Espaço jornalístico dedicado à política e notícias diversas da Grande Natal

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

REUNIÃO



Prefeitura de Extremoz planeja atividades para o “Verão Legal 2013”

Seguindo orientação do prefeito de Extremoz, Klauss Rêgo, os secretários de Turismo (Fernando Bezerril), Educação e Esporte (Rosileide Brito), gerente de Saúde (Walmira Guedes), presidente da Fundação de Cultura Aldeia do Guajirú (Leda Medeiros), secretário de Articulação Política (Newton Pereira) e o coordenador de Eventos (Domingos Sávio), se reuniram na manhã desta terça-feira, 30, para planejar as atividades do projeto “Verão Legal 2013”, que funciona desde 2010 nos destinos turísticos do município.

O planejamento das atividades contempla as praias de Jenipabu, Pitangui, Barra do Rio e o Balneário Jangadão, na Lagoa de Extremoz, com ações em várias áreas da Saúde, Cultura e Esporte. Na Saúde está previsto orientações com relação à proteção solar e alimentação saudável, circuito de atividades que engloba avaliação de postura, pressão sanguínea, glicemia, distribuição de preservativos, orientações sobre os cuidados contra a dengue e palestras sobre a saúde bucal.

Várias atividades esportivas e culturais estão previstas, como passeio ciclístico, projeto “Praia Limpa”, campeonato de voleibol masculino e feminino, em duplas, feira de artesanato com peças de todo o Rio Grande do Norte, aulas de ginástica, capoeira, dança, apresentações da Banda de Música de Extremoz, apresentações de grupos folclóricos independentes, projeto “Canto da Terra”, que valoriza dos músicos do município, caminhadas, corrida de argolinha (atividade esportiva medieval sobre montaria, que existe em Jenipabu há mais de 100 anos), concurso “Rainha do Carnaval e Garota Verão Legal", arrancadão de cavalos, entre outras atividades.

Programação

O planejamento das ações está sendo entregue ao prefeito Klauss Rêgo, para aprovação final esta semana, quando então toda a programação do projeto será divulgada.


Corpo de Bombeiros prepara campanha “Praia Segura”

Em reunião com os secretários de Turismo de Extremoz (Fernando Bezerril), Articulação Política (Newton Pereira), coordenador de Eventos de Extremoz (Domingos Sávio), presidente da Cruz Vermelha Brasileira – Filial do Rio Grande do Norte (Francisca Montenegro), presidente e diretor do Sindicato do Bugueiros Profissionais do RN (Lumar Júnior e Maurício Cavalcante) e presidente dos Desbravadores da Igreja Adventista do 7º Dia, de Extremoz (Joselino Tomás), o tenente Christiano Couceiro, Relações Públicas do Corpo de Bombeiros Militar explanou e recebeu apoio das entidades para o projeto “Praia Segura”, que será iniciado em janeiro.

O tenente Couceiro falou sobre os afogamentos ocorridos recentemente, inclusive no litoral de Extremoz, em Redinha Nova. “No ano passado houve campanha educativa em parceria com a Cruz Vermelha e presentemente estamos com bom efetivo no litoral. A Cruz Vermelha tem mão de obra qualificada e ação social interessante”, disse Couceiro, acrescentando que a campanha “Praia Segura” contará com blitz educativa em pontos estratégicos de acesso as praias e pulseiras para identificar as crianças, com o nome e telefone dos responsáveis por elas. “Trata-se da campanha ‘Criança a Vista’, que somada à campanha ‘Turista Legal’, que consiste na distribuição de panfletos no aeroporto com orientações sobre a segurança nas praias, já no início de janeiro e termino após o Carnaval, trará mais segurança para os banhistas”, ressaltou.

“É preciso um trabalho de sinalização nas praias sobre os perigos de algumas delas. Búzios, por exemplo, no litoral Sul é um caso emblemático, onde os comerciantes retiram as placas para não perder clientes. Esquecem que é muito mais negativo para eles a notícia de uma morte por afogamento”, comentou o tenente Couceiro, acrescentando que o Corpo de Bombeiros Militar tinha 60 guarda-vidas, com a possibilidade de acréscimo de mais 20.

Parcerias

No final da reunião ficou acertado a parceria da corporação com o projeto “Verão Legal 2013”, bem como a parceria da Prefeitura de Extremoz, Desbravadores, Cruz Vermelha e Sindicato dos Bugueiros junto à campanha “Praia Segura”. Uma das primeiras ações será um curso de primeiros socorros que o Corpo de Bombeiros irá oferecer aos bugueiros e operadores do turismo, em Jenipabu, em três turmas de 50 pessoas cada. As entidades também prometeram voluntários para atuar junto a Cruz Vermelha, principalmente com relação às ações de caráter preventivo e educativo. (LS).

Fotos: LéoSodré

Redação do Enem 2012 terá novas regras de correção



Aprenda a valorizar sua redação e garantir a nota máxima na produção textual

No próximo final de semana, (03 e 04 de outubro), mais de 5,7 milhões de estudantes farão a prova do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. Só no RN são mais 130 mil inscritos. Diante de tamanha concorrência, a nota da Redação pode ser fundamental para a aprovação dos alunos. Não à toa, o Ministério da Educação estabeleceu mudanças importantes para o sistema de correção da edição 2012.

A partir deste ano, a redação será corrigida por dois corretores de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. A nota final é composta de cinco notas, que avaliam competências específicas do candidato.

Se a discrepância persistir, uma banca certificadora composta por três avaliadores examinará a prova. Os candidatos poderão solicitar vistas da correção, porém não poderão pedir a revisão da nota.

Será atribuída nota zero à redação: que não atender a proposta solicitada ou que possua outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo; sem texto escrito na folha de redação, que será considerada "em branco"; com até sete linhas, qualquer que seja o conteúdo, que configurará "texto insuficiente"; linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no caderno de questões serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas; com impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, que será considerada "anulada".

Escrever também é um exercício

Usar de modo excelente os recursos lingüísticos, revelar domínio excelente no emprego do sistema de pontuação, atender às configurações estilístico - composicionais do gênero. Esses são alguns dos critérios de avaliação para redação do ENEM e do vestibular da UFRN. Como atingir a excelência textual? Como se dar bem na temida redação?

O Lógico Cursos Aliados criou a Clínica da Redação. Um curso que simula a prova de redação exatamente como no dia do exame. “O rigor já começa pela pontualidade. Quem chega um minuto atrasado não entra. O tempo para produção textual é o de 1:40h; acabado o prazo, o aluno não pode escrever nem mais uma palavra”, explica a professora de português e criadora da Clínica, Neide Barbosa.

Os textos produzidos são corrigidos de acordo com os critérios de avaliação do Enem e devolvidos aos alunos com as devidas observações. As dúvidas ainda existentes são eliminadas nos plantões de monitoria. “Não pode sobrar uma dúvida sequer. Ao longo do curso o vestibulando cria sua autenticidade lingüística e descobre sua própria identidade de escritor”, complementa Neide.

Os “pacientes” da Clínica perecem satisfeitos. “Em casa há muita distração e dá preguiça de produzir, aqui na Clínica aprendemos a organizar nosso tempo cronometrando com as horas da prova do vestibular. Além disso, produzimos textos semanalmente e quanto mais prática na redação, mais sobra tempo para as questões objetivas das matérias mais complicadas para mim”, declara a aluna Beatriz Aguiar.

Novo presidente do INSS diz que vai pautar gestão em critérios técnicos


Lindolfo visitará regionais para ouvir demandas e prioridades

Nortear as ações e a gestão do INSS em critérios técnicos, sempre focando na melhoria de atendimento. Essa foi a proposta apresentada pelo novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social, Lindolfo Neto de Oliveira Sales, durante a solenidade na qual foi empossado no cargo, na manhã desta terça-feira (30). Ele disse que vai manter a filosofia de investir em um planejamento bem fundamentado, com metas desafiadoras, mas factíveis.

