará o cadastramento e início de definição de nomes para concorrer as eleições para Deputado Federal, Estadual, Senador e Governador. O evento terá participações de líderes de todas as regiões do Estado para definir a formação das Comissões e Direção do PEN-RN nos Municípios, além de debater sobre as plataformas de sustentabilidade e encaminhamentos para as eleições de 2014 e 2016.

Na oportunidade será lançado, às 19h, o livro Eleições na era digital – Como vencer os novos desafios de autoria do jornalista e sociólogo, João Alves Tiradentes. Ainda assinam o livro um especialista em Direito Eleitoral (dr. Marcelo Augusto Melo Rosa de Sousa), um estrategista em criação de Plano de Governo (prof. Antonio Luiz de Carvalho) e um experiente profissional de pesquisa de mercado e eleitoral (Antonio Luis Poggi Rodrigues) e o especialista em marketing digital Marcos Ferreira. Tiradentes estará em Natal para lançar o seu livro, juntamente com Marcos Ferreira, para ministrar uma palestra sobre o assunto, às 19h, no Espaço Eco Auditorium.



Ficha Técnica:

Encontro Ecológico do RN promovido pelo PEN e Lançamento do livro Eleições na era digital – Como vencer os novos desafios de autoria do jornalista e sociólogo, João Alves Tiradentes

Dia 27/9/2013 – Sexta, às 15h

Local: Espaço Eco Auditorium (próximo ao Tribunal Regional do Trabalho 21ª Região)

Endereço: R. Dr. Lauro Pinto, 1496 | Lagoa Nova | Natal – Brasil



Contatos: PEN – Partido Ecológico Nacional: Fone/Fax: 84 3204-0600.

Presidente do PEN/RN: Dr. Luiz Gomes (84) 9135-0600.

Sescon realiza 8º Encontro das Empresas de Serviços Contábeis do RN

O Sindicato das Empresas de serviços contábeis e das empresas de assessoramento, perícias, informações e pesquisas do Estado (Sescon-RN) promove nos dias 18 e 19 de outubro, no Hotel Pestana,  o 8º Encontro das Empresas de Serviços do RN. O evento terá palestras e debates sobre o tema “Uma gestão de serviços contábeis eficiente transforma dificuldades em vantagens competitivas”.

“O objetivo desse evento é envolver empresários, estudantes, contadores, advogados ou profissionais liberais no contexto geral da gestão contábil. É uma oportunidade de debatermos temas atuais e trocar experiências”, explicou João Antônio de Oliveira Matias, presidente do Sescon-RN.

As inscrições para o 8º Encontro das Empresas de Serviços do RN podem ser feitas, exclusivamente, pela internet, através do site www.sesconrn.com.br. O evento oferece 250 vagas e tem carga horária de 12 horas.

Serviço:

8º Encontro das Empresas de Serviços Contábeis do RN

Local: Hotel Pestana, na Via Costeira.

Data: 18 e 19 de outubro

Inscrições: www.sesconrn.com.br

Mais informações: 3201 0708

Prefeitura de São Gonçalo inicia reforma geral nos ginásios de esportes

A prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretária de Juventude, Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura, iniciou os trabalhos de reforma geral no quatro ginásios de esportes do município.  O primeiro espaço esportivo a passar pelos reparos é o Manoel Targino, localizado no bairro Jardim Lola que será finalizada no final dessa semana. Em seguida será a vez do Senador Luiz de Barros (Santo Antônio), Aildo Mendes (Centro) e o Lourival Florêncio (Amarante).

De acordo com a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer serão recuperados o telhado, pintura geral, os alambrados, parte elétrica e hidráulica, piso e rede de proteção, de acordo com as necessidades de cada ginásio.  O custo total da obra está avaliado em R$ 350 mil, sendo R$ 150 mil em coberturas (telhados) e R$ 200 mil para os ajustes nos ginásios. As reformas foram determinação do prefeito, Jaime Calado, e realizadas utilizando de recursos próprios.

Segundo o secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Micael Moreira, já foi feito o diagnóstico das necessidades dos reparos para cada praça esportiva. “Nossa principal preocupação são as coberturas que estão desgastadas. Queremos proporcionar ao desportista são-gonçalense uma melhor estrutura” finalizou.

Feira de Arte de Petrópolis oferece vasta programação a partir de sábado, 28


A 7ª edição do projeto conta com artistas plásticos, artesãos, antiguidades, flores e plantas ornamentais e gastronomia regional, além de shows musicais

A 7ª edição da Feira de Artes de Petrópolis será nos dias 28 e 29 de setembro, na Praça das Flores, em Petrópolis, a partir das 10h, sob a coordenação da Organização Potiguar o Desenvolvimento Sustentável (OPDS), que já fechou toda a programação, inclusive com a participação do saudoso Berlim Bar, que revive sob a orientação de Lourdinha Alencar, que ofertará comida alemã.

