Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

domingo, 30 de junho de 2013

A REVOLTA DO MUNDÃO

Por Flávio Rezende*

        As pessoas de bem neste recanto de canto planetário chamado Brasil andam acumulando estresses por uma série de acontecimentos pessoais e coletivos.

        Muitas famílias ficam muito revoltadas quando observam criminosos que mataram seus filhos e/ou parentes, soltos devido a erros na formulação dos pedidos de prisão ou respondendo em liberdade devido a leis que mais parecem mães diante das monstruosidades eternizadas na vida de alguns.

        Pagadores de impostos em geral andam muito chateados com os serviços públicos que são mantidos com estes recursos, pelo fato de não atenderem as mínimas demandas, causando perda de tempo, idas e vindas, falta disso e daquilo e uma série interminável de decepções em todos os níveis.

        Usuários dos sistemas de transporte, saúde, educação, segurança contam aos quatro cantos desventuras nestes setores, todos carentes de operacionalidade e racionalidade, enervando, pirando e tirando a paciência de todos os cidadãos, independente de classe social e poder econômico, pois até os mais abastados dependem também do bom funcionamento das coisas relacionadas a estes setores.

        Todos os problemas que ocorrem no cotidiano das pessoas geram no interior das mesmas, um esquentamento sanguíneo, levando-as a uma necessidade de publicitação da revolta, com uns utilizando as mídias sociais, outros saindo às ruas, outros procurando ouvidorias, Procons, imprensa e, até alguns partindo para decisões pessoais de caráter vingativo e igualmente criminoso.

        A revolta do buzão começou em todo o Brasil com a intenção de atrair atenção da população, da mídia, das autoridades e dos empresários para a questão do aumento das tarifas e da melhoria no transporte público de várias cidades, mas, diante deste sentimento global de insatisfação com tantas coisas, está começando lentamente a migrar para uma revolta mais ampla, seguindo mais ou menos tendência mundial em movimentos que começam por um motivo e, enveredam por outros.

        Não vou aqui me posicionar de maneira mais ampla sobre os muitos ângulos do assunto, tendo apenas a intenção de fazer o link desse movimento que agora fortemente reprimido, começa a ganhar corpo e atrair outros seres indignados com estas tantas coisas por ai, podendo ou não convergir para uma grande revolta que abrace todas as causas não devidamente resolvidas pelos poderes em geral e iniciativa privada.

        Alguns empresários são louvados pela ousadia de empreender e ofertar empregos, mas, também são muito gananciosos e exploram os trabalhadores e as populações, podendo ter menos lucros e empresas mais humanizadas. O Ministério Público é saudado com carinho por suas investigações bem vindas, mas não se contenta com altos salários e busca auxílios disso e daquilo, afrontando a população empobrecida.

        Políticos em geral agem egoisticamente, negociando votos e posições, traindo os sonhos de uma nação e, na soma de todos estes acontecimentos, um vulcão de indignação, de revolta, de raiva e de ódio, cresce e se forma, sendo natural que o magma condutor deste conjunto de chateações, aconteça em erupções por várias partes do Brasil, criando assim o solo fértil para a guerrilha urbana, formação de grupos políticos radicais o que, inevitavelmente, chama a reunião dos militares para decisões mais radicais, divisão da sociedade, conflitos filosóficos e ideológicos e, o caos instalado.

        Se o governo não procurar resolver os problemas enquanto eles são pequenos, obrigando empresários a investir mais seriamente em seus ônibus, reduzindo impostos como já o fez, construindo paradas de ônibus dignas, dando condições para que parcerias sejam interessantes para todos na criação de metrôs, trens e resolvendo de vez este sério problema de transporte, a revolta do buzão vai virar a revolta do mundão e, no mesmo bonde, vão embarcar todas as revoltas, quebrando paradas e evitando assim, que a condução não tenha mais onde parar, até descarrilhar e, o País, mergulhado em caos, não tenha mais como sua nau navegar em águas razoavelmente calmas.

·       É escritor, jornalista e ativista social em Natal/RN (escritorflaviorezende@gmail.com)

DESABITAR

Sinta, senhora, na noite quente,
em abafado quarto, a brisa refrescante
pela janela aberta ao poente; esqueça,
senhora, da tarefa: sirva-se de chá
e aguarde o tempo necessário
ao aroma se afastar em reingresso.

Veja, senhora, com suas órbitas
desfocadas, o que resta da imagem
sobre a cama. Na quietude do dia
alvorecido, diga do consolo
dos que partem. Saiba, senhora,
em mãos despetaladas, do abandono
do corpo agora desabitado.

(Pedro Du Bois, inédito)

CANIÇO AGITADO PELO VENTO

Públio José – jornalista
(publiojose@gmail.com)

                        Um dos fortes objetivos de Jesus em relação aos apóstolos era a preparação deles para os tempos futuros nos quais não se faria mais presente em suas vidas – e que seriam fartos em traições, perseguições, julgamentos dissimulados e morte. Entretanto, ao longo da mútua convivência, um fato se estabelecera de tal forma que, predominando, poderia prejudicar o futuro trabalho do grupo: a excessiva dependência de todos a Jesus. Ocorrência natural àquela altura dos acontecimentos, uma vez serem eles homens comuns, ignorantes alguns, desprovidos, até então, de qualquer resquício de poder espiritual. E muito mais ainda em função de terem testemunhado episódios extraordinários, entre os quais a cura de cegos, leprosos, aleijados, a ressurreição de mortos, a conversão de ladrões, assassinos, prostitutas... Fatos a fazê-los ainda mais dependentes diante de convivência tão marcante.
                        Desapregá-los fisicamente de Jesus – mantendo-os, porém, fieis e alinhados espiritualmente – se fazia fundamental para o sucesso do empreendimento divino, mesmo se revelando missão de difícil execução. Tanto é que, após a crucificação, todos eles (com exceção de Judas, já morto àquela altura) trataram de se esconder das autoridades judaicas e romanas, pois lhes faltava a pessoa confiante, intensa, fascinante de Jesus, tornada imprescindível após três anos de convívio seguro e enriquecedor. Já sabedor das deficiências e fragilidades dos apóstolos, Jesus se antecipa aos fatos (Mateus 11.7b), ressaltando a importância do aprendizado da Palavra e da firme postura mental e espiritual dos agentes que Deus escolhera para divulgar ao mundo seu plano de salvação. E que, ausente Jesus, seriam eles os fieis e resolutos executores de tão importante missão. A arma? A Palavra. Apenas.
                        Empreitada, convenhamos, de fazer boquiaberto o mais crédulo entre os crédulos, uma vez viver-se uma circunstância em que somente pela força das armas se conseguiria acender em um povo a esperança da vinda de um novo tempo. Daí o que está registrado em Mateus: “Que saístes a ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento?” dizendo de pessoas que se dobram aos ventos das vicissitudes, das dificuldades. E que, aos primeiros sinais dos vendavais da vida, desistem, fraquejam, abandonam sonhos, projetos – deixando-os se esfarelar como capim feito seco pelo passar do tempo. Mais adiante, Jesus repete: “Mas, então, que fostes ver? Um profeta? Sim, vos digo eu, e muito mais do que profeta”. Referia-se a João – o Batista, como exemplo de firmeza na visão, na fé, na concepção espiritual e no destemor com que enfrentara enormes desafios na execução da missão que lhe fora confiada.
                        Batizar Jesus? João alcançou esse objetivo. Pregar o Evangelho do Arrependimento? Ministrou-o com maestria. Ser o maior entre os nascidos de mulher? Esta qualificação o próprio Jesus lhe imputou. Destacar-se como profeta? Jesus também assim o distinguiu. No mesmo discurso Jesus enfatiza que “o Reino dos céus é tomado por esforço”, referindo-se aos fariseus que impediam o livre acesso a Deus, por se atribuírem intermediários divinos e por infligir ao povo incontáveis sacrifícios – por Jesus já desautorizados. Significando também que a “tomada do Reino” se faz com permanente esforço individual, empreitada reservada, evidentemente, aos que não se dobram, nem se deixam engolfar pelas aflições da vida. Nem por heresias, modismos, relativismos, falsas doutrinas, nem ilusória erudição secular. Ih! Tempestade à vista! Oh! Guru também! Ih! Vem forte vendaval! Vai virar caniço? Vai se esfarelar?