Lindolfo antecipou que na busca da melhoria dos serviços previdenciários trabalhará para resgatar a autoestima dos servidores do INSS e entender melhor e mais profundamente os problemas de cada região do Brasil. Para isso ele se reunirá, já em novembro, com os gerentes das cinco superintendências regionais do Brasil para ouvir as demandas e prioridades de cada local. Nessas visitas Lindolfo estará acompanhado pelo ministro Garibaldi Alves Filho e outros diretores do Instituto.

“Vamos pessoalmente a cada superintendência regional para traçar as diretrizes na formulação do Plano de Ação de 2013 junto aos mais de 1.400 gerentes. Discutiremos os indicadores mais críticos de cada região brasileira e buscaremos, juntos, soluções para a formulação de um planejamento coerente com as demandas locais”, explicou Lindolfo Sales.

Na visão do novo presidente do INSS, o trabalho em conjunto com as regionais fará com que o Plano de Ação de 2013 se torne mais eficiente na melhoria e modernização dos serviços previdenciários. “Nossa missão precisa estar sempre comprometida com os padrões de qualidade exigidos pela população e com o plano do governo de maximizar a gestão, viabilizando a modernização e o fortalecimento do INSS”, declarou Lindolfo.

Previdência

Por sua vez, o ministro Garibaldi Alves Filho opinou que, pela sua grandiosidade, o INSS se confunde tanto com a Previdência que chega a receber cobranças indevidas. Ele registrou que o Instituto expandiu e melhorou tanto os serviços que oferece à população que, hoje, o menor deslize provoca duras exigências. “Mas reconheço que a sociedade tem razão em cobrar, porque a qualidade que se alcançou ao longo do tempo é uma conquista importante e não pode haver retrocesso”, defendeu.

Garibaldi Alves falou ainda que a sociedade não anseia apenas agilidade no atendimento, ela também exige o aprofundamento da reforma da previdência, iniciada pelo setor público. O ministro alertou para a necessidade de serem aprovadas alterações no regime de pensões. “Como um segurado que contribuiu uma vez pelo teto deixa a mesma pensão que outro que pagou previdência a vida toda?”, indagou.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Abertas inscrições para turmas de Kick Boxing no IFRN


Vagas gratuitas e limitadas

Após a boa repercussão do 1º Campeonato de Kick Boxing do IFRN, realizado no dia 10 de outubro de 2012, a Diretoria do Kick Boxing, formada por iniciativa de um grupo de estudantes do Campus Natal Central do IFRN, em parceria com o Grêmio Estudantil Djalma Maranhão (GEDM), informa que estão abertas as inscrições para novas turmas de Kick Boxing do IFRN. Os interessados podem efetuar suas inscrições a partir de amanhã (30) até o dia 06/11, diretamente no Grêmio.  Com inscrições gratuitas e vagas limitadas, a oferta tem como público alvo a comunidade interna e externa, de ambos os sexos, sem pré-requisitos.

Ao todo, são oferecidas 60 vagas, sendo 10 destinadas para a comunidade externa.  Serão duas turmas, em turnos distintos, com treinos a serem realizados no ginásio, aos sábados, das 10h às 12h e das 14h às 16h. Caso não haja o preenchimento das vagas de um dos quadros, público interno ou externo, as vagas remanescentes serão revertidas para a lista de espera, quando houver.

No dia 08 de novembro, às 18h, no espaço de convivência do Grêmio, haverá uma reunião para realizar o sorteio e a divulgação dos selecionados. Na ocasião, os candidatos previamente inscritos deverão entregar um quilo de alimento não perecível, que será doado para uma entidade beneficente, a fim de confirmar sua participação no sorteio.

FOTO DO DIA


Equipe de transição da Prefeitura de Natal será coordenada por Rivaldo Fernandes



Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira com o secretariado, a prefeita do Natal Micarla de Sousa definiu a equipe de transição da prefeitura e determinou aos secretários todo o empenho no sentido de oferecer o maior número de informações ao futuro prefeito da capital. Micarla de Sousa fez um breve balanço da sua administração, destacando entre outros pontos, o aumento do número de crianças nas escolas, erradicação de favelas, implantação de plano de cargos, carreira e salários, as casas de passagem, albergue municipal.

A chefe do executivo municipal colocou à disposição da equipe de transição do prefeito eleito, Carlos Eduardo, já a partir desta terça-feira (30), o Centro Municipal de Referência em Educação Aluizio Alves (Cemure).

A equipe de transição da prefeitura será coordenada pelo diretor geral do Procon Natal, Rivaldo Fernandes Pereira e formada pelo secretário municipal de Trabalho e Assistência Social, Alcedo Borges Júnior, a secretário municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Josileide Lucas de Pontes, o presidente da Companhia de Serviços Urbanos de Natal, João Bastos, o presidente do Instituto de Previdência Social dos Servidores do Município de Natal, Sylvio Eugenio Araújo de Medeiros, o secretário adjunto de Planejamento, Fúlvio Saulo Mafaldo do Nascimento e o secretário chefe do Gabinete da Prefeita, Caio César de Araújo Medeiros.

Rivaldo Fernandes afirmou que o processo de transição, por determinação da prefeita será republicano e transparente e que todos os secretários já receberam ofício determinado a elaboração de relatórios minuciosos de gestão. O coordenador da equipe de transição acrescentou que espera que dentro de 10 dias úteis o relatório com informações de todas as secretárias esteja pronto para entregar a equipe de transição do prefeito eleito.

Foto: Alberto Leandro

Frente Parlamentar discute cortes no Orçamento para Assistência Social



A deputada Márcia Maia, presidente da Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente, promoveu reunião, nesta segunda-feira (29) para discutir os cortes no Orçamento Geral do Estado para a área da Assistência Social em 2013. Na ocasião, a parlamentar apresentou os valores destinados para este setor da administração e afirmou que houve um corte de quase 40% com relação ao Orçamento elaborado para o exercício de 2012. Participaram da reunião representantes de diversas entidades ligadas à criança e adolescente no RN, além do deputado Fernando Mineiro.

De acordo com a deputada Márcia Maia, no ano passado o Governo do Estado destinou R$ 133.496 milhões para serem usados na área de Assistência Social. No entanto, para o exercício de 2013, este valor foi reduzido em 39,44%, ficando em R$ 80.145 milhões. “Trata-se de uma redução brusca. Durante este ano, os programas sociais já tiveram dificuldades de serem executados, pois já se trabalhava com um recurso reduzido. Agora, houve mais este corte”, declarou a deputada.

Durante a reunião, Márcia afirmou que irá encartar emendas ao Orçamento – que devem ser apresentadas até o dia 6 de novembro -, na tentativa de minimizar as distorções. “Não temos muito a fazer, já que o Orçamento não pode sofrer muitas alterações depois que chega aqui na Assembleia”, afirmou. O deputado Fernando Mineiro acrescentou, dizendo que para movimentar recursos para determinado setor, é preciso retirar de outra rubrica. “É cobrir um santo e descobrir outro”, informou. A sugestão do deputado é que tais debates sejam feitos no primeiro semestre, quando a peça orçamentária ainda não foi concluída.

Os representantes das entidades ligadas à proteção da criança e do adolescente apresentaram sugestões que devem ser entregues ao relator do Orçamento, o deputado José Dias. Entre as ideias colocadas durante a reunião, está a de uma campanha de enfrentamento a violência sexual contra criança e adolescente, tendo em vista a proximidade da Copa do Mundo, evento que irá atrair muitos turistas à Natal.

Os órgãos que estiveram representados durante da reunião foram Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do RN (Consec), Centro de Estudos e Ação Social (Ceas), Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Comitê Estadual de Enfrentamento a Violência, Associação dos Deficientes Físicos do Estado do RN (Adefern) e Casa Renascer.