“A programação está fechada. Além dos expositores habituais, como a artista plástica Rosa Spencer, apresentando uma grande variedade de peças desenvolvidas em mosaico, as senhoras Maruska Santos e Eliana Alencar trás uma rica produção de peças bordadas, além da artesã Márcia Pereira, conhecida pela riqueza dos seus trabalhos em crochê”, informou Graça Queiroga, coordenadora da feira. “Nesta Edição contaremos, também, com a presença do arquiteto Luiz Mário, expondo trabalhos com técnicas artesanais em madeira de demolição”, completou.

Agregando valor ao evento cultural, haverá a participação de rendeiras da região do Cariri Paraibano, que desenvolvem trabalhos criativos em parceria com artesões do Seridó Potiguar, em renda renascença - vestidos, camisetas, jogos americanos, além de Pascoal, colecionador de gravuras européias de reconhecido valor artístico.

Música

De acordo com informações da equipe de coordenação da Feira de Artes de Petrópolis, que tem a produção cultural sob a responsabilidade do Jornalista Toinho Silveira, foi definido para esta Edição, uma intensa programação musical com o objetivo de tornar o ambiente do espaço público mais atrativo para o visitante.

“Assim, além da exposição de vários segmentos culturais – artistas plásticos, artesãos, objetos antigos, flores e plantas ornamentais, gastronomia regional, com destaque dos deliciosos doces caseiros sem conservantes, durante todo o dia o visitante terá apresentações de shows musicais, inclusive com as participações da Banda 4 Cantos e de Bah D’Ávila”, ressaltou Graça Queiroga, informando que toda programação é gratuita.

Sinhá Jambô

A novidade musical desta edição será a apresentação do Grupo Sinhá Jambô que apresentará show de voz e percussão, tendo na sua harmonia os instrumentos escaleta e rebeca e que é composto por só de mulheres, com Fernanda Esteves (voz, escaleta e rebeca), Leila Bezerra (voz e percussão) e
 Vânia Maia (voz percussão e composição).

“Esse grupo assimilou a influência dos diversos tipos de batidas de ‘Coco de Roda’, samba e ciranda, interpretando-os acompanhado pela batida de tambores e a singular melodia da rebeca e escaleta, sob a condução das vozes das Sinhás. “A junção de todos esses elementos resulta numa atuação contagiante e dançante”, comentou Graça Queiroga.

Serviço

7 ª Feira de Artes de Petrópolis
Dias 28 e 29 de Setembro de 2013, às 10h.
Praça das Flores / Petrópolis / Natal / RN

Programação musical

Sábado

11h às 15h: Discotecagem: Ju Ataíde
 15h às 16h30: Show MPB: Rafaela Estrela (voz e violão)  
 17h às 18h: Música instrumental com solo de sax: Álef Balduwin  
 18h às 20h: Grupo 4 Cantos – MPB, samba jazz e blues
20h às 22h: Show MPB: Bah D’Ávila  

Domingo

11h às 15h: Discotecagem: Ju Ataíde
15h às 16h: Show de música regional: Grupo Sinhá Jambô    
16h às 16h30h: Música instrumental com solo de sax: Álef Balduwin      
17h às 18h: Discotecagem e encerramento da Feira de Artes

Mais informações e entrevistas: Graça Queiroga (9441 – 8000)

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Extremoz participa da 4ª Conferência Estadual de Cultura


Por Gláucio Câmara

O município de Extremoz, por meio da Fundação de Cultural Aldeia de Guajirú, participa da 4ª Conferência Estadual de Cultura que está sendo realizada entres os dias 26 e 27, nos teatros Alberto Maranhão (TAM) e o de Cultura Popular (TCP). No dia 26, abertura do evento será no TAM, às 20h. No dia seguinte, das 08h às 12h e das 14h às 18h, no TCP.

O município, que realizou no dia 07 de agosto a 2ª Conferência Municipal de Cultura, com a participação de mais de 300 pessoas, entre populares, representantes civis, gestores públicos e artistas, promoveu o debate para a elaboração e implementação dos planos municipais de cultura, discussão sobre a cultura local nos seus aspectos de direitos e cidadania, identidade, memória, produção simbólica e diversidade cultural, gestão e participação social, irá agora, por intermédio dos seus delegados, promover o debate para a elaboração dos planos municipais de cultura, discussão sobre a cultura local nos seus aspectos de direitos e cidadania, identidade, memória, produção simbólica e diversidade cultural, gestão e participação social.