sábado, 29 de junho de 2013

“Cinema na Praça” reuniu centenas de pessoas em Extremoz






A Prefeitura de Extremoz, por meio da Secretaria de Ação Social, promoveu nesta quinta-feira, 27, a 35ª edição do Projeto Cultural Cinema na Praça, que ocorreu no Complexo Urbanístico Francisco Rêgo, Conjunto Estrela do Mar. A sessão transmitiu o filme nacional Tainá, que traiu a atenção de centenas de crianças, adolescentes e famílias do bairro e de outras regiões do município.

A Secretaria de Saúde contribuiu com a oferta de atendimentos básicos de saúde à população presente, antes da exibição do filme.

Para a moradora e mãe de duas crianças, Valquíria Santos, o projeto é bastante interessante. "Adorei esse projeto cultural e vi que o filme abordou tema sobre a natureza e achei muito interessante. Queria que voltasse mais vezes", disse satisfeita. A sessão ao ar livre contou com a distribuição de pipoca e suco.

Com reportagem de Gilmara Costa
Fotos: Denis Cleber

Feira de Artes e Antiguidades de Petrópolis começa neste sábado, 29








Com produção cultural do jornalista Toinho Silveira, o evento vai até domingo na Praça das Flores

A 4ª Feira de Artes e Antiguidades de Petrópolis começa neste sábado, 29, na Praça das Flores, em Petrópolis, iniciando ás 10h. A exemplo das edições anteriores a FAAP chega com exposição e venda de antiguidades, artesanatos, artes plásticas, gastronomia regional e plantas ornamentais. Os municípios de Extremoz e São Gonçalo trazem peças de cerâmicas, bordados e artesanatos da melhor qualidade. Extremoz, por exemplo, apresentará finas peças feitas com a fibra da bananeira, além da gastronomia da terra de São Miguel Arcanjo, que inclui o famoso grude da região.

Produtores de plantas ornamentais estarão presentes, bem como grupos de artesões e o brechó da Igreja Comunidade Cristã de Nova Esperança, com muitas peças interessantes que serão postas á venda. A Secretaria Especial de Cultura do Estado/Fundação José Augusto também participará da feira ofertando produções literárias que enfatizam os autores do estado. A Banda 4 Cantos fará show com músicas da MPB num formato alegre e dinâmico, às 20h do sábado.

A professora Graça Queiroga, da Organização Potiguar para o Desenvolvimento Sustentável (OPDS), organizadora da feira confirmou várias exposições de artes durante o desenrolar do evento, entre elas a do professor Pedro Roberto, que irá expor peças de mosaico, vitrais e fusão de vidro, o designer de jóias, Luiz Antonio, com peças de murano, o médico Iaperi Araújo, expondo telas e imagens sacras, o empresário Tarcísio Flor, com sua recente produção de caixas de madeiras machetadas, Ana Carla Vidal, com sua pintura abstrata e Polla Kouli com seus vitrais e esculturas de madeira.

Flores, antiguidades, brechó e livros
Haverá também expositores de flores e plantas ornamentais, além de peças antigas como moedas e cédula, Antiquário Raridades, do grande colecionador Gabriel presença do Sebo Cata livros, com obras raras, Brechó da Igreja Comunidade Cristã Nova Esperança e publicações de autores do RN por meio da Secretaria Especial de Cultura / Fundação José Augusto.

Serviço
4ª Feira de Artes e Antiguidades de Petrópolis
Dia 29 e 30 de junho de 2013
Das 08h às 22h no sábado e até as 20h no domingo.
Exposição e vendas de antiguidades, artesanatos, artes plásticas, gastronomia regional, plantas ornamentais e show cultural.
Mias informações e entrevistas: Graça Queiroga (9441-8000)

Fotos: Divulgação

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Quem entende?

A mensagem abaixo será veiculada nos contra-cheques dos servidores do município de Extremoz, conforme informações da Secretaria de Administração, Planejamento e Finanças:

"Servidores,

Alguns vereadores, de oposição a atual administração, estão criticando a antecipação do décimo terceiro salário e pagamento de férias. É JUSTO? DEFENDA SEUS DIREITOS".

O benefício para antecipação desse tipo de pagamento foi implantado na administração do prefeito Klauss Rêgo visando o bem estar dos servidores que possam precisar desse tipo de antecipação, diante de necessidades inadiáveis.

Secretaria de Agricultura de Extremoz funciona em novo endereço

A Prefeitura de Extremoz informa que a Secretaria Municipal de Agricultura está funcionando em novo endereço, situado na avenida Antônio Cabral de Brito, nº 20, nas proximidades do SAAE, Centro da cidade. A secretaria funciona das 07h às 13h, de segunda a sexta-feira.

Grupo "4 Cantos" será a principal atração da Feira de Artes e Antiguidades de Petrópolis


O Grupo 4 Cantos fará a animação cultural da 4ª Feira de Artes e Antiguidades de Petrópolis, no dia 29, sábado, na Praça das Flores, a partir das 20h. “Será apresentado o melhor da MPB e Bossa Nova para o público presente”, informou o líder do grupo, Jorge Lira.

O grupo é formado pelo engenheiro civil Jorge Lira (violão), professor Bituca (violão), a cantora Silvinha Benigno (vocal) e pelo engenheiro civil Eridan (percussão). Jorge Lira, Bituca e Silvinha são oriundos da Banda Anos Sessenta onde atuaram por mais de duas décadas. Agora, formaram o grupo 4 Cantos com uma nova proposta musical.