Agripino: “o Democratas sai maior dessas eleições”

ACM Neto e José Agripino

O presidente do DEM revela que o eleitorado do partido cresceu de 4,8 para 6,8 milhões

 O Democratas saiu das eleições municipais com crescimento de aproximadamente 50%, em termos de eleitorado. São dois milhões de eleitores a mais que o partido governará, a partir de 2013, nos 278 municípios conquistados nesse pleito de outubro. Se por um lado o número de prefeituras do DEM caiu em 69 (de 347 para 278), por outro o partido elegeu a terceira maior capital do Brasil, Salvador, e outros municípios importantes como Aracaju, Vila Velha, Feira de Santana, Mossoró, Barueri, entre outros.  Os dados foram apresentados pelo presidente nacional do Democratas, senador José Agripino, nesta segunda-feira (29) durante conversa com jornalistas no Senado Federal.

Atualmente, o DEM administra 4,8 milhões de eleitores em 347 municípios, mas a partir do ano que vem serão 6,9 milhões de eleitores governados pelo Democratas - crescimento de 43% - e 8,7 milhões de habitantes. No ranking de prefeituras conquistadas em relação a outros partidos, o Democratas está em nono lugar. Em termos de capitais conquistadas, o partido ocupa o quinto lugar, com Aracaju e Salvador. “Dentre as três maiores capitais do país (São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador), o Democratas venceu com vigor na capital baiana, com ACM Neto. As urnas mostraram que o nosso partido fez bem ao manter seus valores e resistir na oposição. O partido sai maior das eleições 2012”, frisou Agripino.

Para Agripino, o crescimento do eleitorado do partido é uma prova de que a legenda resistiu, sobreviveu e cresceu. “Saímos fortalecidos, resistimos para nos manter na oposição e garantir a democracia brasileira. Tivemos uma resposta favorável do eleitorado. Se você me perguntar se valeu a pena resitir, eu lhe digo que valeu”, finalizou confiante o também lider do DEM no Senado.

Governo do RN investe perto de R$ 3 milhões no Garantia Safra 2012-13 em 131 municípios



A seca que se configurou no Rio Grande do Norte em 2012, prejudicando lavouras e provocando problemas ao homem do campo, levou o Governo do Estado a adotar medidas estratégicas para evitar que a situação do trabalhador rural se complique em 2013. É que, mesmo sem dados definitivos, as previsões da meteorologia indicam que o próximo ano também será de inverno irregular. Para não deixar o agricultor em situação complicada, a governadora Rosalba Ciarlini já se antecipou e assinou, em Mossoró, o Termo de Adesão ao Garantia Safra 2012/2013, o qual atenderá, inicialmente, 131 municípios do Estado.

A meta, segundo o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca, Betinho Rosado, é manter as 140 cidades atendidas em 2012, mas o Garantia safra tende a ser expandido para todos os municípios potiguares. A solenidade de assinatura aconteceu na II Unidade Regional de Saúde Pública e contou com a presença de prefeitos dos municípios localizados nas regiões de Mossoró e Assú.

A governadora Rosalba Ciarlini comentou que, em virtude da seca prolongada que se abateu sobre o Rio Grande do Norte, cerca de 37 mil agricultores estão sendo beneficiados com dez parcelas do Garantia Safra. Cada um deles tem direito a R$ 680,00 (por parcela) para garantir comida na mesa.

Via Direta recebe I Semana de Oportunidades Imobiliárias


O Via Direta Shopping recebe a partir desta quarta-feira (31), a “I Semana de Oportunidades Imobiliárias” de Natal. Serão 80 expositores entre construtoras, incorporadoras e imobiliárias que estarão apresentando aos visitantes uma série de opções de adquirir imóveis, novos e usados, através de financiamento e subsídios bancários especiais. O Salão se estenderá até o dia 04 de novembro, deve reunir uma média de 40 mil visitantes e também contará com o programa Minha Casa Minha Vida entre as opções de compra.
A “Semana Imobiliária” foi idealizada pelo empresário Ocimar Damásio, e irá abrigar cerca de 70 estandes das seguintes imobiliárias: Ecocil, construtorw Phoenix, Ecohouse, Aliança Imobiliária, Constel, Habitacional Imóveis, MRV, Casais Brasil, GMA, Terra & Terra, Plano & Plano, Casa Certa, Helsan Empreendimentos Imobiliários, Agir Imovéis, Aprove Certo, Lumina Imóveis, entre outros. A Semana Imobiliária estará aberta ao público de segunda-feira a sábado, das 9h às 21h, e no domingo de 12h às 20h.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

REDE GLOBO

GRAZI MASSAFERA
FOTO: INTERNET

“Flor do Caribe”, nova novela das seis, será gravada em Natal e Extremoz

O roteiro está sendo escrito por Walter Negrão e a direção ficará a cargo de Jayme Monjardim.

A coordenadora de produção da Rede Globo de Televisão, Tatine Lauria, esteve na Prefeitura de Extremoz para informar sobre os detalhes da gravação da próxima novela das seis, “Flor do Caribe”, que será gravada em Natal e nas praias de Extremoz.

HENRI CASTELLI
FOTO: INTERNET
A equipe chega no dia 11 de novembro e as gravações serão iniciadas no dia 19, com locações iniciais na Base Aérea de Parnamirim. As gravações serão encerradas no dia 21 de dezembro de 2013. Tatine informou que vem recebendo o apoio de todas as entidades ligadas ao turismo, bem como do Governo do Estado e da Prefeitura de Extremoz, por meio do secretário de Turismo, Fernando Bezerril, lembrou, também, que os atores principais serão Henri Castelli e Grazi Massafera.

TATINE LAURIA
FOTO: LEOSODRÉ
Basicamente a emissora precisará de estrutura para isolamento de algumas áreas, pára poder aproveitar melhor as belezas naturais das dunas e praias de Extremoz. “Todas as solicitações vêm do Rio de Janeiro, sede da Rede Globo”, explicou Tatine Lauria.

Visibilidade

De acordo com o prefeito de Extremoz, Klauss Rêgo, o município ganhará visibilidade nacional. “Extremoz ficará durante sete meses numa mídia nacional importante, que servirá para alavancar nosso destino turístico”, comemorou o prefeito.

O roteiro da novela está sendo escrito por Walter Negrão e a direção ficará a cargo de Jayme Monjardim. Os colaboradores do autor serão Júlio Fisher, Vinícius Vianna, Suzana Pires e Fausto Galvão. (LS).

Fotos: Henri Castelli, Grazi Massafera e Tatine Lauria / Divulgação / Internet

NOTA DE ADIAMENTO DO CONCERTO OFICIAL DE OUTUBRO DA ORQUESTRA SINFÔNICA DO RN


FOTO: potiguarte. blogspot. com
A Secretaria Extraordinária de Cultura / Fundação José Augusto (Secultrn/FJA), comunica que o Concerto Oficial de Outubro da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN), da Temporada 2012, que aconteceria na próxima terça-feira, 30, no Teatro Alberto Maranhão, e o concerto didático do dia 31 serão adiados para o mês de novembro.

Com o objetivo de manter o trabalho que foi reiniciado este ano pela OSRN e os concertos oficias e didáticos realizados todos os meses, a Secultrn/FJA, junto com a coordenação da OSRN, divulgarão em breve nova data para o concerto de outubro, o que não adiará e nem interferirá nos concertos de novembro.

Reunião

MICARLA DE SOUSA
FOTO: TN/INTERNET

A prefeita Micarla de Sousa reunirá, hoje, 29, a partir das 16h, o seu secretariado para tratar do processo de transição. A reunião do secretariado será no salão nobre do Palácio Felipe Camarão. A Prefeitura, por intermédio do Gabinete Civil e Secretaria de Comunicação, deverá se pronunciar sobre a transição.