Delegados sociedade civil: Honório Barbosa de L. Júnior, Maria de Fátima Santos Rocha, José Cícero da Costa e Camila Alves do Nascimento. Delegado do poder público: Valmira Bezerra da Costa

 Serviço

IV Conferência Estadual de Cultura
Dia 26, às 18h30, abertura oficial no Salão Nobre do Teatro Alberto Maranhão, e às 20h, concerto “Mass of the Children”, com Orquestra Sinfônica do RN e Coral Canto do Povo.
Dia 27, a partir das 8h, Teatro de Cultura Popular.
Mais informações: (84) 3232-5325/5320.

Delegação potiguar de malas prontas para o Campeonato Brasileiro de Karatê

120 atletas do Rio Grande do Norte vão representar o Estado no Campeonato Brasileiro de Karatê que será realizado no final deste mês na Bahia. Todos são integrantes do projeto social da Fundação Marie Jost e estudantes de escolas publicas.

O grupo embarca amanhã, 26, levando na bagagem sonhos, garra e determinação. A equipe tem atletas masculinos e femininos com idade de sete aos 46 anos e a expectativa é ficar entre os três primeiros colocados no geral. “Nossa equipe esta muito preparada técnica e fisicamente”, disse o professor André Calixta, responsável pelo grupo.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Fátima percorre vários municípios em campanha para eleições do PT

A deputada federal Fátima Bezerra (PT) esteve nesta sexta e sábado em Mossoró, Pau dos Ferros, Apodi e Marcelino Vieira em campanha para os candidatos a presidente do PT no RN, Olavo Ataíde, e Rui Falcão (plano nacional). Petista também fez campanha para os companheiros(as) que apoia nos diretórios municipais desses municípios.

“O PED tem um caráter pedagógico, pois é um momento especial que reúne nossos filiados e militantes para discutir o PT nos seus 33 anos de existência, nas suas relações com os movimentos sociais e populares, nos 10 anos de governo popular e democrático, na perspectiva de crescimento e fortalecimento do nosso partido. Nenhum partido tem experiência tão rica como o PT, que através do debate, do voto dos seus filiados, escolhe seus dirigentes”, afirmou Fátima.

Em Apodi, Fátima participou do lançamento da candidatura de Olavo a presidente do PT-RN. “Estou aqui para reafirmar meu a apoio, meu engajamento nas candidaturas de Rui Falcão (nacional) e Olavo (estadual). Olavo é preparado, já foi presidente do PT, hoje é um dirigente muito respeitado não só no PT como também nos demais partidos do campo democrático popular e movimentos sociais. Tem uma vida de dedicação ao nosso partido, portanto considero como o melhor nome para dirigir o PT no próximo período”, defendeu Fátima.

Além das mobilizações em prol da candidatura de Olavo, Fátima participou também do ato de lançamento da chapa de Ady Canário a presidenta do PT de Mossoró. Evento foi realizado na Câmara local. “Quero ressaltar que fiquei muito feliz quando soube que Ady tinha disponibilizado seu nome para presidir o PT de Mossoró. Ady é uma militante das causas sociais, companheira de muito valor e professora extremamente respeitada. O PT de Mossoró será muito fortalecido com a vitória de Ady”, destacou a deputada.

Ady conta com apoio do presidente do PT-Mossoró, Valdomiro Morais; do vereador Luís Carlos; do reitor e do ex-reitor da UFERSA, José Arimatea e Josivan Barbosa (respectivamente); além de demais dirigentes e militância petista.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

7ª edição da Feira de Artes de Petrópolis começa dia 28 na Praça das Flores

Haverá também expositores de flores e plantas ornamentais

Com produção cultural do jornalista Toinho Silveira, a 7ª Feira de Artes de Petrópolis será nos dias 28 e 29 de setembro na Praça das Flores, iniciando ás 10h, contando com exposições variadas de artistas do Rio Grande do Norte, sendo que no sábado, às18h, haverá show da Banda 4 Cantos, que chega com uma nova proposta de MPB, samba, jazz e blues.

A professora Graça Queiroga, diretora da Organização Potiguar para o Desenvolvimento Sustentável (OPDS), organizadora da feira disse que a procura de expositores tem superado todas as expectativas. “A Feira de Artes de Petrópolis vem a cada edição se superando por causa da qualidade do que é oferecido ao público”, comemorou.

“Teremos exposições de peças de mosaico, vitrais, fusão de vidro, murano, telas e imagens sacras, caixas de madeiras machetadas, pintura abstrata, esculturas de madeira, além da participação de vários artesãos, com uma boa diversificação de produtos, entre bordados, renda renascença, palha de carnaúba, cerâmicas de ceramistas renomados, artesanatos variados, inclusive utilizando a folha da bananeira e muitas outras novidades, além de expositores de flores e plantas ornamentais”, lembrou a coordenadora.