A 4ª Feira de Artes e Antiguidades de Petrópolis será nos dias 29 e 30 de junho na Praça das Flores, em Natal, iniciando ás 10h. No sábado vai até às 22h com o show imperdível do Grupo 4 Cantos, iniciando às 20h, e no domingo (30) se encerra às 20h, com produção cultural do jornalista Toinho Silveira.

Apoios
O evento conta com o apoio cultural do Governo do Estado, SESI, SESC, Prefeitura de Natal, Prefeitura de São Gonçalo do Amarante e Prefeitura de Extremoz, Água Mineral Cristalina, Semsur, Sebrae e Secretaria de Turismo do Estado.

Serviço
4ª Feira de Artes e Antiguidades de Petrópolis
Dia 29 e 30 de junho de 2013
Das 10h às 22h no sábado e até às 20h no domingo.
Exposição e vendas de antiguidades, artesanatos, artes plásticas, gastronomia regional, plantas ornamentais e show cultural.
Produção Cultural de Toinho Silveira

Fotos: Divulgação

Nota das oposições

Os partidos de oposição ao governo federal – Democratas, PPS e PSDB – estão firmemente empenhados em buscar soluções e respostas para os problemas e anseios que os brasileiros têm manifestado nas ruas, de forma democrática e pacífica.

Por esta razão, ofereceram ao amplo debate uma agenda propositiva, que há tempos defende, com medidas práticas e factíveis de curtíssimo prazo, nos campos do imprescindível combate à corrupção, ampliação da transparência na área pública e fortalecimento das políticas nacionais de saúde, segurança, educação, infraestrutura e combate à inflação.

Os partidos de oposição denunciam e condenam a estratégia do governo federal de, ao ver derrotada a tentativa golpista de uma constituinte restrita, buscar, agora, multiplicar a polêmica em torno da realização de plebiscito sobre a reforma política. Se tivesse, de fato, desejado tratar com seriedade esta importante matéria, a presidente já teria, nesses dois anos e meio, manifestado à nação a sua proposta para o aperfeiçoamento do sistema partidário, eleitoral e político brasileiro.

 Somos favoráveis à consulta popular. Mas não sob a forma plebiscitária do sim ou não. Legislação complexa, como a da reforma política, exige maior discernimento, o que só um referendo pode propiciar.
 A iniciativa do plebiscito, tal como colocada hoje, é mera manobra diversionista, destinada a encobrir a incapacidade do governo de responder às cobranças dos brasileiros, criando subterfúgio para deslocar a discussão dos problemas reais do país. Tudo isso se dá enquanto se agrava o cenário econômico, com recrudescimento da inflação, pífio crescimento e acelerada perda de credibilidade do governo aos olhos dos brasileiros e do mundo.

 As oposições registram que continuarão debatendo, como sempre fizeram, as questões que interessam aos brasileiros. Jamais faremos oposição ao País.
 Brasília, 27 de junho de 2013.

 Aécio Neves – Presidente nacional do PSDB
José Agripino – Presidente nacional do Democratas
Roberto Freire – Presidente nacional do PPS

Agripino defende CPI para investigar gastos da Copa

O líder do Democratas no Senado, José Agripino, disse que uma comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) para investigar se houve superfaturamento na construção dos estádios para as copas das Confederações e do Mundo se impõe. “Uma das reivindicações da sociedade, que deve ser objeto de reflexão, é a luta contra a corrupção e ficou claramente demonstrada a preocupação das ruas com o custo das arenas”, disse o senador potiguar. “A de Brasília, por exemplo, custou mais de R$ 1 bilhão, envolvendo recursos públicos, sem contar que falam em superfaturamento”, acrescentou.

Nesta semana, Democratas, PSDB e PPS apresentaram o manifesto “Os brasileiros querem um Brasil diferente” e entre as reivindicações da oposição está a instalação de uma CPI para investigar o uso do dinheiro público na construção dos estádios. “É uma prerrogativa e uma obrigação do Congresso criar uma CPI mista para que, com base nos dados do Tribunal de Contas da União, passe a limpo essa novela da gastança de recursos para o Brasil sediar uma Copa”, frisou o senador.

Em relação à busca de assinaturas para a instalação da comissão parlamentar, Agripino se diz otimista e acredita que a oposição não terá dificuldades com a instalação da CPI pela importância do tema. “A ideia está lançada, os contatos com os partidos estão sendo feitos e, na medida em que esse assunto fique claro e maduro, as assinaturas poderão ser coletadas e os trabalhos iniciados. Em função das denúncias que estão existindo, essa CPI será um bom instrumento para o enfrentamento da corrupção e o atendimento claro e justo da sociedade, que deseja a moralidade na vida pública do país”.

Nome de Glauber Rêgo é aprovado pela Assembleia Legislativa

Com o nome aprovado por 22 dos 23 parlamentares presentes, o advogado Glauber Rêgo, 42 anos, é o novo desembargador de Justiça do RN. O nome do advogado foi indicado para a vaga do quinto constitucional da OAB. Seu nome figurou na lista tríplice composta ainda pelos nomes dos advogados  Artêmio Azevedo e Magna Letícia, definida ontem (26) e foi o escolhido pela governadora Rosalba Ciarlini.
O deputado Fernando Mineiro (PT) se absteve de votar mas deixou claro que não se tratava de nenhum restrição pessoal a Glauber, e sim por discordar do processo de indicação de desembargador.

            O ofício com sua indicação foi protocolado ontem na Assembleia Legislativa e lido hoje na sessão ordinária. Em seguida foi feita uma reunião extraordinária da CCJ para sabatina do advogado e depois os deputados se reuniram em sessão extraordinária secreta aprovando seu nome.

“Quero realizar um bom trabalho em sintonia com os anseios de cidadania e fazer com que as leis sejam aplicadas com celeridade e agilidade, dando respostas rápidas e cumprindo com o compromisso de fazer justiça”, disse o desembargador.

Deputados aprovam Lei de Diretrizes Orçamentárias com modificações

A Assembleia Legislativa do RN aprovou, na sessão plenária desta quinta-feira (27), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que estabelece as metas e prioridades da Administração Pública Estadual, para o exercício financeiro de 2014. O Projeto de Lei encaminhado pelo Governo do Estado recebeu algumas emendas dos parlamentares e foi votado com um substitutivo. O relator do Projeto foi o deputado José Dias (PSD) que destacou a preocupação em adequar ou melhorar a matéria. “Tivemos a preocupação de eliminar qualquer vício de natureza político-partidária. Elaboramos um documento de natureza técnica”, declarou o relator.

A Assembleia Legislativa entra em recesso parlamentar no próximo dia 1º e retoma as sessões plenárias, audiência públicas e reuniões das Comissões Temáticas em 1º de Agosto. As atividades administartivas seguem normalmente, como o funcionamento do Procon do Legislativo.