L O T E R I A F E D E R A L


Extração: 04705
Data: 27/10/2012

OS BILHETES GANHADORES DO 1º PRÊMIO FORAM DISTRIBUÍDOS PARA SALVADOR/BA.

1° PRÊMIO
Valor : 500.000,00
Nº Bilhete : 32.975

2° PRÊMIO
Valor : 32.600,00
Nº Bilhete : 87.644

3° PRÊMIO
Valor : 32.000,00
Nº Bilhete : 00.048

4° PRÊMIO
Valor : 31.600,00
Nº Bilhete : 52.993

5° PRÊMIO
Valor : 30.446,00
Nº Bilhete : 51.029

Ayres Britto pode sair do STF sem deixar penas do mensalão por escrito

AIRES BRITO
FOTO: INTERNET

A conclusão da Ação Penal 470, o processo do mensalão,  no Supremo Tribunal Federal (STF) deverá ocorrer depois da aposentadoria do presidente da Corte, Carlos Ayres Britto. Ele sairá do STF no dia 14 de novembro e ainda tem dúvida se deixará as sugestões de penas por escrito. Ayres Britto tem se mostrado desconfortável com a hipótese de não participar dos debates finais do julgamento.

A fixação das penas está provocando polêmica desde 23 de outubro. Os ministros não conseguem chegar a um critério objetivo para as punições, o que deixa o julgamento imprevisível. Essa situação é o principal empecilho para que Ayres Britto deixe o voto por escrito.

Os ministros não se entendem, por exemplo, sobre os critérios de aumento de pena para os crimes cometidos - entre eles a continuidade delitiva, quando um crime dá origem a outros da mesma espécie. Enquanto uma corrente defende a majoração no limite máximo permitido por lei - dois terços da pena original - nos casos em que houve dezenas de atos criminosos, outro grupo defende aumento de um terço para evitar que a pena seja muito alta.

Nessas situações, o decano da Corte, ministro Celso de Mello, sempre interfere lembrando que o STF precisa ter penas mais previsíveis, inclusive para servir de parâmetro aos juízes de primeira instância. Os ministros, no entanto, não têm chegado a consenso até agora.

Um exemplo das limitações das penas fixadas com antecedência é o caso do ex-ministro Cezar Peluso. Ele se aposentou logo no início do julgamento do mensalão, deixando por escrito somente parte das condenações. Seu voto frequentemente é esquecido pelos colegas por não se encaixar em nenhuma corrente majoritária, e o voto acaba isolado, sem possibilidade de ser alterado. É esse tipo de situação que Ayres Britto quer evitar. (Por Débora Zampier da Agência Brasil)

Hermano agradece os mais de 150 mil votos e diz que sonho de administrar Natal não acabou

Legenda:Hermano recebe o carinho do pai na sede municipal do partido

Candidato do PMDB é recebido com aplausos na sede municipal do partido

Hermano chegou a sede do partido acompanhado de Henrique, Garibaldi, de familiares, amigos, vereadores eleitos e militantes. Sob os aplausos de dezenas de pessoas, ele concedeu entrevista `a imprensa local.
Uma campanha limpa, propositiva, amparada por ideias e pela experiência de quem já tem vinte anos de vida pública. Assim o candidato Hermano Morais definiu os últimos quatro meses, em que percorreu todos os bairros de Natal e entrou na casa de milhares de eleitores. Em cada reunião e a cada palavra de incentivo, a certeza de que estava no caminho certo. “Agradeço a Deus, a confiança do eleitor e o voto de cada uma das 153 mil e 522 pessoas. São elas que mantêm o nosso sonho vivo. Vamos em frente, sempre trabalhando em prol da nossa cidade”, concluiu.

O PMDB sai fortalecido do pleito em todo o Estado. No total, o partido elegeu 51 prefeitos, o que representa 31% em todo o RN. Foram 33 vice-prefeitos e 336 vereadores. No Nordeste, o PMDB do Rio Grande do Norte ficou em terceiro lugar. Foi o melhor resultado dos últimos anos.

Foto: Cláudio Abdon

SHOW


domingo, 28 de outubro de 2012

JULGANDO A TORTO E A DIREITO



Por Flávio Rezende*

          A questão religiosa é prato cheio para várias discussões e, suas nuances podem ter interpretações diferentes dependendo de regiões e culturas, mas, alguns aspectos encontram intercessão, como a importância de não roubar, não matar e não julgar.
         No círculo social que pertenço e nos lugares que frequento, não costumo encontrar pessoas que roubam e que matam, já não podendo dizer o mesmo dos que julgam.
         Neste ponto, aliás, assim como comer moderadamente e não ter tanta ganância com o tal do vil metal, o mandamento, ou seja, lá como prefira definir, não encontra necessária guarita e, todo mundo julga a torto e a direito, inclusive eu, sendo difícil conter tal procedimento, mesmo que constantemente relembrado por ordens místicas, seitas, religiões históricas e mestres iluminados.
         Ontem, por exemplo, estava observando o comportamento dos julgadores do mensalão e, mentalmente os julgava também. Quando aparecia o Ricardo Lewandowski eu julgava ter ele algum segredo com o Lula e demais petistas e, que, caso julgasse contra eles, teria esse segredinho revelado. Quando o tal Toffoli também aparecia, julgava que ele devia gratidão a Lula por indicação tão bizarra e, lealmente votava sem pestanejar a favor do partido e contra os fatos.
         Quanto aos demais ministros, julgava que putos da vida com tantas coisas mostradas ao longo do julgamento, queriam a todo custo condenar, mesmo que em alguns raros momentos, não coubessem algumas acusações.
         E assim agimos na vida o tempo todo, julgando, julgando, julgando. Agora mesmo estava vindo para o trabalho e parei o carro esperando longamente para entrar na avenida principal. Enquanto aguardava pensava que alguns carros podiam diminuir a velocidade abrindo espaço para que pudesse avançar, coisa que faço constantemente e, como isso não acontecia, julgava ser os motoristas muito egoístas.
         Se você parar para pensar, julgamos o tempo todo e a qualquer situação. Claro que uns julgam de maneira mais negativa, outros mais reflexiva, mas, de um jeito ou de outro, este ato está presente de maneira muito incisiva na vida de todos nós.
         Assim como não é muito difícil seguir determinadas regras de conduta sugeridas por várias religiões, tentemos igualmente nos vigiar quanto ao eterno julgar, relembrando Mateus para reforço deste tópico, “Não julgueis, pois, para não serdes julgados; porque com o juízo que julgardes os outros, sereis julgados; e com a medida com que medirdes, vos medirão também a vós.” (Mateus, VII: 1-2).
         E, complemento com o sensacional texto de André Luiz: “Amigo, examina o trabalho que desempenhas. Analisa a própria conduta. Observa os atos que te definem. Vigia as palavras que proferes. Aprimora os pensamentos que emites. Pondera as responsabilidades que recebeste. Aperfeiçoa os próprios sentimentos. Relaciona as faltas em que, porventura, incorreste. Arrola os pontos fracos da própria personalidade. Inventaria os débitos em que te inseriste. Sê o investigador de ti mesmo, o defensor do próprio coração, o guarda de tua mente. Mas, se não deténs contigo a função do juiz, chamado à cura das chagas sociais, não julgues o irmão do caminho, porque não existem dois problemas, absolutamente iguais, e cada espírito possui um campo de manifestações particulares. Cada criatura tem o seu drama, a sua aflição, a sua dificuldade e a sua dor. Antes de julgar, busca entender o próximo e compadece-te, para que a tua palavra seja uma luz de fraternidade no incentivo do bem. E, acima de tudo, lembra-te de que amanhã, outros olhos pousarão sobre ti, assim como agora a tua visão se demora sobre os outros. Então, serás julgado pelos teus julgamentos e medido, segundo as medidas que aplicas aos que te seguem”. ANDRÉ LUIZ - De “Comandos do Amor”, de Francisco Cândido Xavier.