Apoios

“Contamos com o apoio cultural do Governo do Estado, SESI, SESC, Prefeitura de Natal, Água Mineral Cristalina, Semsur, Sebrae e Secretaria de Turismo do Estado”, lembrou a coordenadora da feira. “Sou sempre grata ao secretário Ranieri Barbosa, da Semsur, a Zeca Melo e João Hélio, do Sebrae, a Leda Medeiros, presidente da Fundação de Cultura Aldeia de Guajiru, de Extremoz, e a Isaura Rosado, secretária de Cultura do RN”, concluiu Graça Queiroga. (LS).

Serviço

4ª Feira de Artes e Antiguidades de Petrópolis, dia 28 e 29 de setembro de 2013, das 10h às 22h no sábado e até às 20h no domingo. Exposição e vendas de antiguidades, artesanatos, artes plásticas, gastronomia regional, plantas ornamentais e show cultural.

Governo do Estado do RN convoca novos servidores para Sesap

Parte dos convocados atuará no fortalecimento das ações relativas à saúde do trabalhador

O Diário Oficial do Estado (D.O.E) deste sábado (21) publicou a nomeação em caráter efetivo, de 22 candidatos classificados em concurso público – Edital nº 001/2010-SEARH/SESAP, do Quadro Geral de Pessoal do Estado para a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Entre os convocados estão, 04 médicos cirurgiões, 11 médicos do trabalho e 07 enfermeiros.

Os médicos cirurgiões convocados serão direcionados para complementação das escalas do Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim, referência em urgência e emergência na Região Metropolitana de Natal. Já os médicos do trabalho e enfermeiros convocados terão como objetivo o fortalecimento das ações relativas ao Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), da Secretaria de Estado de Saúde Pública, exercendo ações de monitoramento e avaliação da saúde do trabalhador no Estado;  implementação de práticas de vigilância dos ambientes de trabalho, processo e organização do trabalho;  capacitação de recursos humanos; desenvolvimento de estudos e pesquisas na área de saúde e meio ambiente do trabalho; entre outros.

De acordo com o coordenador do setor de Recursos Humanos da Sesap, Carlos Pinto, a Secretaria estará realizando uma força tarefa a partir da  próxima semana afim de agilizar a posse dos convocados garantindo assim que estes assumam de forma imediata suas funções.

Novas convocações de profissionais para compor a equipe médica da Rede Pública de Saúde, incluído o Hospital da Polícia Militar, estão previstas para ocorrer na próxima semana.

Felipe Maia participa de voo de apoio à Antártica

Nesta segunda-feira (23), o deputado federal Felipe Maia (DEM) embarca em uma viagem à Antártica. A convite da Marinha do Brasil, o parlamentar vai participar do 10º voo de Apoio à Operação Antártica XXXI, em que conhecerá a base chilena “Presidente Eduardo Frei”.

O voo de apoio ao Continente Antártico é uma operação da Marinha realizada juntamente com a Força Aérea Brasileira, para abastecer a base com materiais necessários para sua manutenção e funcionalidade. Além disso, as missões à Estação Antártica Brasileira apresentam as pesquisas científicas realizadas no local, como em relação à redução da camada de ozônio e à poluição atmosférica.

“Acredito ser uma experiência importante que me permitirá trazer para o Congresso um acervo, um conhecimento que pode viabilizar a elaboração de propostas de fomento à pesquisa e investimentos na Estação Antártica”, disse o parlamentar. 

Ufersa oferece 60 vagas para Educação do Campo

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido abriu as inscrições para o vestibular do curso de Licenciatura em Educação do Campo. Novo curso representa o fortalecimento do compromisso da Ufersa com o desenvolvimento da região do semiárido brasileira. Serão oferecidas 120 vagas, sendo 60 vagas para início em 2013.2 e 60 vagas para início em 2014.1. O início das aulas está previsto para mês de novembro.

Com carga horária de 3.210h, o curso tem duração de oito semestres e suas atividades serão divididas em tempo escola e tempo comunidade, fundamentando-se, ainda nos princípios da pedagogia da alternância. O diferencial da graduação Educação no Campo é possibilitar que os discentes permaneçam no campo, vindo à Universidade para o desenvolvimento do tempo escola, mas também recebendo o corpo docente no tempo comunidade.

A Licenciatura irá conferir Diploma em Licenciatura em Educação do Campo, com habilitação para docência multidisciplinar nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio, mais especificamente, com as seguintes habilitações: Ciências Humanas e Sociais; Ciências da Natureza.