Entre as emendas apresentadas pelos deputados está a que altera as contrapartidas das Parcerias Público-Privadas (PPP) que venham a ser feitas pelo Executivo. A mudança foi feita no artigo 5º, inciso 7, que antes previa que o Estado deveria repassar uma parcela dos recursos financeiros advindos dos créditos de royalties da exploração de petróleo e gás natural como contrapartida das Parcerias Público-Privadas do Rio Grande do Norte. A emenda substitutiva diz que tal compensação será para as obras decorrentes Copa do Mundo de 2014. As demais PPPs que venham a ser firmadas pelo Governo precisam do encaminhamento de Projeto de Lei específico, caso a caso, para a Assembleia Legislativa.

Outra alteração aprovada em plenário pelos deputados trata dos recursos da reserva de contingência. No artigo 14 da LDO estava previsto que a reserva deveria ser de 1,6% sobre a receita corrente líquida e, com a mudança, esse percentual passa a ser 1,7%. A reserva de contingência é utilizada como fonte de recursos para atendimento de passivos contingentes; cobertura de outros riscos e eventos imprevistos; e abertura de créditos adicionais.

Os deputados ainda apresentaram outra mudança que suprime o artigo 57 da LDO. Nesta parte do Projeto, estava previsto que as emendas aprovadas pelo Poder Legislativo Estadual, quando houvesse, constariam de anexo específico à Lei Orçamentária Anual de 2014.

LDO

Além de estabelecer as metas e prioridades da Gestão Estadual para o exercício financeiro, a LDO tem por finalidade orientar a elaboração e a execução dos Orçamentos Fiscal, da Seguridade Social e de Investimentos, estabelecendo parâmetros de forma e conteúdo que subsidiem a Lei Orçamentária Anual para 2014, sintonizando-a com a LDO e com as metas e diretrizes previstas no Plano Plurianual 2012-2015.

As diretrizes contidas neste Projeto de Lei, estabelece critérios para viabilizar o equilíbrio das contas públicas, a racionalização das despesas, as transferências não compulsórias a instituições privadas e a outros entes públicos da Federação, com o objetivo de possibilitar a implementação de ações de Governo para a educação, saúde, desenvolvimento econômico e social, além da otimização da qualidade dos serviços públicos.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

“Cinema na Praça” foi adiado para o dia 27

Projeto Cinema na Praça, que apresentará o filme “Tainá – Uma Aventura na Amazônia” foi adiado para a próxima quinta-feira, 27. A primeira edição do projeto este ano será realizada na Praça do Conjunto Estrela do Mar, nas imediações do Colégio Estadual Almirante Tamandaré, Centro de Extremoz, ás 18h30, sob a coordenação da Secretaria de Ação Social.

Foto: Internet

terça-feira, 18 de junho de 2013

Extremoz


Projeto Cinema na Praça apresenta Tainá – Uma Aventura na Amazônia, nesta quinta-feira, 20

Com uma nova roupagem a atividade cultural inova com telão colocado em uma van

A Prefeitura de Extremoz realiza a primeira edição do Projeto Cinema na Praça deste ano será realizada na Praça do Conjunto Estrela do Mar, nas imediações do Colégio Estadual Almirante Tamandaré, Centro de Extremoz, nesta quinta-feira, 20, ás 18h30, sob a coordenação da Secretaria de Ação Social.

Antes da apresentação do filme, a partir das 16h, haverá atividades na área de promoção Saúde e prevenção, com ações de vigilância sanitária e ambiental – inclusive com folhetos explicativos sobre o combate a dengue – e medição de pressão arterial.

A Secretaria de Esporte e Lazer, também irá ofertar, antes da exibição do filme, atividades recreativas para crianças e adolescentes, além da distribuição de pipoca e suco durante o evento, dentro da temática do projeto: “Traga a família que nós levamos a pipoca”.

Cultura
O principal objetivo a Prefeitura de Extremoz com o Projeto Cinema da Praça é dar oportunidade de levar cultura e lazer para crianças e adolescentes, mas sem esquecer o público adulto, ofertando exibição de filmes de qualidade, principalmente de origem brasileira.

Tainá
O filme que já emocionou o Brasil, conta, conforme informações da Wikipédia, as emocionantes aventuras de uma indiazinha órfã que vive com seu avô, o velho e sábio Tigê, em um belo recanto do Rio Negro, na Amazônia. Com Tigê, ela aprende as lendas e histórias de seu povo, convivendo intimamente com a floresta e seus animais. Aos poucos, Tainá torna-se uma guardiã da floresta e consegue salvar um pequeno macaquinho de cair nas garras de um traficante. Apelidado de Catú, o novo amiguinho passa a ser seu companheiro inseparável após a morte do avô. Protegida por um amuleto deixado por Tigê, Tainá segue na luta em defesa da selva. Perseguida pelo traficante, a indiazinha vai parar em uma pequena vila onde mora uma bióloga e seu filho Joninho, que a contragosto está acompanhando a mãe em suas pesquisas científicas. O convívio entre eles se torna difícil e Tainá resolve deixar a vila, mas Joninho, que já planejava uma "fuga" para pregar uma peça na mãe, a segue e agora terá que aprender com ela a sobreviver na floresta. (LS).

Equipe técnica
Produtor: Pedro Rovai
Diretores: Tânia Lamarca e Sérgio Bloch
Concepção Final: Tânia Lamarca
Roteiro: Cláudia Levay e Reinaldo Moraes
Produtora executiva: Virginia Limberger
Diretor de fotografia: Marcelo Corpanni
Diretor de arte: Oscar Ramos
Música: Luiz Avellar / Orquestra Petrobrás Pró-Música
Montador: Diana Vasconcellos

Fotos: Internet

CicloNatal se consolida na avenida Hermes da Fonseca

“Dessa vez a chuva não atrapalhou e o passeio dos ciclistas foi um sucesso”. Esta é a avaliação do secretário municipal da Juventude, Esporte, Lazer e Copa do Mundo (Secopa), Luiz Eduardo Machado Pereira, após a realização da segunda edição do projeto “CicloNatal” na manhã de domingo(16), na avenida Hermes da Fonseca, entre a Praça das Flores e proximidades do cruzamento da avenida Alexandrino de Alencar.

A ação é desenvolvida pela Secopa com o apoio das Secretarias Municipal de Saúde e de Mobilidade Urbana, aos domingos, no horário das 7 às 12h, com a interdição da faixa esquerda, nos dois sentidos, para que os ciclistas possam pedalar com tranquilidade e segurança. O que chamou a atenção do secretário foi a presença de crianças, acompanhadas de seus responsáveis, com seus velocípedes, transformando o trecho numa área de lazer para a família natalense.

Durante todo o percurso foram colocados pontos de hidratação com a distribuição de água para os participantes, como também disponibilizada uma área para atendimento médico. Profissionais de educação física da Secopa também participam do projeto, auxiliando os ciclistas com noções de alongamento e de como praticar exercícios da maneira correta.

O projeto CicloNatal tem o objetivo de despertar na população hábitos saudáveis que contribuem para uma melhor qualidade de vida. Neste sentido, a Prefeitura do Natal está implementando políticas e ações de incentivo às práticas de atividades físicas. No mês passado, o prefeito Carlos Eduardo lançou o programa “Nossa Cidade mais Saudável”, que já promoveu eventos nas avenidas Itapetinga, na Zona Norte, e Afonso Pena, na Zona Leste.