*Escritor, jornalista e ativista social em Natal/RN (escritorflaviorezende@gmail.com)

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

EXTREMOZ



Projeto Cinema na Praça no Distrito de Araçá foi um sucesso com o filme “Rio”

A comunidade de Araçá recebeu com alegria a 27ª edição do projeto Cinema na Praça, promovido pela Prefeitura de Extremoz e Comissão Pró-Selo Unicef, nesta quinta-feira, 25. Crianças, adolescentes e adultos lotaram o pátio do Jardim Escola Rosa Amélia para assistir a produção nacional "Rio", sucesso de público em todo o Brasil.


Para o morador Valdenor Silva, a atração levou cultura e lazer aos moradores de Araçá. "Gostamos muito do projeto e estamos aguardando novas caravanas como essa, que trazem alegria e lazer de forma gratuita à população", reforçou o morador, que também é cordelista.


O projeto não pára. Na próxima quinta-feira, 1º de novembro, uma nova comunidade do município receberá o projeto. A atividade ocorre todas as quintas-feiras a partir das 18h, com distribuição de pipocas e sucos.



Com informações de Gilmara Costa
Fotos: Max Jordanni

Norte Shopping recebe o 2º Feirão Potiguar Honda



De 27 de outubro a 4 de novembro, a Praça de Eventos do Norte Shopping se transformará em uma enorme vitrine de exposições de motocicletas Honda.

Serão mais de 40 motos expostas, de todos os modelos, inclusive as versões 2013. Porém, o principal atrativo são as promoções, modelos top com preços muito especiais.

João Carlos, gerente da Potiguar Honda acredita na força do evento, “nossa expectativa é muito boa, queremos fazer o público da Zona Norte se interessar e aproveitar as grandes promoções. Esperamos uma venda superior a 200 unidades”, conclui. Apenas na Zona Norte, a Potiguar Honda está presentes em cinco lojas, e o Norte Shopping foi o local escolhido para a exposição pela localização central na região.

Hemonorte comemora Dia do Servidor Público


Os servidores do Hemocentro Dalton Cunha realizam, na próxima segunda-feira (29), às 9h, o  “Abraço Coletivo ao Hemonorte” em comemoração ao dia do Funcionalismo Público, celebrado no domingo (28).

O objetivo  do ato simbólico é chamar a atenção da sociedade para o trabalho realizado pelo Hemonorte, único  serviço de sangue púbico do Estado, além de congregar os servidores nesta data a eles dedicada.

De acordo com Pollyanna Gê, assessora de Recursos Humanos do Hemonorte, “os funcionários são comprometidos e orgulham-se de trabalhar aqui, pois além de  prestar um serviço  de qualidade à população do Estado, o Hemonorte é referência em serviços hemoterápicos e hematológicos”.

CONVITE



Festa de São Benedito

Patrono de São Gonçalo do Amarante

Tema: “Com São Benedito ide e anunciai a nossa fé”

De 25 a 29 de Outubro de 2012

CONVITE

É com alegria e esperança que vamos celebrar a Festa do nosso querido Patrono São Benedito, no período de 25 a 29 de outubro do ano do Senhor.
Convidamos você, sua família e a comunidade para vivenciarmos este momento de fé, esperança e caridade, com a intercessão do nosso Santo Patrono, em comunhão com a igreja e o Santo Padre Bento XVI, somos chamados a viver o ano da fé, através de uma autêntica conversão ao Senhor em Comunidade.
Tema: “Com São Benedito ide e anunciai a nossa fé”
            Cordialmente,
Pe. Valberto Messias da Cruz
Pároco
______________________________________________________________________

PROGRAMAÇÃO - 2012
DIA 25. 10. 2012 (QUINTA-FEIRA)
04:30h – Alvorada (com a Banda Municipal, replicar de sinos e fogos)
05:00h – Caminhada festiva saindo da Matriz,  hasteamento das bandeiras e café comunitário
15:00h  - terço da misericórdia, adoração e bênção do Santíssimo
19:30h – Santa Missa Solene de abertura
Celebrando e cor - celebrando todos os padres filhos da terra
Noiteiros: ECC, Bom Pastor e Escoteiros
21:00h - - Show cultural - França e Marly

DIA 26.10.2012 (SEXTA-FEIRA)
05:00h – Caminhada Penitencial saindo no Novo São Gonçalo a Matriz
15:00h – Terço da Misericórdia, adoração e Benção do Santíssimo
19:30h – Santa Missa
Cel.:  - Pe. Valberto Messias da Cruz
Noiteiros: Catequese, Coroinhas, Batismo, Crisma, e Liturgia
21:00h – Atração Cultural  -  Grupo Pastoril do IACENF e o Côco de Roda

DIA 27.10.2012 (SÁBADO)
06:00h – Ofício de Nossa Senhora
8:00h as 11:00h – Visitas Missionárias
18:00h – Santa Missa com Casamentos Comunitários
Cel.: Pe. Valberto e Diácono Geraldo Paiva
Noiteiros: RCC, Ministério Jovem  e Pastoral Familiar
21:00h – Atração Cultural  - Pastoril Dona Joaquina e Show cultural  com Germano

DIA 28.10.2012 (DOMINGO)
07:00h – Procissão de são Benedito saindo da Matriz de São Gonçalo a Capela do Santa Teresinha
07:300h – Missa na Capela de Santa Teresinha
14:00h as 15:00h – Visitas Missionárias
16:00 – 1ª Corrida de São Benedito
19:30h – Santa Missa
Cel.: Pe. Iranildo Virgilio da Cruz e Pe. Michel, sv.
Noiteiros: Filhas do Amor Divino, Religiosos de São Vicente, Família Leprevociana, Pastoral do Dizimo, Legião de Maria, Terço dos Homens e Pastoral da comunicação.
21:00h – Show cultural  -  Marina e Junior Paiva

DIA 29.10..2012 (SEGUNDA FEIRA) FERIADO MUNICIPAL DE SÃO BENEDITO
05:00h – Alvorada (Banda Municipal, sinos e fogos)
12:00h – pipocaço
19:00h – Santa Missa Solene e Procissão
Cel.: Dom Matias Patrício (Arcebispo Emérito)  
Noiteiros: Todas as comunidades da Paróquia, Escoteiros, Prefeitura Municipal e Câmara Municipal
21:00h - Show musical  -  Será o Benedito

Atrações sócio-cultural

25/10 - França e Marly

26/10 - Grupo Pastoril do IACENF e o Côco de Roda

27/10 - Pastoril Dona Joaquina e  Germano

28/10 - Marina e Junior Paiva

29/10 -  Será o Benedito

SE DESNUDE

FOTO: SIMONE SODRÉ

urgente que se desnude
vida 
nessa vida

me deram papéis.
digo não.
"escritura" não!

partitura,
querem me cadastrar
me limitar 
e já disse
fronteira é pele
e pele são poros
cabem poemas
melodias
paixões
por que papéis?
papel não sangra !

partitura
querem me cadastrar
até nomes deram às cores
nomes que não são nomes de cores

parte minha
partitura

nervos.

Por Simone Sodré

Sesap realiza capacitação sobre nutrição enteral


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Coordenadoria de Operações de Hospitais e Unidades de Referência (COHUR), realizará uma Oficina de Nutrição Enteral Sistema Fechado, na próxima quarta-feira (31), das 9h às 17h30, no auditório da Sesap.

O evento será voltado para nutricionistas, médicos, enfermeiros, bioquímicos, técnicos de enfermagem e profissionais da Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária da Sesap e das Coordenadorias de Vigilância Sanitária dos municípios de Natal e Mossoró. O objetivo é capacitar os participantes para realizar os procedimentos em nutrição enteral sistema fechado, a fim de aprimorar o processo de trabalho, evitando desperdício, minimizando os custos com as dietas e reduzindo o tempo de internação do paciente, por meio da melhoria de seu estado nutricional.