De acordo com o Edital poderão se candidatar ao processo seletivo professores em exercício nas escolas do campo da rede pública que tenham o ensino médio concluído e não tenham formação de nível superior; profissionais da educação que atuem nos centros de alternância ou em experiências educacionais alternativas de Educação do Campo, vinculados a movimentos sociais ou sindicais do campo, que tenham o ensino médio concluído e ainda não tenham formação de nível superior.

O curso também é voltado para profissionais da educação com atuação em programas governamentais que visem à ampliação do acesso à educação básica da população do campo, que tenham o ensino médio concluído e ainda não tenham formação de nível superior e jovens e adultos de comunidades do campo que tiverem concluído o ensino médio ou curso equivalente e não tenham formação em nível superior.

Para realizar as inscrições, os candidatos deverão acessar o Edital 045/2013 no seguinte endereço eletrônico: http://www2.ufersa.edu.br/sistemas/concursos/publico/exibir_concurso/70, atentando-se para o LINK do formulário da inscrição que deve ser preenchido.

https://docs.google.com/a/ufersa.edu.br/forms/d/1hKGeJBE6_L0_LwckJ_wZ1fWC-u8w8WdNmGERQhVfxEw/viewform

Edital abre 10 vagas para professor substituto

Estão abertas as inscrições para a seleção de 10 professores substitutos para a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). As vagas estão distribuídas entre o Campus de Angicos (2) e o Campus Mossoró (8), com lotação no Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais (DACS); Ciências Exatas e Naturais (DCEN); Ciências Ambientais e Tecnológicas (DCAT); Ciências Animal (DCAN); Ciências Vegetais (DCV).

Os interessados em disputar uma vaga têm até o próximo dia 27 de setembro para realizar as inscrições, exclusivamente pelo site da Ufersa. A taxa de inscrição é de R$ 67,00.

O processo de seleção constará de Prova Escrita apenas para as vagas do DCV e do DACS; de Aptidão Didática e do Exame de Títulos. As Provas Escrita e de Aptidão Didática serão de caráter eliminatório, enquanto o Exame de Títulos será de caráter classificatório.

SERVIÇO -

Para mais informações

Telefone: (84) 3317-8262

E-mail: cpps@ufersa.edu.br

EXPANSÃO -

Outras 28 oportunidades para o quadro efetivo da Universidade também estão sendo preenchidas. As vagas estão distribuídas para os cursos do Campus Central, em Mossoró, além dos câmpus de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros.

domingo, 22 de setembro de 2013

O VANTAJOSO É GANHAR SEMPRE. SERÁ?

Públio José – jornalista
(publiojose@gmail.com)