Instituição beneficente de Campo Redondo recebe doações do Ipem

No último sábado (15), o Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN), realizou mais uma doação a uma instituição filantrópica do Estado. Dessa vez, a Associação Beneficente Severino Plácido, que fica em Campo Redondo, recebeu mais de 300 kg de farinha, feijão, macarrão, açúcar, sal, entre outros gêneros alimentícios e produtos de limpeza.

O presidente da associação, Manoel Norberto da Costa, conta que a instituição desenvolve estudos e pesquisas no campo de assistência e promoção social. Cursos de informática e prestação de assistência médica, psicológica e odontológica a famílias carentes são algumas das atividades realizadas. “Nosso objetivo é unir esforços com outras entidades para a melhoria das condições de vida das comunidades mais necessitadas da nossa região. Atualmente, atendemos cerca de 50 famílias”, explica Manoel.

Os itens doados foram coletados durante operações do Ipem por estarem fora dos padrões de peso determinados pelo Inmetro, mas podem ser consumidos normalmente. “Sempre que podemos realizamos essa ação, uma forma de colaborar com a comunidade, o que nos deixa sempre satisfeitos”, comenta o diretor do Ipem, Carlson Gomes.

Para os interessados em colaborar com a instituição, a Associação Beneficente Severino Plácido fica na Rua Dr. José Borges de Oliveira, 30, no Centro de Campo Redondo. Os telefones para contato são (84) 3432-0026 e 8601-2666.

Por Deyse Moura

Secretário de Saúde concede entrevista coletiva sobre atendimento obstétrico

O Secretário de Estado da Saúde Pública, Luiz Roberto Fonseca, concedeu entrevista coletiva à imprensa na manhã desta segunda-feira (17) para tratar da situação do atendimento materno infantil na capital do Estado após o fechamento, pelo município de Natal, da Maternidade Leide Morais.

O Secretário informou que a principal conseqüência do fechamento do serviço municipal de obstetrícia foi o grande crescimento da demanda na maternidade do Hospital José Pedro Bezerra (Santa Catarina), que está atendendo as pacientes do chamado parto de risco habitual, ou seja, pacientes de baixo risco, que não apresentam patologias associadas e deveriam ter o seu atendimento garantido pela rede municipal de saúde.

“Maternidades de assistência terciária, como a Maternidade Escola Januário Cicco e o Hospital Santa Catarina começam a ter sua capacidade de resposta às pacientes de alto e médio risco comprometida por atenderem casos de baixo risco, situação que se agravou com o fechamento da maternidade Leide Morais”, explicou.

Como forma de garantir assistência às parturientes a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) está tomando medidas emergenciais, como a solicitação à Secretaria Municipal de Saúde de Natal de uma ambulância, um carro social e equipamentos como berços aquecidos e bili-berços (berços para fototerapia).

O Secretário reafirmou as dificuldades que o Estado vem enfrentando na linha de cuidado materno infantil em virtude da falta de assistência básica prestada pelos municípios. “Hoje, no Hospital Santa Catarina, 70% das pacientes atendidas são de baixo risco; o hospital está enfrentando uma superlotação que vem comprometendo o atendimento às gestantes que apresentam quadro de médio e alto risco”.

O Hospital José Pedro Bezerra, conhecido como Hospital Santa Catarina, fica localizado na Zona Norte de Natal e tem o seu setor de Obstetrícia como referência estadual em gestação de alto risco. A unidade possui 237 leitos no total, sendo 61 deles de obstetrícia, especialidade que no período de 10 a 17 de junho realizou 347 atendimentos.

Por Kelly Barros 

SESAP DIVULGA BOLETIM DA DENGUE

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através do Programa Estadual de Controle da Dengue, divulgou nesta segunda feira (17), um novo boletim com os números atualizados da doença. As informações são referentes  à Semana Epidemiológica nº 24, que representa os dados notificados desde o início do ano até o dia 15 de junho.

Nesse período, foram notificados 9.543 casos suspeitos de dengue no Rio Grande Norte, sendo 2.662 casos confirmados até o momento. No mesmo período do ano de 2012, esses números foram, respectivamente, 26.792 e 10.443, o que aponta um decréscimo no quantitativo de casos.

Do total de municípios do RN, 56 apresentam baixa incidência da doença, 33 estão com média, 54 com alta e 24 com incidência silenciosa. Os cinco municípios que apresentam as maiores notificações de casos suspeitos são: Pau dos Ferros (1.102), Natal (1.060), Currais Novos (493), Parelhas (482) e Parnamirim (380).

A prevenção e o combate ao mosquito precisam ser mantidos durante todo o ano. É importante que a população continue verificando o adequado armazenamento de água, o acondicionamento do lixo e a eliminação de todos os recipientes sem uso que possam acumular água e virar criadouros do mosquito. Além disso, é essencial cobrar o mesmo cuidado do gestor local com os ambientes públicos, como o recolhimento regular de lixo nas vias, a limpeza de terrenos baldios, praças, cemitérios e borracharias.

Os sintomas mais comuns da doença são febre,  dores no corpo, principalmente nas articulações, e dor de cabeça. Também podem aparecer manchas vermelhas pelo corpo e, em alguns casos, sangramento, mais comum nas gengivas. É fundamental não tomar remédio por conta própria, pois isso pode mascarar sintomas e dificultar o diagnóstico, devendo ainda estar alerta para sinais de agravamento, como vômitos e dores abdominais.

Por Kelly Barros

Fátima articula pela construção do Viaduto Maria Lacerda

A  deputada federal Fátima Bezerra (PT-RN)  participou, nesta segunda-feira, 17/06,  juntamente com o prefeito de Parnamirim, Maurício Marques, o presidente da Câmara Municipal de Parnamirim, Rosano Taveira, e os vereadores Valério e Antônio Bastista de uma reunião com o superintendente regional do DNIT/RN, Ezio Gonçalves dos Reis, para tratar da construção do Viaduto Maria Lacerda (fruto de emenda da deputada ao PPA 2012/2015) e as obras complementares na BR 101.

Na reunião, articulada pelo mandato da deputada, o superintendente informou que, desde o dia 5 junho, a licitação para a empresa apresentar o projeto básico da construção do Viaduto Maria Lacerda está em andamento e com a previsão para o ínicio da obra na primeira semana de outubro.

"A reunião foi muito oportuna e esclarecedora. Esses investimentos de caráter estruturantes são muito importantes para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, declara Fátima Bezerra.

Também ficou acordado que, quando o projeto estiver pronto, a Câmara Municipal de Parnamirim fará uma audiência pública com a presença do superintendente e técnicos do DNIT para que o projeto seja apresentado aos vereadores e a população.