A oficina foi uma iniciativa da COHUR, em busca de um melhor embasamento tecnológico dos profissionais de saúde, após uma análise da necessidade de se implantar um sistema alimentar com maior segurança para o paciente em tratamento especializado.

Candidato chega nos braços do povo no último comício da campanha



Debaixo de chuva, Cidade da Esperança anuncia vitória de Hermano

No último comício dessa campanha, o candidato do PMDB chega carregado pelo eleitor. Hermano é aplaudido pelo povo e aclamado pelas mais de 300 pessoas presentes na Cidade da Esperança. Confiante na vitória, o candidato disse que fez uma campanha limpa, propositiva e que agora está nas mãos do eleitor a decisão por uma Natal melhor. “Vamos colocar essa cidade novamente no trilho do desenvolvimento. O nosso adversário tentou nos derrubar, mas o povo de Natal é inteligente e já mostrou que quer mudança. Nós somos a mudança”.

Há exatos 27 anos, Garbaldi Filho era eleito prefeito de Natal. Essa foi a última vez que o PMDB elegeu um administrador municipal. O ministro da presidenta Dilma, pediu ao povo novamente o voto de confiança. Disse que Hermano será o prefeito de Aluísio Alves, que carrega a competência das administrações do PMDB e que tem um passado limpo, pra orgulhar o natalense. “Hermano é ficha limpa. O outro diz que é, mas tem mais de 100 processos pra responder”, reforça Garibaldi.

Hermano participa do último comício com a sensação de dever cumprido. O natalense desabafou nas ruas a indignação dos anos de abandono e revelou a necessidade de um prefeito que olhasse para a cidade com mais zelo, mais responsabilidade e planejamento. “Carlos Eduardo já teve a oportunidade dele. Agora é a vez de Hermano. Tenho certeza que o povo domingo vai votar com lucidez por uma Natal melhor” , declarou uma eleitora.

Foto: Cláudio Abdon

AGENDA – HERMANO MORAIS


SEXTA,  26 DE OUTUBRO

09h – Reunião com a coordenação da campanha
14h – Reunião com o marketing da Campanha
22h – Debate da Tv Cabugi

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Estudantes assistem ao espetáculo “Titina e a Fada dos Sonhos”



Alunos de escolas públicas de São Gonçalo do Amarante tiveram a oportunidade única de assistir gratuitamente ao espetáculo “Titina e a Fada dos Sonhos”, que foi encenado no teatro municipal na tarde da última terça-feira (23).

O musical é baseado no conto infantil do escritor Junior Dalberto, que lançou da coletânea de cinco livros do projeto, “O Teatro Mágico de Junior Dalberto”. Exemplares foram distribuídos a dezenas de estudantes durante a apresentação.

O espetáculo chegou a São Gonçalo por meio de uma parceria da Prefeitura Municipal que contou com a articulação do diretor do teatro, Gleydson Almeida, junto a COSERN e com incentivos do Governo do Estado, através da Lei Câmara Cascudo.

Trabalho em supermercados visa à orientação de gestores do setor varejista



Orientar os gestores supermercadistas quanto aos requisitos que devem ser atendidos na venda e exposição de produtos, de acordo com as instruções e determinações do órgão regulador. Esse é objetivo de uma ação realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN), órgão delegado Inmetro no Estado, em parceria com a Associação dos Supermercados do RN (Assurn).

Como parte do programa, mais uma visita técnica de cunho educacional foi realizada pelos fiscais do instituto potiguar nesta terça-feira (23) em um supermercado de Natal. Usando como exemplos produtos selecionados dentre do próprio estabelecimento, os metrologistas explicaram o que é certo e o que é errado dentro de uma loja do setor varejista, de acordo com as normatizações do Inmetro. Fiscais das frentes de Instrumentos (balanças), Produtos Pré-Medidos (alimentos, brinquedos, materiais de limpeza e higiene); e Produtos da Qualidade/Têxtil participaram da ação.

“Esse foi o segundo supermercado que recebeu a nossa visita, mas nós pretendemos atender a todos. A intenção é conscientizar e orientar, pois sabemos que os lojistas não burlam a lei de propósito; muitas vezes o fazem apenas por falta da informação”, ressalta o diretor do Ipem-RN, Carlson Gomes.

Karateca potiguar irá disputar o Campeonato Mundial na Itália



O potiguar Rafael Oliveira, 23 anos, atleta e técnico da Seleção Norteriograndense de karatê, se prepara para representar o Brasil, entre os dias 1º e 04 de novembro, no campeonato mundial de karatê, na cidade de Massa Carara, na região de Toscana, na Itália.

Recentemente, a delegação coordenada por Rafael Oliveira disputou o XIII Campeonato Brasileiro de Karate – FBK, no ginásio do SESI Gravatás, em Minas Gerais, onde conquistou cinco medalhas de ouro, seis de pratas e oito de bronze, com 20 atletas. Neste torneio, o karateca Rafael Oliveira manteve-se entre os três primeiros colocados do país.

Diante destes bons resultados alcançados, a seleção norte riograndense aposta em Rafael Oliveira para representar bem o país no mundial, na Itália.

Instituto de Pesos e Medidas do RN verifica balanças em feiras livres de Natal



No último final de semana, fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN) fizeram uma operação de verificação de balanças e pesos em feiras livres da capital potiguar. O objetivo da ação era checar se os instrumentos utilizados pelos comerciantes estavam de acordo com os requisitos estabelecidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

No sábado e domingo foram visitadas as feiras dos bairros Alecrim e Cidade da Esperança. No total, quatro balanças e 12 pesos foram apreendidos. “Os feirantes que estavam utilizando o material irregular foram autuados e responderão a processo administrativo, estando sujeitos até mesmo ao pagamento de multa”, explica o coordenador operacional do Ipem-RN, Vicente Zacarias.

Segundo ele, operações como essas são de rotina e podem acontecer a qualquer momento. “Nosso papel é garantir que o consumidor está de fato levando para casa a quantidade de alimento pela qual está pagando. E o comerciante que trabalha de acordo com as normas também estabelece uma relação de confiança com seu público”, ressalta Vicente.

Novos números da dengue


A Secretaria de Estado da Saúde Pública divulgou um novo boletim com os números atualizados da doença. As informações são referentes à Semana Epidemiológica nº 40, que representa os dados notificados desde o início do ano até o dia 06 de outubro. Neste período foram registrados 31.548 casos suspeitos de dengue, sendo 11.210 casos confirmados até o momento. Em todo o Rio Grande do Norte, 107 municípios apresentam incidência alta da doença.

Os cinco municípios que apresentam as maiores notificações de casos suspeitos são: Natal (12.206 casos suspeitos), Mossoró (2.195), Parnamirim (2.051), João Câmara (818) e Currais Novos (816).

O Programa Estadual de Combate a Dengue, dentro de sua estratégia de prevenção e vigilância epidemiológica, reforça para a população e gestores de saúde alguns cuidados básicos com a dengue: eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti é uma das principais medidas no combate a dengue. Não jogar o lixo em terrenos baldios e evitar recipientes que acumulem água são ações simples e que estão ao alcance da população. Ao se sentir doente é importante não se automedicar e procurar o serviço de saúde mais próximo de casa.

Rodrigo Loureiro festeja aniversário e o sucesso profissional com a 2ª feijoada.com


Um encontro para celebrar a vida, os quatro anos de coluna social no Jornal Gazeta do Oeste e do seu site rodrigoloureiro.com.br e ainda os nove anos de atuação no jornalismo está na agenda dos amigos do colunista Rodrigo Loureiro, que realiza próximo sábado (27), a partir das 12h30, no hotel Pirâmide em Natal, a segunda edição da Feijoada.com.