                     Desde que o homem se entende por gente, por mais diversos que sejam os hábitos, as tradições, a cultura, a hora e o lugar, o negócio é levar vantagem. A História está cheia de exemplos de homens e mulheres extremamente sabidos, ardilosos, manhosos, cuja máxima de vida era levar vantagem – sempre.  Aqui no Brasil, logo após a Copa do Mundo de 70, notabilizou-se o jogador Gérson quando, ao estrelar um comercial para uma marca de cigarros, afirmava que o negócio era levar vantagem. Criou-se o estigma de que Gérson é que tinha inventado a Lei da Vantagem. Bobagem, conversa pra boi dormir. E onde ficariam Cleópatra, Lucrécia Bórgia, Jacó, Saul, Herodes e tantos outros personagens que fizeram do levar vantagem, do atropelar os outros, a expressão máxima do governar, do guerrear, do conquistar, do sempre chegar primeiro?
                        Ou por outra, quem é Gérson diante de tão sabidas criaturas? Não estou aqui para defender Gérson, mas para estabelecer uma análise fria, real, sem emocionalismos, entre o viver somente em busca da vantagem e a vantagem verdadeira que isso acarreta. Aliás, pelo que se nota, querer viver sempre na vantagem acarreta uma desvantagem incrível. Cleópatra, por exemplo, teve de se suicidar arrodeada de cobras, venenos e outras maldições em razão da opção de vida que escolhera; Saul terminou seus dias de Rei de Israel espetado numa lança de um amalequita, povo ao qual combatera e vencera tempos atrás com galhardia, mas através do qual encontrara a morte após querer ser sabido demais diante de Deus. O próprio Gérson depois do comercial que instituiu a Lei da Vantagem nunca mais foi o mesmo, amargando uma vida de ostracismo e isolamento das massas. Como se vê, desvantagem pura.
                        Hitler, louvado e celebrado como estadista e líder super dotado, que sempre sobrepujava os seus oponentes, inventou de enlarguecer seu horizonte de guerra abrindo uma nova frente na Rússia e se deu extremamente mal. Terminou seus dias ilhado num bunker, onde a única alternativa que lhe restou foi abraçar a morte. Judas, o mais letrado entre os discípulos de Jesus, imaginou ser uma grande vantagem vender o Mestre por 30 moedas e terminou tendo também a morte como a melhor das companheiras. A lista é enorme e permanecerá sempre inconclusa. Abrange políticos, atletas, profissionais liberais, religiosos... Enfim, líderes dos mais diversos quadrantes e especialidades. Todos almejando o melhor da vida, o reconhecimento dos adversários e amigos e a glória das massas. De comum entre eles os métodos e a indiferença pelos que foram atropelados e ficaram para trás.     
                        Mas, graças a Deus, também temos exemplos de pessoas que fundamentaram suas vidas em razão do outro. Que se doaram sem nada pedir. E que, através desse caminho, encontraram uma prazerosa razão de existir.  Exemplos como o de Moisés, Maria, Samuel, Daniel, Pedro, João, Paulo. Mais recentemente Ghandi, Teresa de Calcutá, e tantos outros. Uns mais reconhecidos, outros que preferiram a estrada do anonimato. Todos, porém, encarando um estilo de vida que contempla o ser ao invés do ter, a alegria pelo espaço ocupado positivamente na vida do próximo ao invés do sucesso efêmero. É interessante fazer uma comparação para se ver, verdadeiramente, com quem ficou a vantagem. Ou por outra, qual a glória melhor. Se a de Cleópatra ou a de Maria, a de Moisés ou a de Faraó, a de Nero ou a de Ghandi, a de Saul ou a de Davi, a de Pilatos ou a de Jesus?
                        Jesus, por sinal, é um caso a parte. Ninguém se doou tanto, se deu tanto quanto Ele. Tem o que comemorar? Com seus gestos impregnados de amor dividiu a história do homem em antes e depois Dele. Praticando uma vida plena de sabedoria e dedicação ao outro, introduziu na mente e no coração dos homens conceitos que permanecem inalteráveis, imutáveis e eternos até os dias de hoje. Todas as religiões do mundo bebem Dele; escritores – principalmente os de auto-ajuda – se lastreiam Nele para ditar aos leitores receitas da boa vida; a Ciência hoje se dobra à essência do que Ele ensinou; a Medicina proclama a validade de suas máximas. O sorrir, o abraçar, o perdoar sempre, o orar diante das dificuldades, tristezas e decepções são iniciativas largamente difundidas em todos os quadrantes.  Jesus é, portanto, o mensageiro da vantagem. Da boa, da verdadeira vantagem. Tem vantagem melhor?               

TER

Tem o motivo: livro marcado
na página do meio. Metade
devorada em traço. O sinal
sublinhando a frase. Eu te amo
diz o personagem. E tu morres
em mim. Desnorteado tem o ensejo
de se fazer longe no estático
monumento aos mortos. O amor
avança páginas de palavras
na dominação dos personagens.
Tem a razão elencada em cisma.
Sismo: a gradação da tragédia.

(Pedro Du Bois, inédito)