Participaram, também, da reunião a vice-prefeita Lúcia Tiago, e os secretários municipais de Trânsito e Obras, João Clementino e Naur Ferreira, respectivamente.

Por Assessoria de Imprensa

ITEP pára a partir das 8h desta terça

Servidores farão paralisação de 48 horas por causa da morosidade do Governo em avaliar anteprojeto que criará Lei Orgânica e Estatuto

O Governo do Estado não atendeu as diversas solicitações de reuniões do SINPOL, mesmo diante do indicativo de paralisação de 48 horas dos servidores do ITEP, e desta maneira os serviços do órgão estão parados a partir das 8h desta terça-feira (18). A categoria se reunirá em assembléia na sede do SINPOL/RN, situada à Avenida Rio Branco, Cidade Alta, quando deliberará mobilizações.

O sindicato observa que a categoria aprovou o indicativo de paralisação devido à morosidade do Governo em avaliar a minuta do anteprojeto que criará a Lei Orgânica e Estatuto do órgão. Além da matéria estar sendo avaliada por vários órgãos desde 2009, o consultor-geral do Estado, José Marcelo, não conclui um parecer ao anteprojeto, apesar de estar avaliando há vários meses (requisitando diligências diversas, fazendo o processo ir e voltar nas pastas governamentais).

Na reunião ocorrida com o consultor no dia 06 de maio, por exemplo, ele informou que o processo estava com todas as diligências concluídas e seu trabalho estava praticamente finalizando, apenas aguardando ajuste no texto. A categoria deu um prazo de 30 dias, mas não recebeu qualquer informação de conclusão do parecer até este momento.

PARALISAÇÃO

Os serviços periciais, assim como as emissões de certidões negativas, carteiras de identidade e outros documentos estarão suspensos. Somente serão realizados aqueles de natureza urgente e inadiável, relacionados aos procedimentos de flagrantes delitos, locais de crime e recolhimento de cadáveres. E a categoria informa que pode, inclusive, aprovar uma greve por tempo indeterminado.

Por Elaine Vládia

domingo, 16 de junho de 2013

INTELIGÊNCIA E CARÁTER – O EMBATE

Públio José – jornalista
(publiojose@gmail.com)
  
                       Pesquisas mais recentes sobre o funcionamento da mente humana, sobre os elementos que regem a formação da inteligência e suas várias formas de manifestação, demonstram não haver, necessariamente, nenhuma relação entre a inteligência e a moral. Os estudos, da mesma forma, concluem pela inexistência de conexão entre a inteligência e a ética, como também entre ela e o caráter. Nesse território ainda pouco vasculhado da mente, a conclusão a que se chega, lamentavelmente, é que o personagem de uma história, para ser inteligente, não terá, obrigatoriamente, de agir em sua comunidade como pessoa de moral, de caráter, de boa índole. Por tais estudos, a inteligência está desatrelada dos demais elementos que constituem a base do comportamento humano, para planar, como águia, acima dos valores e escolher o rumo indicado pela individualidade e pelo livre arbítrio.
                        Tais considerações são pertinentes pelo momento de verdadeira inversão de valores que se observa, praticados na vida das pessoas, independente do segmento social que se venha a analisar. Maliciosos, antiéticos e imorais são visíveis em todos os quadrantes a olho nu, sem a necessidade, para descobri-los, de sofisticados instrumentos de medição científica. De todo modo, a conclusão dos estudiosos vem a calhar, pois passa a estabelecer uma rigorosa conexão científica entre o resultado dos trabalhos acadêmicos e a realidade que se vive no dia a dia contemporâneo. E no que isso tudo resulta? Que conclusões, do ponto de vista prático, podemos tirar de tais observações? É que, se antes o homem, em sua grande maioria, agregava à inteligência fortes conceitos carregados de moral e de ética, atualmente posiciona-se numa direção contrária, separando-a e cultivando-a para a prática de delitos de toda ordem.
                        Se agora está explicado, cientificamente, que a inteligência corre por fora, desligada do caráter, da moral, da ética, nos trejeitos que articula diante dos embates diários da vida, está justificada, então, a onda de safadezas e malandragens que abarrota o noticiário e enche de vergonha, entre outros, os espaços mais nobres da rotina nacional. É corriqueiro, pois, notar-se o uso que se faz da inteligência a serviço dos valores mais mesquinhos, para, como isso, glorificar-se a máxima de que o negócio é levar vantagem – em tudo. Rigor exagerado no que afirmo? Gostaria demais que assim fosse. Gostaria, inclusive, de serem totalmente erradas as observações que faço em torno deste assunto e de outros que compõem o cotidiano humano. Entretanto, não se tapa o sol com a peneira. E o que fica em nós, inexoravelmente, diante da realidade que rola, é o gosto amargo da decepção, da impotência, do desengano.
                        E o caráter como é que fica? Pra que direção se inclina, afinal? Segundo o dicionário, o caráter é o conjunto de traços psicológicos, o modo de ser, de sentir e de agir do indivíduo. Já a inteligência é a capacidade de fazê-lo perspicaz, de fazê-lo aprender com rapidez, de adaptá-lo a situações adversas. Enfim, de resolver pepinos e propor soluções. Daí, logo se vê que a inteligência trava uma luta renhida entre devotar-se a causas nobres, tendo no caráter um bom parceiro, ou amolda-se de vez às exigências que afloram no contexto da tão apregoada modernidade. Para o caráter manter-se atrelado a princípios morais e éticos, com a inteligência se lambendo por vantagens imorais, não é tarefa fácil. Das duas uma: ou ele vence-a, subjuga-a – para permanecerem ambos num elevado padrão ético –- ou também embarca na gandaia.  Pois, como justificam – com cinismo – os tais inteligentes, resistir, quem há de?     

“Solteirões do Forró” encerra com muita animação a 5ª Festa de Santo Antonio de Extremoz


Na noite deste sábado, 15, último dia da Festa de Santo Antonio, que teve como tema “Extremoz te convida; Santo Antonio te espera”, a Banda Solteirões do Forró animou uma multidão, que dançou até a madrugada do domingo. A banda atingiu o público forrozeiro, que curtiu um show de qualidade.

O público lotou todas as áreas da Arena Cultural São Miguel Arcanjo, no Conjunto Estrela do Mar, que abrigou uma cidade cenográfica, com muitos bares e lanchonetes, a 1ª Feira de Negócios de Extremoz, Casa do Grude, Rancho do Povo, camarotes e muitas barracas para venda de bebidas e lanches.

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho, esteve no sexto e último dia da Festa de Santo Antonio e, a exemplo de outras autoridades que circularam em outros dias do evento, também elogiou a iniciativa do prefeito de Extremoz, Klauss Rêgo, bem como a impecável organização demonstrada.

Klauss
O prefeito Klauss Rêgo subiu ao palco e agradeceu a presença de todos no evento que hoje é considerado como a maior festa junina da Grande Natal e a segunda do estado, já fazendo parte do calendário de eventos do Rio Grande do Norte. (LS).