Com quatro motivos para acontecer de forma bem especial, em tons de alegria e no clima de total descontração, a festa vai rolar ao som do cantor potiguar Iggor Dantas, com o cardápio especialíssimo do Hotel Pirâmide, levando à mesa a tradicional feijoada da Via Costeira.

Um time bem especial vai cuidar da comemoração. O cerimonial será assinado pela equipe da JB Cerimonial. Na recepção, toda a alegria e irreverência da performática Danuza D´Sales. A Arte Floral Design cuidará da ambientação. Para os parabéns, o bolo do cake designer Robinson Câmara, alfajós da Caffech e ainda doces e chocolates de Kyara Bezerra. Na carta de bebidas: água mineral, refrigerante, cerveja geladíssima e caipis.

Para o acesso à festa, pulseiras estão à venda no bistrô Dulce France, localizado na Galeria Vila Colonial, na Afonso Pena – Petrópolis. Mais informações pelo telefone: 8702-6076.

* Foto: Karenine Lago

Edição de Novembro 2012 da Revista DEGUSTE traz a lista das lojas de vinhos de Natal



A próxima edição da Revista Deguste de Gastronomia, que circula a partir 1º de novembro de 2012, em Natal e Mossoró, trará matéria informando quais as lojas de vinhos da cidade onde o consumidor poderá fazer suas compras de presentes para o período natalino de forma segura e otimizando o investimento.

Presentear os amigos, colegas de trabalho ou clientes de sua empresa com uma garrafa de vinho é uma das formas mais elegantes de celebrar a boa vontade entre as pessoas nas festas de final de ano.

Você que tem muitos amigos e vai presenteá-los com garrafas desta bebida há de ficar atento para um detalhe: o mercado está aquecido em quantidade e também em qualidade. As pessoas estão mais seletivas na hora de beber vinho. Cuidado para não dar de presente um vinagre pensando que está dando uma boa bebida. O melhor, para não errar na hora de dar um vinho de presente, é procurar uma loja especializada, que trabalha com vinhos de melhor procedência porque mira mais na qualidade do que na quantidade.

QUANDO ACABA A PACIÊNCIA...


Dizem que  aconteceu em Minas Gerais, em Ubá, cidade onde nasceu o genial Compositor Ary Barroso.
Na cidade  havia um senhor cujo apelido era Cabeçudo. Nascera com uma cabeça grande, dessas  cuja boina dá pra botar dentro, fácil, fácil, uma dúzia de laranjas. Mas fora  isso, era um cara pacato, bonachão e paciente.

Não gostava, é claro, de ser  chamado de Cabeçudo, mas desde os tempos do grupo escolar, tinha um chato que  não perdoava. Onde quer que o encontrasse, lhe dava um  tapa na cabeça e perguntava:

- Tudo bom, Cabeçudo?

O  Cabeçudo, já com seus quarenta e poucos anos, e o cara sempre zombando dele. Um dia,  depois do milésimo tapão na sua cabeça, o Cabeçudo  meteu a faca no zombeteiro e matou-o na  hora. A  família da vítima era rica; a do Cabeçudo, pobre. Não  houve jeito de encontrar um advogado para defendê-lo, pois o crime tinha muitas testemunhas.

Depois de apelarem para advogados de Minas e do Rio, sem sucesso algum, resolveram procurar um tal de 'Zé Caneado', advogado que há muito tempo deixara a profissão, pois, como o  próprio apelido indicava, vivia de porre. Pois  não é que o 'Zé Caneado' aceitou o caso?

Passou a semana anterior ao julgamento sem botar uma gota de cachaça na boca! Na hora  de defender o Cabeçudo, ele começou a sua peroração  assim:

- Meritíssimo juiz, honrado promotor, dignos membros do  júri.

Quando  todo mundo pensou que ele ia continuar a defesa, ele  repetiu:

- Meritíssimo juiz, honrado promotor, dignos membros do  júri.

Repetiu  a frase mais uma vez e foi advertido pelo  juiz:

- Peço  ao advogado que, por favor, inicie a  defesa.

Zé  Caneado, porém, fingiu que não ouviu  e disse:

-  Meritíssimo juiz, honrado promotor, dignos membros do  júri.

E o  promotor:

- A  defesa está tentando ridicularizar esta corte!

O  juiz:

-  Advirto ao advogado de defesa que se não apresentar imediatamente os seus  argumentos...

Foi  cortado por Zé Caneado, que repetiu:

-  Meritíssimo juiz, honrado promotor, dignos membros do  júri.

O juiz  não aguentou:

- Seu  moleque safado, seu bêbado irresponsável, está pensando que a justiça é motivo  de zombaria? Ponha-se daqui para fora antes que eu  mande prendê-lo.

Foi  então que o Zé Caneado disse:

-Senhoras e Senhores jurados, esta Côrte chegou ao ponto em que eu queria chegar... Vejam que, se apenas por repetir algumas vezes que o Juiz é meritíssimo, que o Promotor é  honrado e que os Membros do Júri são dignos, todos perderam a paciência, consideram-se ofendidos e me ameaçam de prisão...

Pensem então na situação deste pobre homem, que durante quarenta anos, todos os dias da sua vida, após levar um tapão na cabeça, foi chamado de Cabeçudo!... Sempre pela mesma pessoa...

Cabeçudo foi absolvido e o Zé voltou a tomar suas cachaças  em paz.

(Autor desconhecido / circula na Internet)

Governadora consegue antecipar ações de enfrentamento da calamidade na saúde



Em reunião técnica nesta quarta-feira (24) no Ministério da Saúde, em Brasília, a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, conseguiu antecipar ações de um plano para o enfretamento de calamidade pública na saúde do estado. Acompanhada do secretário estadual de Saúde, Isaú Gerino Vilella, e da secretária municipal de Natal de Saúde, Maria Joilca Moreira, a chefe do executivo potiguar fez um balanço das medidas já tomadas pelo governo para melhorar o atendimento de urgência e emergência no estado.

Dando enfoque à região metropolitana de Natal, Rosalba aproveitou o encontro para reafirmar seu compromisso em lutar para zerar as filas de cirurgia ortopédica, agilizar a construção do novo hospital de traumas da Região Metropolitana de Natal, manter em dia o abastecimento das necessidades básicas dos hospitais da rede pública estadual e colaborar na transformação dos hospitais regionais em centros de referência, em cidades como Pau dos Ferros, Caicó e Assu. “Não vamos desistir de colocar dentro da normalidade o atendimento de urgência e emergência do nosso estado. Convocaremos sempre que necessário o ministério da Saúde para nos ajudar a solucionar esses problemas”, desabafou.

Durante a reunião, o coordenador geral de Urgência e Emergência do RN, Luiz Roberto Fonseca, destacou a antecipação das cotas em relação ao custeio das UPAs na RMN. “Avançamos na UPA de Parnamirm, Extremoz e Macaíba. São unidades que já estão na fase de medições, restando uma última parcela para liberação dos recursos. Quando então elas entrarão em funcionamento, ampliando para mais de 600 pacientes atendidos por dia”, ressaltou.

Ministro Garibaldi Filho reforça campanha de Hermano Morais na reta final



Para poder participar mais ativamente da reta final da campanha de Hermano Morais (PMDB), candidato a prefeito de Natal, o ministro Garibaldi Filho informou que obteve do Palácio do Planalto a dispensa do cargo por 48 horas (quinta e sexta-feira). Diante disso, ele aproveitou a quarta-feira para retornar à Natal, onde participou - no final da tarde -  da #Caravana15, uma carreata que cortou diversos bairros da Zona Norte, começando pelo Conjunto Potengi, passando por Soledade II e finalizando no Santa Catarina.