Caetanópolis e os nossos sonhos

--- Walter Medeiros – waltermedeiros@supercabo.com.br

No rumo da Via Costeira, à nossa frente um ônibus nos traz boas lembranças de um tempo em que alimentávamos certos sonhos, alguns realizados outros impedidos pelo curso indomável da vida. Era um ônibus de turismo com a placa de Caetanópolis, Minas Gerais. A maior lembrança naquele momento era de um churrasco que comemos naquela cidade em um restaurante com bela decoração de bambu. Um churrasco inesquecível, num ambiente que era um verdadeiro encanto. O lugar parecia o portal para um belo futuro.
Até chegar àquele lugar de Minas Gerais onde passavam os ônibus de linha no rumo de Brasília, havíamos – Graça e eu enfrentado dois dias de estrada a partir de Natal, por Caicó e demais cidades por onde passavam os ônibus da Viação Planalto. Era a viagem de retirantes que seguiam em busca de seus sonhos na capital federal. Ao nosso lado um cidadão gordo com um neto de uns sete anos chamado Cristiano, que comia tudo que se pode imaginar saído de uns sacos e pacientemente diziam que estava perto de chegarem ao lar, em Itumbiara.
Redator da Rádio Planalto e free-lancer da Agência Apoio, depois de uma promessa de emprego frustrada, eu insistia em ficar em Brasília. Graça havia ingressado no SESC nacional como assistente social e se sentia realizada com atividades junto a idosos. Morávamos numa casa de cômodos – suíte - da W3-Sul, 706, em frente à Casa do Pão e a duzentos metros do Restaurante Espanhol. Para nós era melhor que a distância do Guará, onde poderíamos ter alugado um apartamento até por menos que o preço que pagávamos a seu Jonas, um paulista de sotaque carregado.
Aquela viagem em 1979 nos levou a acompanhar momentos importantes de Brasília, como as manifestações de solidariedade aos presos políticos de Itamaracá, realizadas na Praça Goiás toda semana; a primeira manifestação de professores do Governo do Distrito Federal, onde minha falta de olfato por ser fumante me fez ficar parado enquanto a multidão se dispersava, sem perceber o cheiro do gás lacrimogêneo aos meus pés; a chegada da Anistia política; e as reações do regime militar.
Os parcos recursos de que dispúnhamos nos trouxeram o benefício de conhecer Brasília e cercanias de forma espetacular. Todo fim de semana tínhamos uma cidade satélite para visita e conviver com amigos. Dona Ceci, em Sobradinho; Arlete, secretária de Henrique Eduardo Alves e seu marido, Pinto, no Núcleo Bandeirante; alguém do Gama; e colegas de trabalho do próprio plano piloto. Aí destacam-se Auxiliadora Targino e Amantino Teixeira; Alexandre Cavalcante e Dulcinéia; e Vanilza e Edinho.
Brasília era tudo isso e muito mais para nós. Uma vida de encontro no Venâncio 2000 ou no Conjunto Nacional; alguma noite no Centro Gilberto Salomão; o pastel com caldo de cana da Rodoviária; a varanda do aeroporto para assistir a partida dos conterrâneos que despachávamos. Do restaurante Roma e da Escola da 302 onde faziam saraus os jovens poetas; conhecemos e almoçamos com Sílvio Caldas, que amava Natal; e onde ouvíamos um poeta dizer: “Minha namorada / viajou para Porto Alegre / e eu fiquei aqui a ver Ministérios”.

sábado, 21 de setembro de 2013

Motoromaria abre as festividades dos Mártires de Uruaçu

Neste domingo (22) acontece mais uma edição da Motoromaria. O evento reúne motociclistas do Rio Grande do Norte e abre as festividades dos Mártires de Uruaçu. A Motoromaria é organizada pela loja Peninha Motos e Arquidiocese de Natal com o apoio das Prefeituras de São Gonçalo do Amarante, Parnamirim, Macaíba e Governo do Estado.

O percurso sairá do Santuário de Nazaré (Av. Miguel Castro), às 9h, e percorrerá a BR101 com destino a Parnamirim, passando pela RN160 - Macaíba e encerrando em São Gonçalo do Amarante no Monumento dos Mártires em Uruaçu.

O evento já entrou para o calendário festivo dos Mártires e tem por objetivo divulgar o templo e o turismo religioso do município. Na edição anterior participaram mais de dois mil motociclistas. São disponibilizadas as inscrições, mas durante o percurso, vários outros proprietários de motos se juntam a romaria motorizada.


Programação

Dia (22.09.2013) - Motoromaria
Saída: Santuário de Nazaré
Horário: 9h

De 22.09.2013 a 02.10.2013
(Horário para todos os dias no monumento em Uruaçu)
19h: Adoração ao Santíssimo Sacramento
19h30min: Missa

Dia 28.10.2013
17h: Adoração ao Santíssimo Sacramento
18h: Caminhada do Terço Luminoso da Comunidade de Uruaçu para o Monumento dos Mártires

Dia 03.10.2013 – Feriado Estadual dos Mártires
07h: Missa no Monumento
09h: Missa Vale de Uruaçu
10h: Missa no Monumento
12h: Missa no Monumento
13h: Peregrinação da Pastoral da Sobriedade da Vila de Uruaçu
Das 10h às 14h: Confissões, Terços e Adoração ao Santíssimo Sacramento
16h: Show com o Padre Reginaldo Manzotti
18h: Concelebração Presidida por Dom Jaime Vieira Rocha – Arcebispo de Natal

Dieta das sopas pode ser prejudicial à saúde

Alimento tem digestão facilitada e pouca gordura, mas pode não ter todos os nutrientes necessários para bom funcionamento do organismo

A proximidade com o Verão, época mais querida no Nordeste, aguça a procura pelo corpo ideal. Perder peso e “entrar em forma” passam a ser objeto de desejo de vários brasileiros. Para isso, as pessoas recorrem aos exercícios físicos, tanto nas academias quanto nos espaços públicos, além de dieta restritivas para emagrecimento rápido. Entre as receitas que prometem uma perda de peso em tempo rápido está a famosa “dieta da sopa”, que utiliza o alimento como base. Mas é preciso cuidado para não perder peso e junto a saúde.