Fotos: Renato Silva

BUMBA MEU BOI

GRUDE DE EXTREMOZ

KLAUSS E GARIBALDI

MINISTRO GARIBALDI FILHO

MULTIDÃO ASSISTE SOLTEIRÕES DO FORRÓ

SECRETÁRIO DE ARTICULAÇÃO POLÍTICA DE EXTREMOZ, NEWTON PEREIRA, SECRETÁRIA ADJUNTA, MICHELLY NÓBREGA, PREFEITO KLAUSS RÊGO E MINISTRO GARIBALDI FILHO

PREFEITO KLAUSS RÊGO SAÚDA O PÚBLICO

RANCHO DO POVO

SOLTEIRÕES DO FORRÓ

sábado, 15 de junho de 2013

Reginaldo Rossi cantou para os namorados na Festa de Santo Antonio de Extremoz nesta sexta-feira, 14

 

A atração deste sábado, último dia do evento, será a Banda Solteirões do Forró
 
O Rei da Música Brega Brasileiro (MBB), Reginaldo Rossi, levou milhares de pessoas para curtir e dançar na Arena Cultural São Miguel Arcanjo, no Conjunto Estrela do Mar, em Extremoz, no final da noite desta sexta-feira, 14.
 
Rossi cantou seus principais sucessos, entre eles ‘Se Meu Amor Não Chegar’, ‘Garçom’, ‘A raposa e as uvas’, ‘O pão’, ‘Deixa de banca’, ‘Tô doidão’, ‘Mon amour, meu bem, ma femme’, ‘Era Domingo’, ‘Ai, Amor’ e ‘Em Plena Lua de Mel’ (Reginaldo Rossi), entre outros, interagindo sempre com o público que vibrava com suas “tiradas” engraçadas.
 
O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves e sua esposa, a jornalista Laurita Arruda visitou a festa e circulou pela Casa do Grude, Rancho do Povo, Cidade Cenográfica e a 1ª Feira de Negócios de Extremoz.
 
Solteirões do Forró
Hoje, no último dia da festa que tem como tema “Extremoz te convida; Santo Antonio te espera”, a principal atração da noite será a Banda Solteirões do Forró, que promete muito animação e recorde de público.
 
“Considerada uma das bandas mais respeitadas no atual cenário forrozeiro, o grupo Solteirões do Forró surgiu com o objetivo de atingir o público que gosta de dançar e curtir um forró de qualidade”, conforme informações da assessoria de comunicação da banda.
 
Com uma proposta moderna e inovadora, Solteirões uniu o autêntico forró nordestino ao contemporâneo, sendo que os instrumentos antigos harmonizam-se com os eletrônicos e esta foi a formula para produzir música de qualidade sem esquecer as raízes.
 
Surgimento
A banda foi criada em 2005 e desde seu início conta com a presença do respeitável vocalista Zé Cantor. Durante os anos de existência tem arrastado multidões onde quer que se apresente. Em seu histórico consta a participação obrigatória nas principais vaquejadas de diversos estados do nordeste.
 
Serviço
15 de junho de 2013
16h - Feira de Negócios
17h - Trio de sanfoneiros no espaço da Feira de Negócios
17h - Brincadeiras infantis
19h - Apresentação do Boi de Reis
19h – Quadrilha improvisada com trio de sanfoneiros
21h – Trio Bochecha
22h30 – Apresentação cultural da terra
00h – Banda Solteirões do Forró
 
Por Leonardo Sodré, com informações da Internet
Fotos: Afonso Melo
 









15jun2013

PORTA RETRATO

Flagrantes durante a Festa de Santo Antonio de Extremoz, nesta sexta-feira, 14

Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves e o prefeito de Extremoz, Klauss Rêgo, com amigos

Klauss Rêgo, ex-jogador do ABC, Alberi e Henrique Alves

Klauss e Henrique na Feira de Negócios

Secretária de Ação Social, Renata Rego recepciona amigas na Feira de Negócios

Henrique e Klauss na Casa do Grude

Henrique e Klauss

Henrique, Klauss, Renata e amiga

Laurita Arruda, Henrique, Klauss e Renata

Entra da Feira de Negócios

Klauss, Neivaldo Guedes e Henrique

Klauss e Reginaldo Rossi

FOTÓGRAFA ENVIA "RETRATAÇÃO" POR E-MAIL

Leonardo Sodré,

Estou mandando a retratação, pois tenho minha versão independente da opinião da funcionária Gilmara Costa, Segue Minha versão do ocorrido, tendo como provar:
O repórter fotográfico Max Jordanni, que foi mencionado na matéria como tendo sido impedido de filmar a sessão diz que o Presidente da Câmara, Vereador Joaz Oliveira não impediu que a sessão do dia 11 de junho fosse gravada, inclusive, que tem várias imagens das sessões anteriores, e que a declaração da funcionária da prefeitura não corresponde com a verdade dos fatos, e que acha estranho a reportagem da funcionária Gilmara Costa, já que sempre o presidente recebeu bem todos os representantes da imprensa e até incentiva a prática da divulgação dos trabalhos da câmara.

Max Jordanni

NOTA DA REDAÇÃO

Por oportuno é preciso lembrar o significado da palavra "retratação": Substantivo singular feminino (retratação, retratações, re.tra.ta.ção feminino, ato ou efeito de retratar (-se), confissão de engano, de equívoco cometido, através de declaração contrária a outra anteriormente feita; desmentido pedido de desculpa por alguma ofensa, injúria etc. que se tenha cometido (derivação: por metonímia) aquilo que se diz com fins de retratação; desculpa (termo jurídico) revogação de qualquer decisão anteriormente tomada; anulação; desfazimento (termo jurídico) no direito penal, ato pelo qual um sujeito acusado de um crime de calúnia, injúria ou difamação, confessa o seu erro, a fim de eximir-se da penalidade (http://pt.wiktionary.org/wiki/retrata%C3%A7%C3%A3o).

Fica evidente no texto assinado pelo irresignado fotógrafo que ele não menciona nenhuma retratação com relação a matéria publicada neste veículo sob o título "Presidente da Câmara Municipal de Extremoz impede que sessão seja filmada por repórteres", no último dia 11. 

O missivista, entrementes, no mesmo parágrafo, diz enviar sua "versão" dos fatos, alegando que não houve proibição de filmagens, embora tais imagens não tenham sido entregues à assessoria de imprensa da Prefeitura de Extremoz. Portanto, pelo texto, é fácil de notar que não houve nenhuma "retratação".

No mesmo parágrafo o fotógrafo afirma que existem imagens de sessões anteriores, afirmando que a jornalista Gilmara Costa faltou com a verdade. A ilação sobre tal falta de verdade e imagens anteriores, sem a apresentação das imagens da última sessão ordinária evidencia a esqualidez do texto. 

O fotógrafo também teve a preocupação de dizer que "sempre o presidente recebeu bem todos os representantes da imprensa". Ora, receber bem é prática universal entre povos civilizados em qualquer condição e em qualquer parte do mundo, mesmo em um parlamento onde se convive com o contraditório. Aliás, política é a arte de conviver com os contrários.