Ao final da mobilização, o ministro Garibaldi Filho fez um pedido à população. "Escolham por mim o futuro prefeito de Natal. Escolham Hermano Morais. Vamos votar num prefeito Ficha Limpa". No ocasião, presentes os deputados federal e estadual, Henrique Eduardo Alves e Walter Alves, além de vereadores eleitos, como Felipe Alves e Rafael Motta.

Depois da carreata, Garibaldi participou ainda de duas reuniãos com lideranças comunitárias e moradores dos bairros das Rocas, Brasília Teimosa, Praia do Meio e Mãe Luiza. Durante as duas oportunidades, o ministro Garibaldi Filho solicitou o apoio de todos em nome de Hermano Morais. "Eu já fui prefeito de Natal, mas Hermano Morais, tenho certeza que vai ser o melhor Prefeito dessa cidade. Fui prefeito quando Aluísio Alves era ministro. Hermano vai viver algo semelhante. Ter o apoio de um ministro fez uma grande diferença na época. E hoje ele conta com o apoio de cinco ministros. Se vocês querem um prefeito que vai ter as portas abertas em Brasília, esse prefeito se chama Hermano Morais", finalizou Garibaldi.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

TURISMO

PREFEITO KLAUSS RÊGO

Prefeitura de Extremoz inicia obras de urbanização de Jenipabu na segunda, 29

O prefeito de Extremoz, Klauss Rêgo, informou que as obras de urbanização da Praia de Jenipabu serão iniciadas na próxima segunda-feira, 29. “Durante alguns anos ficamos impossibilitado por contestações na Justiça - após as desapropriações -, para urbanizar o mais importante balneário do Rio Grande do Norte”, lembrou o prefeito. “Mas, com ganho de causa concedido em setembro, retomamos o processo de urbanização do maior cartão postal do RN, que recebe 80% dos dois milhões de turistas que visitam o estado todos os anos”, ressaltou.

TÉCNICOS, SECRETÁRIOS E REPRESENTANTES DA COMUNIDADE DE JENIPABU
 Na manhã desta quarta-feira, 24, todos os detalhes do projeto foram discutidos com representantes dos vários segmentos da comunidade de Jenipabu, entre eles os bugueiros, donos de barracas, artesãos e moradores, que puderam opinar e dar sugestões para a melhoria e adequação da região a ser urbanizada.

Os técnicos das secretarias de Infraestrutura, Meio Ambiente e Turismo mostraram todas as fases do projeto, inclusive com relação à questão da proteção do meio ambiente. “Não haverá nenhum tipo de agressão ao meio ambiente”, disse o secretário de Meio Ambiente, Fábio Góis. “Construiremos, inclusive, uma estação compacta para tratamento dos resíduos para atender aos banheiros dos quiosques que serão construídos e, futuramente, com a conclusão do saneamento os efluentes serão interligados a rede de esgotos”, completou.

Democrático

Para o prefeito Klauss Rêgo o projeto se tornou emblemático porque o poder executivo preocupou-se em promover um acompanhamento democrático de toda a comunidade daquela praia. “A situação atual de Jenipabu é caótica e precisamos organizar aquele importante destino turístico. Por isso, o projeto, para ser bom, não poderia ser autoritário e precisava ser detalhado e explicado pelos técnicos da Prefeitura de Extremoz”, enfatizou o prefeito.

O projeto tem o toque da simplicidade e foi concebido pelos melhores arquitetos e engenheiros da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). E, entre outros detalhes importantes, resgata a paisagem da praia. Conta com um centro de artesanato, formado por 14 boxes, praça, 14 quiosques – que irão substituir as atuais barracas, cinco banheiros, amplo estacionamento e urbanização. A praça ficará defronte a igreja católica e contará com bancos e iluminação.

Os recursos para a urbanização de Jenipabu foram conseguidos por meio de convênio com o Governo Federal, via Ministério do Turismo em 2009, no primeiro ano do governo do prefeito Klauss Rêgo. Somente agora poderão ser utilizados, depois que a prefeitura ganhou a ação movida por ex-proprietários inconformados com a desapropriação. Todas as licenças ambientais foram concedidas, inclusive o alvará da construção, que será realizada pela Construtora Crisal.

Sinalização turística

Após a conclusão das obras a Prefeitura de Extremoz irá promover a fixação de sinalização turística. Sobre a rota dos bugueiros e Box de informações, ficou decidido que a associação da classe receberia um espaço no Centro de Artesanato, que pelo projeto fica estrategicamente voltado para a rota de chegada dos turistas. O sistema de fila única para os 150 bugues que atuam em Jenipabu será mantido. O tráfego de bugues continuará de forma normal, como já vem ocorrendo há muitos anos, mas com um visual ainda melhor para o turista.

A Secretaria de Turismo irá promover um recadastramento dos comerciantes e artesãos para uso dos quiosques e boxes do centro de artesanato. As sugestões da comunidade sobre estas questões foram acatadas e outras passarão por estudos.

No final da reunião, em clima de confraternização e aplausos, ficou combinado que nesta sexta-feira, 26, às 16h, os técnicos da prefeitura iriam anunciar em Jenipabu o início das obras. O secretário de Turismo, Fernando Bezerril, anunciou que a secretaria iria ter um ponto de funcionamento em Jenipabu, em prédio da Prefeitura de Extremoz, até para atender um pedido geral da comunidade com relação à fiscalização constante dos equipamentos turísticos.

União

No final da reunião, coroando o clima de confraternização e trabalho em conjunto pelo turismo de Jenipabu, os representantes da comunidade resolveram coroar o a forma democrática implantada pelo prefeito Klauss Rêgo, em ouvir todos os envolvidos, criando o slogan comemorativo “Todos unidos por uma nova Jenipabu”. (LS).

Extremoz



"Rio" será a atração do projeto "Cinema na Praça", nesta quinta, 25, em Araçá

A Prefeitura de Extremoz, em parceria com a comissão Pró-Selo Unicef, realizará nesta quinta-feira, 25, a 27ª edição do projeto "Cinema na Praça", no Distrito de Araçá, Zona Rural do município. A sessão começa às 18h30 nas proximidades do Jardim Escola Rosa Amélia, com distribuição de pipocas e sucos.

A comissão está percorrendo todas as comunidades do município para levar o projeto às crianças e adolescentes. O filme nacional que está sendo transmitido atualmente é "Rio".

O filme

Blu é uma arara azul que nasceu no Rio de Janeiro. Capturada na floresta, foi parar na fria Minnesota, nos Estados Unidos. Lá é criada por Linda, com quem tem um forte laço afetivo. Um dia, Túlio entra na vida de ambos. Ornitólogo, ele diz que Blu é o último macho da espécie e deseja que ele acasale com a única fêmea viva, que está no Rio de Janeiro.

Linda e Blu partem para a cidade maravilhosa, onde conhecem Jade. Só que ela é um espírito livre e detesta ficar engaiolada, batendo de frente com Blu, logo que o conhece.

Quando o casal é capturado por uma quadrilha de venda de aves raras, eles ficam presos por uma corrente na pata. É quando precisam unir forças para escapar do cativeiro

Com reportagem de Gilmara Costa
Foto: Internet

Sexta da Música + Happy Hour


Nesta sexta-feira (26 a partir das 22h, a Sexta da Música do Clube de Engenharia trará de volta o cantor e compositor natalense, considerado o Rei de Portugal, Jorge Luiz. Seu repertório estará repleto de músicas românticas, baladas, fados portugueses, um pouco de forró, sambas, além do melhor da MPB.

Também não se esqueça que, como sempre, a partir das 13h teremos o badalado Happy Hour, capitaneado pelos músicos do GMP Trio, Bosco e Nenê, no violão e percussão, respectivamente, além de desembargador Silvio Caldas ao piano e Wellington Leiros com suas inseparáveis Gaitas.