De acordo com a nutricionista do Hapvida Saúde, Mariana Feitosa, em geral, as dietas da sopa funcionam para emagrecer, já que leva à baixa ingestão de outros alimentos. “Quando são usadas com a promessa de perder peso, elas conseguem levar a esse objetivo. Em geral, as sopas têm uma digestão facilitada e pouca gordura”, explica Mariana. Além disso, ela chama atenção para a importância da educação alimentar. “Você não deve ‘pular’ ou substituir refeições. É necessário uma reeducação alimentar”, afirma.

A especialista explica que a dieta da sopa emagrece porque promove uma mudança brusca no metabolismo. “Quando o organismo e se acostuma com a nova rotina, a pessoa para de perder peso. Por isso, essa não é a forma mais saudável de perder peso”, explica. Um ponto que precisa ser observado quando a pessoa faz qualquer dieta restritiva é a ingestão correta de todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.

Entre as principais sopas, recomendadas pela especialista para uma dieta emagrecedora saudável, estão as de baixa adição de gorduras e com alimentos de fácil digestão. Como por exemplo, sopa de legumes, sopa creme, canja de galinha magra. Todas evitando carnes gordas e carboidratos simples.

Sopas industrializadas
Nem todas as sopas fazem bem à saúde. As sopas industrializadas, aquelas que você só precisa adicionar água, ou as adicionadas de carboidratos simples e gorduras em excesso, não são consideradas saudáveis. “É preciso ter atenção, alguns alimentos carregam uma quantidade de nutrientes que pode ser prejudicial à saúde. Além disso,  ocorre a falta de nutrientes ou a competição na absorção, sendo assim, não é considerada refeição completa”, explica.

Outro ponto apontado pela especialista é de que essas sopas industrializadas apresentam uma grande quantidade de sódio, que em excesso pode estar associado à hipertensão, doença cardíaca e doença renal. “O mais correto é aprender a se alimentar”, afirma Mariana. 

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

O espetáculo Auto da Aldeia do Guajiru, a Batalha de São Miguel, será no dia 29, em Extremoz


Texto e fotos Leonardo Sodré

Com texto e direção de Ricardo Veriano, o espetáculo Auto da Aldeia do Guajiru, a Batalha de São Miguel, será no dia 29, nas ruínas da antiga Igreja Católica, no Centro antigo de Extremoz, às 20h30. O evento, que já faz parte do calendário cultural do estado vem ao longo tempo se consolidando e nesta 5ª edição está sendo especialmente preparado pela Prefeitura de Extremoz, por meio da Fundação de Cultura Aldeia de Guajiru.

“A peça conta com cerca de 150 atores e será encenada ao ar livre, em palco armado entre as ruínas da primeira Igreja Jesuíta do estado”, informou a presidente da Fundação de Cultura Aldeia de Guajiru, Leda Medeiros. “O ambiente traz uma dosagem de realidade à cena da chegada dos jesuítas à Vila de Extremoz, assim como configura um cenário grandioso para as outras cenas, que contam o convívio entre índios, europeus e negros naqueles tempos coloniais”, completou a presidente.

A batalha de São Miguel Arcanjo contra o mal é narrada por personagens da cidade, termina com a vitória do santo lutador e com uma grande festa no Céu, que reúne santos padroeiros de todos os distritos de Extremoz.

História oficial e mítica

O Auto da Aldeia do Guajiru, a Batalha de São Miguel é encenada desde setembro de 2009, com a maioria dos atores do município, sendo, ao longo do tempo, fruto de um processo contínuo de discussões coletivas públicas, estudos e outras ações conjuntas da cidade de Extremoz e seus distritos. “Tudo isso é fomentado pelo desejo de todos que fazem o município e que o querem reconhecer na História oficial e mítica”, disse Leda Medeiros.

A rigor, a identidade cultural da cidade flui através do teatro e suas linguagens, recheadas de novas interpretações, sobretudo, transcendendo os muros do âmbito escolar e impulsionando outros olhares reflexivos a favor ou contra a História oficial dos seus autores, os vencedores, que contaram a história corrente em detrimento dos seus atores: o índio, o português e o negro.

O evento também contribui para a formação de platéias, artistas e gestores culturais na cidade e nas adjacências, sendo inclusive um trabalho inclusivo e socioeducativo, uma vez que se fazem presentes nas oficinas e montagem do auto, crianças, adultos, idosos, montadores de cavalo, pescadores, deficientes e congêneres, todos unidos em prol do sucesso do espetáculo. (LS).

Fotos: Edição de 2012 / LeoSodré.