Para que leitor fique melhor informado, reproduzimos abaixo a matéria publicada no último dia 11: 

Presidente da Câmara Municipal de Extremoz impede que sessão seja filmada por repórteres

O presidente da Câmara Municipal de Extremoz, o jovem vereador Joaz Oliveira (PMN), impediu que a jornalista Gilmara Costa e o repórter fotográfico Max Jordanni, ambos da assessoria de imprensa da Prefeitura de Extremoz realizassem filmagens da única sessão semanal, nesta terça-feira, 11.

O motivo da prática antidemocrática, já que a Câmara de Extremoz, conforme alardeia o presidente Joaz, é a “casa do povo”, foi que a Mesa Diretora não acatou o ofício da prefeitura, pedindo autorização de filmagem, conforme prevê o Regimento Interno daquela Casa de Leis.

Nos bastidores, sabe-se que a razão maior da decisão do vereador Joaz, que há pouco tempo jactava-se de não ser oposição ao prefeito de Extremoz, Klauss Rêgo, que o apoiou durante sua campanha de reeleição e também para ser eleito presidente da CME, seria da votação para abertura de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), contra o Klauss, embora a razão da decisão de votar a medida não ter sido revelada.

Ofício

O ofício da prefeitura pedindo autorização para gravar a sessão ordinária da CME foi enviado em tempo hábil. É estranho que uma sessão que é aberta ao público seja censurada para jornalistas ligados ao poder executivo, uma vez que os parlamentos de todo o Brasil têm acesso facilitado para qualquer cidadão que queira observar os trabalhos legislativos, assim, como são liberados, via Diário Oficial, sem nenhuma censura, todos os atos do poder executivo.

A prática do jovem vereador Joaz, enquanto presidente da Câmara Municipal de Extremoz, apoiada pela vereadora Lúcia Ramalho (PSB), que chegou a declarar a jornalista Gilmara Costa de que “quem mandava na CME somos nós”, remonta a tempos mais sombrios da sociedade brasileira dos anos 1960, onde as práticas antidemocratas eram lugar comum nos parlamentos.

É curioso, que neste momento em que a Nação sofre a transformação positiva do exercício e pratica da Lei número 12.527, de 18/11/11 - que regula o acesso a informação, esteja o vereador Joaz Oliveira, enquanto presidente de um parlamento municipal, na contramão da democracia, da publicidade e da Lei, por razoes que só ele reconhece.

Por que cometer tal arbitrariedade contra o estado federativo, a democracia brasileira e a população de Extremoz, ferindo de morte o direito de acesso a informação, albergado pela Lei? Por qual razão?

Mordaça

Para um observador político daquele município, que não quis se identificar, “é importante que a população fique atenta aos desdobramentos desta mordaça imposta aos repórteres que foram cobrir e filmar a sessão ordinária da CME nesta terça-feira, 11”.

Por Leonardo Sodré, com informações de Gilmara Costa

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Nesta sexta-feira, 14, Reginaldo Rossi canta para os namorados

Banda Forró Pegado lotou a Arena da Festa de Santo Antonio de Extremoz

BANDA FORRÓ PEGADO
A Banda Forró Pegado lotou a arena da Festa de Santo Antonio nesta quinta-feira, 13, em Extremoz, tocando músicas que já fazem sucesso por todo Brasil, como ‘Paredão do Trator’, ‘Vai ficar só’, além de regravações com novos arranjos e canções românticas.

A governadora Rosalba Ciarlini prestigiou o evento e circulou por todas as áreas da Festa de Santo Antonio, entre elas a Casa do Grude, Rancho do Povo, Cidade Cenográfica e a 1ª Feira de Negócios de Extremoz. Além disso, Rosalba assistiu a várias quadrilhas estilizadas que se apresentaram durante a sua chegada. “Esta festa, Klauss - disse se dirigindo ao prefeito de Extremoz -, está muito bem organizada e bonita. Não é a toa que ela faz parte do calendário cultural do estado”, elogiou Rosalba.

Nesta sexta-feira, 14, o recifense Reginaldo Rossi que iniciou sua carreira artística em 1964 sob a influência dos Beatles. No início integrou-se a ‘Jovem Guarda’ e imitava Roberto Carlos. Orgulha-se ao dizer que foi o primeiro cantor de rock do Nordeste, quando comandava o grupo “The Silver Jets”.

Composições
Rossi tem mais de trezentas composições gravadas e faz uma média de 25 shows por mês, em todo o Brasil. Sua base é o Recife, mas tem fã-clubes espalhados pelas principais capitais brasileiras, entre elas Salvador, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Maceió, Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Manaus, entre outras, onde é conhecido por 'O Rei da MBB (Música Brega Brasileira)'.

Descontraído
“Não sei o que vou cantar e o show vai rolando naturalmente. Eu descontraio o ambiente. Não entro para cantar com maquiagem nem com roupas estrambólicas. Sou eu mesmo o tempo todo”, disse Reginaldo Rossi. “Sou apenas um cantor. A diferença entre o brega e o chique só começou a existir depois da década de 1960. Quem falasse mal do regime militar era chique”, sorriu.

Seus principais sucessos são ‘Se Meu Amor Não Chegar’, ‘Garçom’ (Reginaldo Rossi), ‘A raposa e as uvas’ (Reginaldo Rossi), ‘O pão’ (Reginaldo Rossi, Orácio Faustino e Namyr Cury), ‘Deixa de banca’ (versão de Borogodá, de Pocker, feita por Eduardo Araújo e Ferrer), ‘Tô doidão’ (Picket e F. Thomas), ‘Mon amour, meu bem, ma femme’ (Cleide), ‘Era Domingo’ (Reginaldo Rossi), ‘Ai, Amor’ (Reginaldo Rossi) e ‘Em Plena Lua de Mel’ (Reginaldo Rossi).

Serviço
14 de junho de 2013
16h - Feira de Negócios
17h - Trio de sanfoneiros no espaço da Feira de Negócios
17h - Brincadeiras infantis
19h - Apresentação de quadrilha estilizada
19h30 – Apresentação da Quadrilha Destaque
19h30 – Trio de sanfoneiros na Casa do Sanfoneiro
19h30 – Trio de sanfoneiros no Rancho do Povo
20h - Apresentação de quadrilha estilizada
21h – Apresentação folclórica Dança Guerreira
21h30 – Trio de sanfoneiros no palco
22h – Chegada do Trem dos Namorados
22h30 – Apresentação cultural (palco)
00h – Reginaldo Rossi

Por Leonardo Sodré, com informações da Internet
Fotos: Emerson Dantas

CASA DO GRUDE

CASA DO GRUDE

GOVERNADORA VISITA A FEIRA DE NEGÓCIOS DE EXTREMOZ

PREFEITO KLAUSS RÊGO DÁ BOAS VINDAS AO PÚBLICO

QUADRILHA ESTILIZADA